22/12/2022 às 13h52min - Atualizada em 23/12/2022 às 00h22min

GetNinjas: Confira 5 dicas para evitar cair no golpe do falso emprego

Entenda com a Andréia Girardini, diretora de Pessoas e Cultura no GetNinjas, alguns alertas sobre as práticas mais comuns de golpes de empregos

SALA DA NOTÍCIA Assessoria
Assessoria
Fotos: Divulgação
 

Com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente o Brasil tem cerca de 9,5 milhões de pessoas desempregadas. Com esse alto número, os golpistas se aproveitam para poder aplicar os golpes dos falsos empregos principalmente através do WhatsApp e SMS. Para Andréia Girardini, diretora de Pessoas e Cultura no GetNinjas, “Os fraudadores estão cada vez mais sofisticados para agir de má fé com as pessoas.” Esses golpes ganharam força durante a pandemia, pois os criminosos tiveram mais espaço e chances de se espalhar pelos recursos digitais. Andréia destaca alguns alertas para evitar esses tipos de fraude que evidenciam a tentativa de golpe.  Confira a seguir:

 

1. Identificação

Quando se trata de uma tentativa de fraude, o golpista costuma não se identificar. Por isso, é importante saber com quem você está falando, para qual empresa a vaga pertence e buscar informações sobre a vaga no site da empresa antes de iniciar uma conversa sobre a oportunidade de trabalho. É comum que mensagens de cunho fraudulento sejam sucintas e genéricas demais. 

 

2. Elasticidade salarial 

Se o salário a ser pago no anúncio da vaga parece navegar entre extremos ou até ser muito alto para poucas horas de trabalho, é um sinal de alerta. É natural que exista diferentes salários, porém, é importante ficar atento a média salarial daquele cargo no mercado de trabalho para ter um parâmetro mais seguro. 

 

3.  Informações pessoais

Quando você está se candidatando para uma vaga, é muito importante ter em mente que no primeiro contato, o recrutador não vai precisar de muitas informações, a não ser o nome, sobrenome e dados para contato, como e-mail e confirmação do número de telefone, que já são suficientes para dar sequência a um processo seletivo. “Não forneça número de documentos, como RG ou CPF, data de nascimento ou nome dos pais, porque,  muitas vezes, o intuito é ter acesso aos seus dados para usar em fraudes e estelionatos”, analisa Andréia.

 

4. Taxas e cursos como pré-requisito

Empresas não podem exigir um curso de determinado lugar como pré-requisito para participar de uma seleção, tampouco cobrar taxas para isso. “O que a gente mais precisa são de candidatos. Vocês são o nosso ouro! Sempre que você tiver que fazer um curso obrigatório para se candidatar para determinada vaga, corra! Porque, provavelmente, eles estão querendo tirar dinheiro de você”, alerta a recrutadora.

 

5. Links incomuns

Desconfie de anúncios de vagas com links não identificáveis, que possuem letras soltas, sem organização lógica, pois é mais um indício de tentativa de roubo de dados pessoais. Evite clicar sem antes fazer uma verificação sobre a existência da vaga em uma ferramenta de busca, como o Google.

 

Vale lembrar que, ainda mais em tempos de trabalho remoto, é comum receber contatos por redes sociais ou via WhatsApp, então, é importante conseguir diferenciar as mensagens e identificar a possibilidade de golpe rapidamente. “O processo seletivo é algo sério e empresas idôneas levam isso ao pé da letra”, complementa Andréia.

 

No GetNinjas, é possível encontrar mais de 500 tipos de serviços, que são oferecidos por mais de 4,2 milhões de profissionais cadastrados na plataforma. Para mais informações sobre a contratação de serviços, baixe o aplicativo "GetNinjas: Clientes", disponível nas versões Android e IOS, e faça seu cadastro. Em seguida, é só escolher o tipo de serviço que deseja, e contar mais detalhes sobre a solicitação. Ao concluir o pedido, é possível acompanhar o status da solicitação em tempo real enquanto aguarda o contato de até quatro profissionais para realizar a negociação e escolher qual deles pode atender melhor a demanda.

 

Sobre o GetNinjas

Disponível nas plataformas digitais - Android, iOS e web, o GetNinjas é um aplicativo de serviços que conecta profissionais a potenciais clientes em todo o Brasil, listado no Novo Mercado da B3 (NINJ3). Em 2022, a companhia foi listada no ranking 1000 Maiores Empresas do Brasil pela IstoÉ Dinheiro e venceu o Prêmio Consumidor Moderno, no segmento Serviços de Tecnologia. Além disso, foi listada no ranking inédito Negócios em Expansão da revista Exame e reeleita Top10 em Economia Colaborativa pelo iBest 2022. Em 2021, a empresa foi listada pela Exame Maiores e Melhores 2021 no Setor de Tecnologia, venceu o Prêmio Reclame AQUI na categoria Classificados e foi eleita Top3 do iBest 2021. Possui mais de 500 tipos de serviços disponíveis em todo o território brasileiro, que são realizados por 4,1 milhões de profissionais cadastrados em diversas áreas, como reformas, assistência técnica, moda e beleza, serviços domésticos, aulas e eventos, que atendem de forma presencial e remota. O GetNinjas foi fundado em 2011 por Eduardo L'Hotellier, que atua como CEO – à frente das operações. Para mais informações sobre a contratação de professores de idiomas e de outros serviços, acesse o site ou aplicativo do GetNinjas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp