17/01/2023 às 11h19min - Atualizada em 18/01/2023 às 00h04min

Cuidados com as crianças no verão!

Campanha Janeiro Bronze

SALA DA NOTÍCIA Vérité Comunicacao
SPSP
SPSP
Cuidados com as crianças no verão
 
Cuidados com as crianças no verão é o tema da campanha Janeiro Bronze, promovida pelo Departamento de Dermatologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), que busca alertar a comunidade médica e a população em geral sobre a importância da prevenção dos efeitos da exposição solarCom as férias escolares, esse é o período de diversão das crianças, seja em casa, na praia, no clube ou no parque, mas é preciso ter muita atenção com os pequenos durante a estação mais quente do ano.

Conforme explica Selma M. F. Hélène, presidente do Departamento de Dermatologia da SPSP e coordenadora da Campanha Janeiro Bronze, a pele da criança é diferente da do adulto, é uma pele desprotegida, portanto mais suscetível a fenômenos irritativos e quadros alérgicos, daí a necessidade de cuidados mais intensos com a pele dos pequenos durante todo o verão. “Através da campanha Janeiro Bronze, ressaltamos a prevenção do câncer de pele e dos danos solares na infância e adolescência. Isso é de fundamental importância, uma vez que a exposição da pele ao sol tem efeito cumulativo; a radiação à qual as crianças são expostas nos primeiros dias de vida ficará permanentemente na pele”, alerta a médica.

Segundo Claudio Barsanti, coordenador das Campanhas da SPSPdurante o verão, especialmente no momento das férias escolares, a exposição solar aumenta exponencialmente e, com isso, é preciso estar atento aos riscos relacionados a essa exposição. “Entre os cuidados, principalmente com as crianças menores, devemos aumentar a oferta de líquidos, para evitar sua desidratação, e sempre lembrar do uso dos protetores solares, essenciais para barrar os malefícios dos raios ultravioleta e que devem ser utilizados em todo o corpo, mesmo quando as crianças estiverem vestidas, uma vez que essa é uma forma de prevenção não só de queimaduras, mas até mesmo de futuras lesões de pele”, afirma o pediatra.

Para Selma, é muito importante cuidar para que crianças e adolescentes fiquem protegidos tanto em relação aos efeitos imediatos da exposição solar – queimaduras, brotoejas, infecções de pele e dermatoses, por exemplo – como também dos efeitos silenciosos do sol a médio e longo prazo. “Como lesões pigmentadas (pintas), que podem apresentar um curso benigno ou não ao longo da vida”, conclui a dermatologista pediátrica.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp