30/09/2015 às 15h15min - Atualizada em 30/09/2015 às 15h15min

Santil indica produtos para economizar energia

Com o uso de lâmpadas econômicas, dimmers, minuterias, temporizadores, fotocélulas, sensores de presença e movimento é possível alcançar eficiência energética

Carmen Rosa

Algumas medidas de eficiência energética são amplamente conhecidas por serem do senso comum, por exemplo, apagar a luz quando não se está em uma divisão da casa. Outras são alcançadas por desenvolvimentos tecnológicos, momento em que entram em cena os produtos. Sim, tão importantes quanto os bons hábitos de consumo, são aliados e proporcionam enormes benefícios no custo mensal da conta de energia, além de praticidade e conforto.

 

Em sintonia com esta realidade, a Santil, uma das principais distribuidoras de material elétrico do país, indica as opções disponíveis para uso residencial, comercial e industrial. São muitas as alternativas hoje que proporcionam o uso inteligente da iluminação: lâmpadas, dimmers, minuterias, temporizadores, fotocélulas, sensores de presença e movimento, entre outros.

 

“É plenamente possível alcançar eficiência energética utilizando dispositivos adequados. Entretanto, para obter o melhor resultado em cada um deles, é necessário entender as suas funções e a maneira correta de utilizá-los. Aproveitem algumas boas dicas”, alerta a diretora financeira da Santil, Karina Jorge Bassani.

 

  • Lâmpadas

Existem diversas maneiras de obter uma iluminação eficiente e que possibilite a redução do consumo de energia. Uma forma de aumentar a eficiência do sistema de iluminação é substituir a tecnologia antiga por outra mais moderna. E quando se fala em modernidade, se fala em tecnologia LED, disponível para refletores, spots, luminárias e diversos tipos de lâmpadas (AR, PAR, Dicróicas, Tubulares, Halopin, etc.).

 

  • Sensores de presença

Dispositivos eletrônicos que acionam o sistema de iluminação dos ambientes monitorados. Após determinado tempo, geralmente programável, sem detectar movimentação no ambiente, desligam as luminárias do mesmo. Existem basicamente dois tipos de sensores, conforme o mecanismo de detecção: sensíveis à radiação infravermelha e ao ultrassom. O tempo que a luz se manterá acesa é ajustado no próprio produto e pode variar, adaptando-se às necessidades dos usuários.

 

  • Variadores de luminosidade

Também conhecido como dimmer, o variador de luminosidade é um dispositivo que permite controlar o fluxo luminoso das lâmpadas, além de prolongar a vida útil das mesmas, lembrando que a intensidade do brilho de uma lâmpada está relacionada à sua potência, fator determinante do consumo de energia.

 

  • Minuteria

As minuterias consistem de um sistema que permite, com o acionamento de qualquer um dos interruptores do circuito, ligar uma ou várias lâmpadas simultaneamente como, por exemplo, as dos halls de todos os andares, mesmo que seja de um único ponto de comando. Este sistema, após certo tempo, ou por um intervalo predeterminado, desliga as lâmpadas sob o seu comando. Existem dois tipos de minuteria: eletrônica e individual. 

 

  • Fotocélula

É utilizado para promover a integração entre a luz natural e a artificial. Funciona por meio de uma fotocélula que envia um sinal elétrico em função da iluminância detectada. Em sistemas mais simples, este sinal elétrico é comparado com um sinal de referência (set point). Se for maior, a luz natural é suficiente para iluminar o ambiente e não é preciso ativar a iluminação artificial. Se o sinal for menor, a iluminação artificial é ativada.

 

 

Perfil Santil

Fundada em 1978, a Santil Comercial Elétrica é uma das principais distribuidoras de material elétrico do país. Com soluções para uso industrial, comercial e residencial, atua fortemente no segmento da construção civil por meio de vendas corporativas, mas também atende revendas, indústrias e consumidores finais.

Possui cerca de 30 mil itens cadastrados e um giro mensal de aproximadamente 20 mil itens, sendo carros-chefes as linhas de cabos, lâmpadas, luminárias, tubos e conexões, conduletes e reatores. O amplo portfólio de produtos no setor elétrico, aliado à entrega rápida e atendimento altamente qualificado formam os principais diferenciais da Santil, reconhecidos tanto por profissionais da área elétrica, como consumidores.

Com aproximadamente 500 colaboradores, atualmente a empresa possui quatro pontos de venda, sendo três na cidade de São Paulo (bairros do Piqueri, Centro e Água Branca – neste último não há loja aberta ao público) e uma em Osasco; além de um amplo Centro de Distribuição, no bairro Água Branca, com aproximadamente 9.000 m2 de área.

Com crescimento histórico superior ao desempenho do PIB brasileiro, a Santil vem aumentando seu faturamento em torno de 20% nos últimos cinco anos. Investimentos contínuos permitem um crescimento sólido e preparam a empresa para um incremento da participação no mercado de material elétrico.

 

 

Santil Comercial Elétrica Eireli

Loja Piqueri: (11) 3998.3000

Loja Osasco: (11) 3695.9000

Loja Santa Ifigênia: (11) 3338.0000

Televendas Santil Água Branca: (11) 3616.5000

sac@santil.com.br

www.santil.com.br

www.facebook.com/santilcomercial

 

Informações e imagens em alta resolução:

Via Pública Comunicação - www.viapublicacomunicacao.com.br

Sheila Diez: (11) 3473.0255 - 98540.7777 - sheila@viapublicacomunicacao.com.br

Taís Augusto: (11) 4423.3150 - 99642.7274 - tais@viapublicacomunicacao.com.br


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »