19/09/2012 às 12h29min - Atualizada em 19/09/2012 às 12h29min

Ecofit promove Operação Papa Lâmpadas

Equipe coletará e dará destino correto a lâmpadas fluorescentes queimadas e material eletrônico sem uso, como celulares, pilhas, baterias e carregadores

Agora Comunicação

No Brasil, são consumidas cerca de 100 milhões de lâmpadas fluorescentes por ano. Desse total, 94% são descartadas em aterros sanitários, sem nenhum tipo de tratamento, contaminando o solo e a água, além de, se rompidas, liberarem vapor de mercúrio, que será aspirado por quem as manuseia.

Como na Ecofit Club nenhum problema ambiental é deixado de lado, será realizada, no dia 22 de setembro, das 9h30 às 14h, a Operação Papa Lâmpada. Em parceria com a Sir Company e com a Naturalis Brasil, serão coletadas lâmpadas queimadas e material eletrônico sem uso, como celulares, pilhas, baterias e carregadores, para os quais será dado destino correto. Qualquer um pode participar do descarte, com o limite de 50 lâmpadas por pessoa.

A campanha é mais uma iniciativa que segue a filosofia da Ecofit Club, a primeira academia ecológica do Brasil.

O espaço foi construído com materiais reciclados. Toda a madeira usada é de demolição ou tem origem comprovada em áreas de reflorestamento. Seus 8,2 mil m² de área, divididos em oito andares, foram projetados com mais vidro do que paredes de concreto. O resultado é economia de energia e um ambiente naturalmente iluminado.

A água de chuva e do gotejamento do ar condicionado é canalizada para um reservatório e utilizada na limpeza, na irrigação de plantas e na descarga dos vasos.  A piscina, por ser tratada com ozônio, gera uma economia de mais de uma tonelada de cloro. Além disso, parte de seu aquecimento é feito pela captação de energia solar.

Há, ainda, coleta seletiva de lixo, incluindo o cuidado com o óleo de cozinha e campanhas para o recolhimento de isopor, baterias, lâmpadas e lixo eletrônico. E os alimentos descartados pelo restaurante e refeitório têm destino certo: a composteira e o minhocário.

Por fim, os clientes que preferem deixar o carro em casa contam com bicicletário no local e muitas campanhas sobre sustentabilidade são organizadas para os alunos.

Juntando todas as economias previstas no projeto, o custo operacional fixo é 4% menor do que numa academia convencional. Com gastos sob controle, a Ecofit consegue cobrar mensalidades abaixo da média do setor.

Além da preocupação com o meio ambiente, a qualidade do serviço não foi deixada de lado. Muito pelo contrário. A Ecofit Club oferece mais de 60 atividades diferentes, com programas voltados a diferentes perfis – adultos, crianças, adolescentes e terceira idade. “A Ecofit conquistou rapidamente muitos admiradores, que se identificam com a proposta, a missão e os valores da academia e hoje possui aproximadamente 2,7 mil alunos matriculados, dos quais 600 são crianças”, completa Antonio Gandra.

Serviço
Operação Papa Lâmpadas

Quando: 22 de setembro, das 9h30 às 14h

Onde: Ecofit (Rua Cerro Corá, 580 – Alto de Pinheiros)

Sobre a Ecofit

Em um espaço de 8,2 mil m², na zona Oeste de São Paulo, a Ecofit Club surgiu com o objetivo de proporcionar bem estar e qualidade de vida aos seus alunos. A proposta da Ecofit é criar um ambiente sustentável, diretamente ligado à melhoria da vida das pessoas por meio da atividade física.

Desde 2005, quando foi inaugurada, a Ecofit Club tornou-se referência e conquistou o respeito no segmento. Com princípios e valores levados a sério, aliados às mais modernas práticas de exercícios físicos, esses anos de sucesso devem-se também ao empenho da equipe em manter seus diferenciais sempre em destaque.

Praticar e promover a sustentabilidade, por exemplo, são características da Ecofit. A academia foi construída com materiais reciclados, com amplas janelas de vidro que aproveitam a iluminação natural, gerando economia de energia, sistema de aproveitamento da água da chuva, coleta seletiva de lixo e composteira.

A Ecofit Club é um verdadeiro oásis urbano, que consiste em um ambiente verde, naturalmente iluminado e alegre, próprio para exercitar e relaxar corpo e mente, longe da agitação e das pressões.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »