29/12/2022 às 11h35min - Atualizada em 30/12/2022 às 12h38min

Por que os insetos voadores são atraídos pela luz?

Especialista da Rentokil explica o fenômeno e como pode ajudar no controle de pragas

SALA DA NOTÍCIA Textual Comunicação
Créditos: IStock | Getty Images.
É comum observar, principalmente em períodos mais quentes, insetos como mariposas, moscas e aleluias voando em volta de fontes luminosas como lâmpadas, faróis e postes. Porém, quais são as razões por trás deste comportamento? O biólogo e Diretor Técnico da Rentokil, Carlos Peçanha, listou algumas teorias acerca do assunto.

Não existe uma explicação científica concreta para explicar por que insetos são atraídos pela luz, mas existem teorias que oferecem possíveis explicações. Uma delas é que os insetos veem a luz como um farol de emergência e um sinal de segurança. Por instinto, os insetos se dirigem até a fonte luminosa que geralmente estão posicionadas em lugares altos, como postes e lâmpadas. Essa segurança é semelhante a bolhas de ar que abrem caminho para a superfície da água para algumas criaturas subaquáticas. 

“Já uma outra abordagem sugere que a luz é utilizada como ponto de navegação que auxilia durante o voo. Caso um inseto tenha como direção o Norte, por exemplo, é capaz de julgar sua direção se baseando em uma fonte natural de luz, como o sol ou a lua. No entanto, se o inseto se depara com uma luz artificial redonda, como no caso de lâmpadas na varanda, ele fica confuso com qual direção seguir. Isso explica o comportamento de insetos voando em círculos continuamente ao arredor de fontes de luz”, explica Peçanha.

Outra teoria diz os insetos voadores dispõe de atração natural pela luz, conhecida como fototaxia. Outros insetos como baratas e minhocas possuem fototaxia negativa, ou seja, são repelidos pela exposição à luz, enquanto mariposas, moscas e outros insetos voadores possuem fototaxia positiva e são naturalmente atraídos por ela.

A compressão desse fenômeno natural pode ajudar a desenvolver armadilhas luminosas para combater pragas urbanas. “As moscas domésticas, em particular, podem ver e são atraídas por luz ultravioleta, que os humanos não podem enxergar. Como não enxergamos, não utilizamos o ultravioleta para iluminar nossos ambientes, e é por isso que qualquer armadilha que disponha dela acende como um farol para os insetos, que são atraídos por instinto”, relata o biólogo.

Não apenas ultravioleta, mas LED também podem ser utilizado como armadilha. A Rentokil dispõe do Lumnia, proteção discreta e eficaz, que utiliza de lâmpadas de alta atração para moscas, capaz de capturar mais de 18 tipos de insetos voadores, além de dispor do controle sustentável dos insetos.

Para saber mais sobre mais dicas e os serviços oferecidos pela Rentokil, acesse o site e os perfis nas redes sociais:
Site Oficial
Facebook.
Instagram.

Sobre a Rentokil
Com 95 anos de experiência e com um time com cerca de 35 mil funcionários espalhados por mais de 80 países em que atua, a Rentokil é a marca de controle de pragas mais renomada no mundo. O elevado conhecimento aliado a soluções pioneiras faz com que a multinacional entregue proteção, tranquilidade e qualidade de vida para empresas e residências, além de proteger a saúde, as instalações e a marca de seus clientes.

Certificada com as normas ISO 9001 e ISO 14001, a Rentokil conhece bem as pragas, o seu ciclo de vida, bem como os seus hábitos e, com base nesse conhecimento, oferece soluções rápidas, eficazes e adequadas às necessidades específicas de cada cliente. Reconhecida pela importância que dá ao meio ambiente, à sustentabilidade e à saúde pública, a empresa tem sido escolhida para cuidar de alguns dos maiores eventos do planeta – como Arena do Grêmio e Olimpíada Rio-2016, entre outros; de grandes empresas e da sua casa.

Contatos para imprensa 
Textual Comunicação
Diogo Cruz - [email protected]  - 11/98219-1672
Jhonatan Santos –
[email protected] – 11/97863-6767

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp