11/01/2023 às 19h20min - Atualizada em 12/01/2023 às 00h09min

Após 10 meses de hiato, o Spotniks voltará a publicar conteúdos originais em seu prestigiado canal de YouTube

Desde 2014 a organização se notabilizou como um dos principais veículos de informação independente do país

SALA DA NOTÍCIA Com assessoria
Desde 2014, a organização se notabilizou como um dos principais veículos de informação independente do país, inicialmente na mídia escrita e desde 2019 como produtora de vídeos. O canal no YouTube conta com quase 2 milhões de inscritos e 130 milhões de visualizações desde então.

O retorno, que ocorre essa semana, possui diversas novidades, incluindo uma nova sociedade com a Dromedário, agência e produtora de conteúdo. 

“Teremos uma infraestrutura que desde nossa fundação, em 2014, sempre sonhamos: tecnologia, estrutura física com diversos estúdios em São Paulo e acesso a mercados para parcerias comerciais com grandes empresas que possibilitarão nosso crescimento e também construção de uma plataforma distribuída em diversos canais diferentes”. Foi assim que Daniela Guaraná resumiu a parceria e o novo momento do Spotniks.

Ela conta que poderão se dedicar à criação de conteúdo original e exclusivo, enquanto a Dromedário, produtora de vídeos, será responsável pela parte de infraestrutura, suporte à produção e comercial. “Encontramos um parceiro estratégico, com uma conexão muito forte entre as partes. Estamos analisando cuidadosamente caminhos de crescimento para construir o futuro do Spotniks”, explica Daniela.

O Spotniks se notabilizou como o principal canal independente com editorial alinhado aos princípios do liberalismo econômico, da democracia e da liberdade individual. No período de mídia escrita, o site da organização recebia cerca de 4 milhões de visualizações.

“Infelizmente, éramos vítimas do próprio sucesso, pois era muito frequente a queda dos servidores diante de tanta audiência e não tínhamos estrutura para suportar esse volume na época. Isso hoje não será problema”, relembra Daniela.

O veículo independente organizou produções com grandes nomes do debate público brasileiro com temas relacionados à reformas econômicas e estruturais, como Previdência e Macroeconomia, Educação Básica, Economia, Criptoativos, Combate à Corrupção, Mulheres e o mercado de trabalho, Política, Mercado financeiro, Jornalismo e como lidar com fake news e Empreendedorismo.

Nomes como o ex-presidente do Banco Central, Pérsio Arida, e o doutor em Economia Política Diogo Costa, o presidente do Insper Marcos Lisboa, o ex-diretor do Banco Central Alexandre Schwartsman, entre outros grandes nomes, foram alguns dos mais notáveis participantes de conteúdos produzidos pelo veículo.

Entre as séries de sucesso do Spotniks no YouTube estão a Mude Minha Opinião, Especial União Soviética, Essa é a Minha História e Conexão Faria Lima, que tratam tanto de temas históricos quanto pertinentes ao debate público contemporâneo. Assim, o editorial do Spotniks nesta fase se concentrará em pautas de economia, política, comportamento e sociedade, mas em formato diferente do já encontrado no debate público brasileiro.

O retorno do canal no YouTube será nesta terça-feira (10), com a série “Preconceito”, que traz um experimento social em que são colocados para dialogar dois convidados com pensamentos e estilos de vida opostos. Data Business teve acesso ao primeiro episódio, que será entre um caçador de animais e a sócia de um dos principais restaurantes veganos de São Paulo.

Inicialmente serão três vídeos por semana, sempre entre terça-feira e quinta-feira. E a frequência deve aumentar gradativamente ao longo do semestre e entre os planos está o retorno da mídia escrita com um site reformulado.
Spotniks terá também uma série sobre curiosidades diversas e outra sobre Economia do Crime, que investigará o impacto que as modalidades de crimes geram na economia e na sociedade. Também haverá cobertura de temas da atualidade e do dia a dia.

“Somos uma plataforma que dialoga com pessoas mais novas, 80% de nosso público tem entre 18 e 35 anos. Então temos um compromisso social forte em tratar de temas que até podem gerar polêmica, mas sempre tratamos com respeito jornalístico, de uma maneira leve e muito informativa, com linguagem um pouco mais lúdica, mas nunca subestimando o poder da informação”, conclui Daniela.

Programação da Semana #1:
10/01 (terça)
Preconceito - Episódio: Colocamos uma Vegana e um Caçador para conversar (sem que eles soubessem)
11/01 (quarta)
A Curiosa História do Palavrão
12/01 (quinta)
E se o Exército tentar um golpe contra o Lula?

Spotniks https://www.youtube.com/@spotniks/featured
Criada em 2014, Spotniks é uma empresa de produção audiovisual, com o objetivo de navegar na contramão das redes, mudar o fluxo da correnteza das ideias, promover o diálogo entre tribos, enxergar o mundo de uma forma não convencional.

Números de 2018 a 2022:
Média de 973 mil views por vídeo
Duração média de visualização: 7:33
42% do público de 18 a 24 anos
30% do público de 25 a 34 anos
1,7 milhões de inscritos no Youtube

Números do mês de abril 2021 (exemplo)
espectadores únicos: 2,3 milhões
Total de horas vistas: 825,5 mil
Total de visualizações: 5.786.771

Dromedário: @dromedario.etc
Agência de produção e conteúdo, criada em 2015 com foco em produtos criativos e com humor. Além do agenciamento de talentos, a Dromedário atua desde a criação até a execução dos projetos como campanhas publicitárias, produção teatral, shows de humor, formatos para live de empresas, canais, sites, redes sociais, etc. 
Alguns clientes: Reserva, Samsung, Blaze, Elma Chips, Molico, Microsoft, Janssen, Nissan entre outros.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp