17/01/2023 às 17h13min - Atualizada em 18/01/2023 às 00h04min

Dor nas pernas, sensação de peso e inchaço: o que fazer para evitar esses sintomas desconfortáveis causados pelas altas temperaturas?

O médico vascular Dr. Gustavo Marcatto dá dicas para manter a saúde do sistema circulatório durante o Verão

SALA DA NOTÍCIA Dr. Gustavo Marcatto
Divulgação
Amada por muitos, mas odiada por outros tantos, fato é que a estação mais quente do ano está aí. E, como sabemos, o Verão em países tropicais como o Brasil não é mole, na maioria das regiões os termômetros disparam, e temperaturas acima dos 30 graus são bastante comuns por aqui, e em alguns locais chegam até a ultrapassar os 40 graus!

Já está com calor só de pensar? Pois se o verão traz alegria, sol, praia, piscina e muita curtição, para muitas pessoas é um período de sofrimento e constantes mal-estares. Isso por conta dos sintomas como cansaço excessivo e inchaço no corpo, em especial nas pernas e nas mãos. Quem nunca percebeu que durante os dias mais quentes os anéis ficam apertados ou aquele sapato incomoda mais?

De acordo com o médico vascular, Dr. Gustavo Marcatto, de São José do Rio Preto (SP), o excesso de calor é um inimigo bastante perigoso para a circulação sanguínea. Estudos da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, realizados em anos anteriores, mostraram que as doenças vasculares aumentam, em média, 30% durante o Verão. 

“Nesta época do ano há um aumento considerável nos problemas vasculares. Os pacientes chegam ao consultório se queixando de cansaço, inchaço e peso nas pernas. Isso acontece porque há uma dilatação maior das veias e vasos sanguíneos, para regular a temperatura do organismo, e há uma sobrecarga no sistema circulatório. O sangue se acumula, principalmente nas extremidades do corpo, e a circulação torna-se mais lenta, levando, consequentemente, ao inchaço de pernas, pés e mãos”, explica o médico.

Cuidados para um Verão saudável
Mas o que fazer para que esses sintomas não aconteçam ou tornem-se mais suaves para um Verão numa boa e sem incômodos?  De acordo com o Dr. Gustavo, o mais importante é sempre a hidratação, que nos dias quentes torna-se ainda mais essencial. “É essencial que as pessoas tenham em mente: a ingestão de líquidos deve ser redobrada com as altas temperaturas! A falta de hidratação é um dos fatores que mais prejudica o sistema circulatório”, pontua o médico.

Outra dica é se movimentar mais para estimular a circulação e evitar passar longos períodos na mesma posição. “Praticar pelo menos uma caminhada leve, em horários em que as temperaturas estejam mais baixas, é sempre recomendado. Exercícios de força, como a musculação, de forma regular e com a orientação de profissionais, também ajudam a diminuir o inchaço das pernas”, aconselha o especialista em saúde vascular que ainda acrescenta: elevar as pernas, principalmente ao final do dia, também ajuda a aliviar o cansaço e o inchaço nas pernas.

Outro ponto a se levar em consideração é que o sal em excesso nunca é uma boa pedida para a saúde, e no Verão menos ainda, pois causa mais retenção de líquidos e, consequentemente, o inchaço.

 E mesmo com as dicas e cuidados do Dr. Gustavo os inchaços e sensação de cansaço nos membros superiores e inferiores não cederem, o ideal é procurar a ajuda de um médico vascular para orientar sobre o melhor tratamento. “É muito bom ressaltar que a dilatação das veias e vasos pode levar a quadros graves de varizes e até tromboses. Por isso, é muito importante buscar ajuda médica caso o inchaço e a sensação de peso nas pernas persistam”, alerta o especialista.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp