06/07/2023 às 11h39min - Atualizada em 06/07/2023 às 11h39min

Como calcular o IMC de uma gestante

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

O índice de massa corporal (IMC) é uma medida que indica se uma pessoa está com o peso adequado para a sua altura. O IMC é calculado dividindo o peso (em quilogramas) pela altura ao quadrado (em metros). Por exemplo, se uma pessoa pesa 60 kg e mede 1,65 m, o seu IMC é 60 / (1,65 x 1,65) = 22,03.

 

É usado para avaliar o risco de desenvolver doenças relacionadas ao excesso ou à falta de peso, como diabetes, hipertensão, colesterol alto, obesidade, desnutrição, entre outras. No entanto, o IMC não leva em conta a composição corporal, ou seja, a quantidade de músculo, gordura e água no organismo. Por isso, ele pode não ser muito preciso para algumas pessoas, como atletas, idosos e gestantes.

IMC das gestantes

No caso das gestantes, o IMC é um indicador importante para acompanhar o ganho de peso durante a gravidez e prevenir complicações para a mãe e para o bebê. No entanto, o IMC não deve ser calculado da mesma forma que para as mulheres não grávidas.

 

Isso porque o peso da gestante inclui o peso do feto, da placenta, do líquido amniótico e do aumento do volume sanguíneo e do tecido mamário. Além disso, o ganho de peso na gravidez varia de acordo com o trimestre gestacional e com o peso prévio da mulher.

 

Por isso, existem tabelas específicas para calcular o IMC de uma gestante e determinar a faixa de peso ideal para cada fase da gravidez. Essas tabelas levam em conta o IMC antes da concepção e a semana gestacional atual. Por exemplo, se uma mulher tinha um IMC de 22 antes de engravidar e está na 20ª semana de gestação, o seu IMC ideal é entre 22,7 e 26,4.

 

O IMC antes da gravidez pode ser usado como referência para estimar o ganho de peso adequado durante a gestação. De acordo com o Instituto de Medicina dos Estados Unidos (IOM), as recomendações são as seguintes:

 

IMC antes da gravidez 

Classificação do IMC

Ganho de peso total recomendado (gestação única)

Ganho de peso total recomendado (gravidez de gêmeos)

< 18,5 kg/m2

Baixo peso

De 12,5 a 18 Kg

-

18,5 a 24,9 kg/m2

Peso adequado

De 11,5 a 16 Kg

De 17 a 25 Kg

25 a 29,9 kg/m2

Sobrepeso

De 7 a 11,5 Kg

De 14 a 23 Kg

> 30 kg/m2

Obesidade

De 5 a 9 Kg

De 11 a 19 Kg

 

Essas recomendações não são válidas para gestações múltiplas de mais de dois bebês. Nesses casos, é preciso consultar o obstetra para verificar o peso ideal.

Como calcular o IMC da gestante

Para facilitar o cálculo do IMC de uma gestante, existem ferramentas online que fazem a estimativa automaticamente. Uma delas é a imc calculadora, que permite inserir os dados da mulher e obter o resultado em segundos. Também mostra a faixa de peso ideal para cada semana de gestação e oferece dicas de alimentação e exercícios para manter uma gravidez saudável.

 

O cálculo do IMC de uma gestante é uma forma simples e prática de monitorar o ganho de peso na gravidez e evitar problemas como diabetes gestacional, pré-eclâmpsia, parto prematuro, baixo peso do bebê ou macrossomia fetal.

 

No entanto, ele não substitui a avaliação médica e nutricional periódica, que leva em conta outros fatores individuais e clínicos da mulher. Por isso, é importante consultar regularmente o obstetra e o nutricionista durante a gravidez e seguir as suas orientações.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp