11/01/2023 às 13h31min - Atualizada em 11/01/2023 às 20h04min

Os 3 tipos mais comuns de mosquitos

Insetos tem características únicas e transmitem diversas doenças

SALA DA NOTÍCIA Textual Comunicação
Pixabay.
Com a chegada do verão, além de altas temperaturas e períodos chuvosos, a proliferação de mosquitos se intensifica. Os insetos são conhecidos por zumbidos e picadas, mas quais características os diferem? A Rentokil, multinacional líder no controle de pragas, listou os três tipos mais comuns de serem encontrados e quais doenças cada um pode transmitir.

Pernilongo Culex, ou popularmente conhecido como pernilongo, tem como principal característica suas longas pernas. Com atividade noturna, sua coloração é parda com dorso pardo-escuro. A temperatura ideal para o pernilongo é de 22°C a 30°C e sua reprodução se dá em água para e poluída, com matéria orgânica em decomposição, além de moitas e arbustos. Suas larvas são encontradas em esgotos, valões ou criadouros parecidos. O pernilongo é capaz de transmitir febre de oropouche e elefantíase.

Fonte: Pixabay.

Aedes aegypti – O mosquito da dengue tem atividade diurna, e a temperatura ideal para ele é de 26°C a 28°C.  Diferente do pernilongo, tem preferência por água limpa, mas não necessariamente potável, para depositar suas larvas. Seus criadouros podem ser encontrados em tonéis de água, garrafas, pneus e recipientes que acumulam água, como vasos de plantas. Sua coloração é preta com manchas brancas nas pernas e no dorso. Transmissor da Febre Amarela Urbana, Dengue, Chikungunya e Zika Virus, o Aedes aegypt é um dos condutores de arboviroses mais perigosos para a saúde. Em 2022, o mosquito foi responsável por mais de 1 milhão de casos de dengue e quase mil óbitos.

Fonte: Pixabay.


Anopheles – Conhecido como mosquito prego, o Anopheles possui cor escura com manchas brancas e longas asas. Essa espécie de mosquito não sobrevive a temperaturas inferiores a 15°C, e tem preferência por locais com muita umidade e temperatura entre 20°C a 30°C. É responsável pela transmissão da Malária. Sua reprodução é semelhante ao pernilongo, em águas poluídas com material orgânico em decomposição.

Fonte: Pixabay.


“É preciso estar atento, ainda mais no início do ano, com a presença de mosquitos. Em todo o País os insetos são uma ameaça à saúde e, para evitar contágio e até mesmo óbitos, medidas de segurança precisam ser tomadas. O monitoramento profissional identifica focos de larvas e ajuda no controle de forma econômico e eficaz, o que impossibilita que o mosquito tenha chances de se reproduzir e prejudicar a saúde das pessoas” comenta Carlos Peçanha, biólogo e Diretor Técnico da Rentokil.

Para saber mais sobre mais dicas e os serviços oferecidos pela Rentokil, acesse o site e os perfis nas redes sociais:
Site Oficial
Facebook.
Instagram

Sobre a Rentokil

Com 95 anos de experiência e com um time com cerca de 35 mil funcionários espalhados por mais de 80 países em que atua, a Rentokil é a marca de controle de pragas mais renomada no mundo. O elevado conhecimento aliado a soluções pioneiras faz com que a multinacional entregue proteção, tranquilidade e qualidade de vida para empresas e residências, além de proteger a saúde, as instalações e a marca de seus clientes.

Certificada com as normas ISO 9001 e ISO 14001, a Rentokil conhece bem as pragas, o seu ciclo de vida, bem como os seus hábitos e, com base nesse conhecimento, oferece soluções rápidas, eficazes e adequadas às necessidades específicas de cada cliente. Reconhecida pela importância que dá ao meio ambiente, à sustentabilidade e à saúde pública, a empresa tem sido escolhida para cuidar de alguns dos maiores eventos do planeta – como Arena do Grêmio e Olimpíada Rio-2016, entre outros; de grandes empresas e da sua casa.

Contatos para imprensa 

Textual Comunicação
Diogo Cruz - [email protected]  - 11/98219-1672
Jhonatan Santos – [email protected] – 11/97863-6767

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp