21/12/2022 às 14h00min - Atualizada em 21/12/2022 às 14h00min

Cursos do programa Bolsa Trabalho da Prefeitura formuam mais de 200 alunos

Parcerias com o Instituto Criar e Fab Lab Livre SP instruem jovens no segmento da economia criativa

A Prefeitura de São Paulo realizou nesta semana a formatura de mais de 200 jovens em cursos do programa Bolsa Trabalho. A iniciativa possui projetos de qualificação profissional em áreas como audiovisual e fabricação digital, setores que se destacam na economia criativa, uma das vocações da Capital. A participação dos alunos, com idades entre 16 e 20 anos, e em vulnerabilidade social, ocorre por meio de aulas teóricas e práticas, contando também com bolsa-auxílio que varia entre R$ 627,21 e R$ 1.393,80, dependendo da carga horária.
“A formação destes jovens é um passo importante na vida deles e de suas famílias, mas, sobretudo é uma contribuição da Prefeitura de São Paulo para o mercado, que contará com mão de obra qualificada. Nossas equipes técnicas atuam em diversas frentes a fim de apoia-los na continuidade, seja pelo emprego formal ou no empreendedorismo, com estrutura nas periferias da cidade como coworkings, ações no cooperativismo, orientando coletivos, a fim de que a vida profissional se desenvolva plenamente”, salienta a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.
Nesta semana, dois dos cursos do Bolsa Trabalho tiveram a fase de aulas concluídas em cerimônias de formatura. Nesta quarta-feira, 13 de dezembro, o projeto Juventude, Trabalho e Fabricação Digital – FAB LAB, que conta com parceria intersecretarial em conjunto com as secretarias municipais de Direitos Humanos e Cidadania, de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e de Inovação e Tecnologia, formou 108 jovens, na sede da Prefeitura de São Paulo.
Durante seis meses, o grupo teve acesso à produção por meio da fabricação digital, impressão 3D, corte a laser entre outras técnicas com aplicação de tecnologia para desenvolver, ao longo do semestre, produtos com impacto social em seu bairro. Durante a cerimônia, alguns trabalhos foram expostos pelos alunos como resultado das aulas que tiveram.
Gabrielle Ferreira de Jesus, oradora da turma de formandos, destacou em seu discurso a ampliação do conhecimento proporcionado pelo projeto Juventude, Trabalho e Fabricação Digital – FAB LAB. “Agora vocês sabem computação e programação, sabem operar máquinas de impressão 3D, entre outros. Agora vocês sabem que em apenas seis meses pessoas desconhecidas podem se tornar muito especiais em suas vidas”, disse a moradora de Cidade Tiradentes, no extremo leste da cidade. “Vim motivada por um primo que já tinha feito esse curso. A empolgação dele despertou meu interesse e realmente é muito bom. Tudo que aprendi nessa experiência incrível será aplicada em minha vida”.
Com turmas semestrais, o projeto tem programação de abrir novas inscrições no início de 2023 pelos canais oficiais da Prefeitura de São Paulo.

Audiovisual
Com 115 jovens aptos a atuar no mercado do audiovisual nas áreas da fotografia, arte, produção, pós-produção, áudio, tecnologia, entre outras, nesta segunda (12) ocorreu também a formatura do Bolsa Trabalho - Luz, Câmera e Ação Social – Audiovisual, em parceria com o Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias.
A formação oferece suporte integral a jovens de baixa renda visando a empregabilidade na área por meio do desenvolvimento de competência cognitiva, produtivas, pessoais e sociais. São 10 meses de atividades, de segunda à sexta-feira na sede do instituto, que é presidido pelo apresentador de TV, Luciano Huck. Anualmente, 100 a 150 jovens, com idade entre 17 e 20 anos e em situação de vulnerabilidade social e econômica, têm formação técnica e sociocultural.
O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Armando Júnior esteve na formatura e destacou a importância da iniciativa. “Neste ano completamos seis anos de parceria com o Instituto Criar, e como fruto deste projeto, potencializamos cada vez mais este tipo de trabalho, por meio dos investimentos no próprio curso, e no benefício que os jovens recebem, pela Prefeitura, que possibilita ao aluno se preocupar apenas com os estudos, sem ter a obrigação de trabalhar”, ressalta.
Durante a cerimônia, na Cinemateca de São Paulo, foram apresentadas produções desenvolvidas pelos alunos que contam com estrutura durante as aulas de dois estúdios, marcenaria, ilhas de edição, finalização, e web, laboratório digital, switcher, sala de vídeo, sala de cabelo e maquiagem, acervo e sala de figurino, central de equipamentos de iluminação e câmera, sala de produção, biblioteca e videoteca, restaurante, além dos espaços de apoio para equipe.

Sobre o Bolsa Trabalho
O Programa Bolsa Trabalho tem atualmente quatro projetos em andamento com cerca de três mil jovens em formação. Para participar das próximas edições do Programa Bolsa Trabalho é necessário ter entre 16 e 20 anos, residir no município de São Paulo, estar desempregado, pertencer a famílias cuja renda por pessoa seja equivalente ou inferior a meio salário-mínimo e estar matriculado em cursos vinculados ao sistema nacional de ensino ou ter concluído o ensino médio, inclusive profissionalizante. As inscrições são divulgadas no site: www.prefeitura.sp.gov.br/desenvolvimento.

Rede FAB LAB LIVRE SP
A rede FAB LAB LIVRE SP é uma política pública pioneira no Brasil, mantida pela Prefeitura de São Paulo desde 2015. Tem como objetivo promover a inclusão digital, por meio da capacitação de cidadãos nas tecnologias de fabricação digital e no desenvolvimento de projetos geradores de impacto social com o potencial de transformar a realidade socioeconômica local.
Saiba mais sobre a rede FAB LAB LIVRE SP em: http://www.fablablivresp.prefeitura.sp.gov.br
SMDET SP - Imprensa

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp