14/09/2012 às 00h44min - Atualizada em 14/09/2012 às 00h44min

Ianayra - A índia branca de Parintins

Com voz rouca e presença de palco garantida pela prática de teatro, a cantora parintinense Ianayra aposta no sucesso da batida regional para alavancar a carreira na música.

Vanessa Ciglioni

Ianayra nasceu em Parintins no amazonas terra do folclore dos bois bumba Caprichoso e Garantido. O pai Artista incentivou seus talentos e Ianayra começou aos onze anos a fazer trabalhos na radio Alvorada em Parintins, intitulado “Hora Alegre da Criança” com a radialista Graça Teixeira.

Ianayra estudou no Colégio Nossa Senhora do Carmo, do qual participou como levantadora de toada do boi Garanchoso juntamente com Israel Paulain e Normando Jr.

Atriz desde 2001, Ianayra iniciou sua atuação na Companhia Metamorfose, com a participação em vários projetos teatrais com destaque no projeto “Livro Vivo” dirigido pela Atriz Socorro Andrade.

Em 2003 gravou seu primeiro trabalho, intitulado “O Amor esta no Ar” com lançamento do CD em 2006 em Parintins, onde mil cópias foram vendidas, e acrescentando que o boi-bumbá tem se consolidado como principal paixão nesse universo musical.

O álbum foi gravado em Belém, com produção de Paulo Marinho e participação de David Assayag na faixa Xamã. Neste cd as composições “Meu Grande Amor e Vidas Cruzadas” são de sua autoria.

Em 2009 Ianayra lança seu segundo CD Ianayra “Vou Te Esperar” nome da primeira musica do cd com um toque romântico com característica poética amazonense, inspiração dos compositores parintinenses Alceo Anselmo e Mailzon Mendes. O disco contém 11 faixas e tem a participação de Alex Pontes com a musica Ianayra, Ritmo Quente, Pararara e Bela Tupinambá do Garantido. A idéia em algumas faixas, voz e violão, é para mostrar o potencial da cantora como levantadora de toada e sua forma teatral interativa com o público na qual contou com a presença dos cantores locais como: Toty Navegante, César Moraes e Geandro Pantoja.

Em 2011 em São Paulo participou do Programa Ídolos da rede Record e se apresenta no piano bar "Nelson Gonçalves" entre outros. Além disso participa do projeto Dinda em São Paulo e também como madrinha das questões indígenas do Projeto.

Em 2012 todas as tardes, é convidada a participa como apresentadora do programa “Toada Hits” na Radio Amazonas Fm 101.5 com grande sucesso local.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »