03/01/2023 às 13h13min - Atualizada em 04/01/2023 às 00h08min

Outsourcing de infraestrutura de TI: serviço que é tendência para 2023 deve incluir também o setor de educação

Solução já faz parte da realidade de 60% das pequenas companhias, 63% das médias e 67% das grandes

SALA DA NOTÍCIA Assessoria de Imprensa

O setor de TI tem se tornado cada vez mais presente em todo tipo de empresa e instituição. Com a transformação digital, existe a urgência em contar com uma infraestrutura robusta e completa, sobretudo, em ambientes onde essa tecnologia pode otimizar processos. Esse é o caso do setor de educação, onde o uso de equipamentos e softwares podem inclusive favorecer o processo de aprendizado.  

No entanto, arcar com altos custos de montar esse parque de tecnológico e gerenciar os eventuais danos e atualizações está longe da realidade da maioria das instituições de ensino.  

Diante disso, a terceirização de equipamentos e soluções de TI abraça cada vez mais esse nicho de mercado.  É isso o que explica Renan Torres, vice-presidente da Arklok, uma das maiores empresas de outsourcing de infraestrutura de tecnologia do Brasil. 

“ O custo de adquirir equipamentos que atendam a demanda de uma instituição de ensino é altíssimo. Sobretudo, considerando a incidência de reparos, atualizações e necessidade de troca desses itens. Por isso, a terceirização de notebooks, tablets e computadores é tão recomendável para esse setor’’, explica o vice-presidente da Arklok.  

De acordo com a pesquisa realizada pela BlinkLearning, sobre o uso da tecnologia na educação, cerca de 75% dos professores utilizam ferramentas digitais em suas aulas presenciais ou on-line. Essa necessidade de uso exemplifica o quão vantajoso é contar com o suporte da tecnologia no processo educacional e o potencial que esse nicho desempenha dentro do setor de outsourcing.  

Assim como no mercado de educação, existe uma tendência de adesão que transcende o ideal popular de que apenas big companies aderem ao outsourcing. De acordo com a pesquisa TIC Empresas, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), 60% das pequenas companhias (com até 49 funcionários) adotaram parcialmente ou totalmente o serviço. Nas médias (até 249 funcionários), esse índice foi de 63%, e nas grandes (acima de 250), 67%. 

“ Nos últimos anos estamos observando um despertar do mercado para o conceito de everything as a service. A expectativa, é que em 2023 pequenas e médias empresas continuem cada vez mais aderindo ao outsourcing. No caso das escolas e universidades, por exemplo, podemos observar que a pandemia trouxe uma nova ótica sobre a inserção da tecnologia na didática e, com isso, o uso de equipamentos nas salas de aula se tornou mais comum’’, ressalta Renan Torres.  

Para além dos dados de mercado, a popularização da locação de equipamentos de TI entre as instituições de ensino representa também a disponibilização de uma melhor qualidade de aprendizado, beneficiando alunos e o corpo docente.  

Essa é uma tendência que estamos ansiosos para ver crescer dentro da área de educação. Afinal, o serviço de terceirização da infraestrutura de TI garante uma melhor experiência aos profissionais e seus alunos, já que é possível ter à disposição da escola equipamentos de ponta. Nos últimos dois anos, a metodologia de ensino passou por grandes reestruturações. Agora, cabe a sociedade e ao mercado, se adaptar para garantir que esse setor tenha as melhores ferramentas e soluções disponíveis’’, finaliza Renan Torres.   

Sobre a Arklok 

Fundada em 2009 pela CEO Andrea Rivetti, a Arklok é uma das principais empresas no mercado de full outsourcing de infraestrutura de TI do Brasil. Ou seja, faz locação de equipamentos de tecnologia, como notebooks, desktop, impressoras, smartphones, entre outros itens para empresas com o objetivo de reduzir custos da infraestrutura corporativa. Com mais de 200 mil itens alocados e 900 clientes em carteira, a Arklok está presente em mais de 600 cidades em todo o território nacional. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp