30/09/2015 às 12h51min - Atualizada em 30/09/2015 às 12h51min

WAGO apresenta módulo de monitoração de vibração

O módulo 750-645 é empregado para medir, em tempo real, a vibração de máquinas e motores elétricos

Carmen Rosa

A crescente pressão por redução de custos está cada vez mais ligada à intensa concorrência global, uma dinâmica que, obrigatoriamente, leva as empresas a maximizarem o uso de ativos existentes e a implementarem medidas para obter mais eficiência. No setor de manutenção, isso significa garantia de um processo com alta disponibilidade, que minimiza o tempo de máquina parada não programada, aproveitando ao máximo sua vida útil. Para se alcançar esses objetivos, WAGO, empresa alemã especializada em conexões elétricas e automação, apresenta o módulo 750-645, empregado para medir, em tempo real, a vibração de máquinas e motores elétricos.

 

Aplicado em máquinas convencionais, tais como motores elétricos, ventiladores, bombas e condicionadores de ar, o módulo, pertencente ao WAGO I/O System, registra os dois parâmetros mais importantes e necessários para esta análise de condição: intensidade de vibração e condição dos rolamentos. A severidade da vibração é o indicador apropriado para aferir as forças de vibração que atuam sobre o equipamento. Já a norma ISO 10816-3 é utilizada para avaliar os resultados e, em função destes, pode-se estabelecer os planos de manutenção. Para analisar as condições do rolamento, o módulo de monitoração de vibração usa o método de pulso de choque mecânico, cuja avaliação, em escala, compreende três categorias: bom, limitado e pobre.

 

“Esses sistemas de monitoramento de condições on-line são de suma importância. Com eles, falhas podem ser diagnosticadas precocemente e medidas de manutenção corretiva evitadas. O registro contínuo do estado de saúde da máquina, por meio de módulos especiais integrados a uma plataforma aberta de controle, permite uma análise antecipativa, evitando potenciais danos ao equipamento”, atesta Alessandro Santos, gerente de engenharia e suporte da WAGO.

 

Como funciona

Para diagnosticar possíveis danos no rolamento, um sensor acelerômetro é conectado ao 750-645 e oferece, ao mesmo tempo, a medição de vibração em mm/s e os valores de choque, medidos em dB. O sensor é acoplado às entradas do módulo e pode estar a uma distância de até 30 metros do mesmo. Pode-se, ainda, definir limites de avisos e alarmes que, quando atingidos, acionam uma saída digital. LEDs posicionados na parte superior do módulo mostram as condições de operação: OK, nível de aviso atingido, nível de alarme atingido, fio partido ou curto-circuito.

 

O módulo, que funciona como dispositivo de proteção, suporta até dois sensores acelerômetros e duas saídas de alarme ou aviso para cada sensor. Como parte do WAGO I/O System, o 750-645 pode ser configurado pelo software WAGO I/O Check. As medições são enviadas para qualquer controlador ou acoplador da linha 750 da marca.

 

 

Perfil WAGO

A WAGO, inventora da conexão a mola e líder nesta tecnologia – com volume superior a 55 bilhões de molas comercializadas no mundo –, está presente nos cinco continentes, em mais de 80 países, empregando mais de 7 mil pessoas. Fundada em 1951, a empresa alemã hoje atende ao mercado mundial a partir de suas oito unidades fabris, localizadas em Minden e Sondershausen, na Alemanha; Suíça; Polônia; Índia; França; Estados Unidos e Japão. Totalmente automatizado, o estoque central em Sondershausen processa e distribui em média 2 mil pedidos diariamente para todo o globo.

São mais de 100 mil itens disponíveis entre Conexão Elétrica e Automação, suas duas linhas de atuação. O extenso portfólio garante a presença dos produtos da marca nos mais variados segmentos e aplicações, como industrial, automotivo, de construção, automação predial, metroferroviário, iluminação, entre outros. Em seu país de origem, a WAGO é líder de mercado em conectores para emendas elétricas, com 90% de market share.

Em 2015, a WAGO comemora seus primeiros 10 anos de atividades no Brasil. Emprega 65 funcionários e tem faturamento dividido em Conexão Elétrica (65%) e Automação (35%). Instalada em Itupeva, São Paulo, possui em torno de 1.700 pontos de vendas cadastrados, com meta de aumento de 20% para este ano. De 2009 a 2013, a empresa triplicou seus negócios no País e estima, para os próximos cinco anos, dobrar esse volume. Em 2014, o crescimento registrado foi de 30% nos negócios por aqui.

 

 

WAGO Eletroeletrônicos Ltda.

F: (11) 4591.0199

info.br@wago.com

Marketing: mayara.maia@wago.com

www.wago.com.br

 

Informações e imagens em alta resolução:

Via Pública Comunicação - www.viapublicacomunicacao.com.br

Sheila Diez: (11) 3473.0255 - 98540.7777 - sheila@viapublicacomunicacao.com.br

Erica Munhoz: (11) 99994.1895 erica@viapublicacomunicacao.com.br 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »