30/09/2015 às 13h35min - Atualizada em 30/09/2015 às 13h41min

Fotografia LIFE STYLE

officeimshoot
Vanilson Coimbra

A fotografia de familia, casais, crianças, do cotidiano, não precisa ser óbvia.

O ensaio chamado Lifestyle é a modalidade da fotografia que procura fotografar uma situação como se as pessoas não soubessem o que está acontecendo.. Muitas técnicas vieram do fotojornalismo, mas capturar a cena, sem muita interferência do fotógrafo é uma arte que poucos dominam. É um exercício de técnica, composição, olhar e sensibilidade. Eu considero que é, acima de tudo, um exercício de invisibilidade, já que o objetivo é registrar a cena e parecer que você não estava lá, sem essa de fotos posadas, forçadas e abraçadas.

 

Dicas:

 

1- INVISIBILIDADE - Pratique a sua melhor técnica de invisibilidade. Explico: nesse tipo de ensaio, quanto menos você interferir na cena, melhor será o treino e o resultado será mais natural. Em tempos de smartphones, fotos na frente do espelho e biquinhos, parece que todo mundo nasce com um catálogo de poses montado e torna- se cada vez mais difícil extrair naturalidade até mesmo de uma criança. Para evitar sorrisos forçados, mão na cintura ou aquele perfil típico de selfie no espelho do banheiro do shopping, tente parecer invisível, lance mão das suas teles-objetivas e pratique o seu olhar apenas como observador.

 

2- MOVIMENTE- SE - Faça um bom alongamento antes do ensaio, você vai precisar se movimentar, abaixar, se esticar, deitar no chão. Esse tipo de ensaio, dificilmente tem espaço para tripé e por vezes, nem o cômodo zoom da sua lente vai te ajudar se quiser criar ângulos inusitados. Mecha- se, um passo para direita ou para esquerda pode revelar ângulos novos.

 

3- CENÁRIOS - Procure formas de fazer o seu fotografado interagir com o cenário, mas não falo daqueles cenários montados em estúdio, no estilo newborn. Procure cenários naturais, tire o seu fotografado do tedioso fundo branco. Pode ser um apartamento, casa, parque, praia e até uma rua. O cenário pode trazer muita inspiração, se for um quarto, uma guerra de travesseiro entre pais e filhos pode ser o fio condutor para um ensaio cheio de ação e naturalidade. É diversão garantida.

 

3- A  CENA  - A dica é deixar os seus fotografados naturais, sem muita interferência, mas você pode sugerir uma cena. Assim como no tópico acima onde sugeri uma guerra de travesseiros, se o seu cenário for um parque, por exemplo, crie cenas com os elementos do local. Parque tem árvores, pipoqueiro, brinquedos.  Evite a  representação, a cena pode ser sugerida, mas jamais forçada. Voltnado ao exemplo do tópico anterior:. você tem o cenário que é o quarto, a cama, os travesseiros, o pai, a mãe e a criança. Você sugere a guerra de travesseiros, deixa a cena rolar e vai fotografando.

 

4- LEITURA DE PORTFOLIO - Você pode procurar profissionais e pedir para  analisarem o seu material ou ainda você pode juntar alguns colegas de profissão e fazer o mesmo pedido.  Estes momentos são muito importantes pois te ajudam a ter uma visão distanciada do seu próprio trabalho e certamente te fará  buscar melhorias para os próximos ensaios..

Uma dica para esta apresentação é você montar o seu ensaio como se estivesse contando uma história. Fica lúdico para quem está analisando ou até mesmo para um possível cliente.

 

5- COMPARTILHE O SEU MATERIAL - O seu nome precisa aparecer, tire a sua foto do HD do seu computador, coloque nas redes, blogs especializados, publique em revistas. Essa visibilidade é essencial para quem trabalha com fotografia.

 

6- RECICLAR É PRECISO -  Todo fotógrafo precisa constantemente se reciclar, conhecer outros profissionais, participar de debates, encontros fotográficos e workshops. Aprender com o olhar de outro profissional é um prIvilégio. Além da técnica, a forma como o outro dirige a cena, observar uma situação pode ser inspirador para os seus próximos projetos. Folhear revistas, livros, participar de exposições, assistir filmes ou simplesmente observar o redor também é válido. Acima de tudo, quando tiver uma idéia na cabeça, fotografe!

 

Vanilson Coimbra lidera encontros fotográficos práticos  com temas variados em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Goiânia, mais informações para desenvolver práticas pelo site : www.officeim.com.br/shoot.htm

A próxima agenda é Rio de Janeiro 20 de Novembro.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »