17/01/2023 às 10h31min - Atualizada em 18/01/2023 às 00h04min

Um minuto de silêncio

Ação de conscientização sobre o consumo de carne ganhou às ruas do Rio de Janeiro e Belo Horizonte neste final de semana.

SALA DA NOTÍCIA Valle da Mídia
Nos dias 14 e 15 de janeiro, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e a Mercy For Animals (MFA), fizeram uma ação conjunta em semáforos das cidades do Rio de Janeiro e Belo Horizonte para promover a reflexão sobre o consumo de produtos de origem animal e despertar consciência sobre a terrível realidade nas fazendas industriais que é desconhecida pela maior parte da sociedade.

A ação foi idealizada pelo grupo da SVB de Curitiba e já foi repercutida em diversas cidades brasileiras como Curitiba, São Paulo e Cuiabá. Pessoas voluntárias levantaram faixas com a mensagem “Se você ama e respeita os animais, buzine” com imagens de animais de companhia - cão e gato. Em seguida, a mesma faixa virada revelava a frase “Um minuto de silêncio para os animais que não são respeitados”, neste com imagens de animais explorados para consumo fazendo alusão a bois, vacas, galinhas, e peixes. Foram distribuídos panfletos ensinando a montar um prato vegano (sem alimentos de origem animal) e com QR code para as pessoas aderisem ao ‘’Desafio 21 dias Sem Carne’’ da MFA, as pessoas receberam dicas, receitas e informações nutricionais. Este desafio quer mostrar que não só é possível como também é fácil e pode ser muito mais saudável adotar uma dieta sem carne e outros produtos de origem vegetal. A iniciativa fez parte de uma série de atividades promovidas pelas entidades.

"Surpreender as pessoas com momentos e emoções tão opostas para provocar a reflexão e estimular a mudança é uma ótima forma de ativismo pelos animais que não são considerados, diferentemente de cães a gatos", explica Patricia Marin, Coordenadora Nacional de Grupos da SVB.

"Foi possível ver as pessoas olhando umas para as outras dentro dos carros e mesmo quem passava pela calçada foi, de alguma forma, impactada com nossa mensagem. Era a reação que queríamos, afinal, a grande maioria das pessoas se importa com os animais", complementou Diogo Fernandes, Gerente de Voluntariado da MFA.

A ação da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) em parceria com a Mercy For Animals (MFA) tem o objetivo de chamar a atenção e fazer as pessoas refletirem sobre o que ocorre antes da carne chegar aos seus pratos, bem como convidá-las a experimentarem uma alimentação vegana e fazerem escolhas que salvem a vida dos animais.

Sobre a SVB - Fundada em 2003, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é uma organização sem fins lucrativos que promove a alimentação vegana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa. Por meio de campanhas, programas, convênios, eventos, pesquisa e ativismo, a SVB realiza a conscientização sobre os benefícios do vegetarianismo e trabalha para aumentar o acesso da população a produtos e serviços veganos. Para mais informações, acesse www.svb.org.br ou os perfis no Instagram, Facebook e YouTube.

Sobre a MFA - É uma das principais organizações sem fins lucrativos do mundo dedicada ao fim da exploração animal em fazendas industriais e na indústria da pesca. Fundada há 23 anos nos Estados Unidos e presente no Brasil desde 2015, a MFA atua em outros países da América Latina, no Canadá, na Índia e está expandindo operações no leste e sudeste asiático, para construir um sistema alimentar mais justo e sustentável. Para mais informações sobre a organização, acesse www.mercyforanimals.org.br.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp