15/12/2022 às 02h50min - Atualizada em 15/12/2022 às 02h50min

Festa da firma: o que fazer e o que não fazer?

Confraternizações de final de ano podem ser uma ótima oportunidade para aparecer bem na fita, mas alguns erros podem causar até demissão
Está aberta a temporada das festas de final de ano por todo o Brasil. As empresas poderão finalmente reunir os colaboradores fisicamente, após o isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19: um momento muito esperado por empregados em home office que não se conhecem presencialmente ainda, para fazer networking, ou apenas celebrar as conquistas de um ano de trabalho duro. Mas, em alguns casos, segundo o professor do curso de Administração da Faculdade Anhanguera, Jair Rotinni, o clima de festa pode se transformar em tragédia em alguns casos.
“Reunir os colaboradores pode ser uma grande oportunidade de integração entre as equipes, estreitar laços e gerar networking entre times. Mas alguns comportamentos durante a confraternização podem soar negativos entre colegas e chefias, causando prejuízos à imagem do funcionário, e até mesmo gerar uma demissão em casos extremos”, afirma o especialista.
A seguir, o professor universitário lista comportamentos proibidos na festa da firma.

NÃO COMA NEM BEBA DEMAIS
Certamente a sua empresa contratou um serviço de buffet suficiente para servir bem a todos os colaboradores, então não é preciso comer e beber como se não houvesse amanhã. Se a comida estiver saborosa, sirva-se bem e vale até repetir, mas não monte um prato com itens em excesso.
Da mesma forma, evite as bebidas alcóolicas em excesso, e muito menos misturar bebidas diferentes. O álcool costuma liberar comportamentos e discursos que não teríamos se estivéssemos sóbrios, levando-nos a fazer comentários a chefes e colegas que podem soar mal.

NÃO FALE DEMAIS, NEM DE MENOS
Este é um momento de interação, sobretudo com times e colegas com quem você não teve contato no decorrer do ano, ou que ainda não conhece. Seja sociável e converse com todos, mas tenha bom-senso: não force intimidade com quem não tem, mas também não fique pelos cantos em rodinhas com os colegas mais chegados.

NÃO FALE SÓ DE TRABALHO
O networking dessa oportunidade, quem sabe, pode render até uma promoção ou abrir novas oportunidades em setores da empresa. Mas é muito chato estar em um ambiente descontraído ao lado de uma pessoa que só fala de trabalho. Aproveite o momento para falar sobre seus hobbies, gostos pessoais ou para mostrar fotos dos seus pets e filhos. Esses pontos em comum podem ser a ponte para amizades, afinidades e laços mais fortes.

ATENÇÃO À ROUPA QUE VESTIR
A festa da empresa é uma oportunidade de descontração, mas isso não quer dizer que os colaboradores devem ir vestidos como se fossem para a balada. Roupas curtas no caso das mulheres; ou camisas abertas ou regatas no caso dos homens, devem ser evitados. Não vá vestido de social como se fosse para uma reunião, mas também não se vista como em uma festa de familiar ou de amigos.

NÃO RECLAME OU FAÇA FOFOCAS
Este não é o momento para falar mal do colega, comentar da roupa alheia, ou reclamar para o chefe sobre as horas extras ou o aumento de salário que não veio. Deixe para ter esse papo em janeiro, no escritório, depois das férias coletivas -- o pedido formal certamente vai ter mais sucesso.

ACEITE O PRESENTE DE AMIGO SECRETO
O seu amigo secreto teve cuidado ao escolher o seu presente. Mesmo que você não goste do que ganhou, agradeça gentilmente. O máximo que pode acontecer é você ser obrigado a trocar o presente por outra coisa. Da mesma forma, tenha carinho e atenção ao comprar o presente do seu amigo. Gentileza nunca é demais.

TENHA BOM SENSO
Chegue na hora marcada na festa, e não seja o último a sair, afinal de contas, no dia seguinte tem expediente. Não pega bem ajudar o DJ a desmontar o equipamento de som, tampouco ser o primeiro a abrir o salão. Outro lembrete importante é dançar de forma natural, evitando passos sensuais e subir na mesa para dançar está terminantemente proibido.

NÃO PAQUERE NA FESTA DA FIRMA!
Mesmo que a sua empresa veja com bons olhos o relacionamento entre funcionários, alguns colegas seus podem não gostar da ideia. Evite as paqueras na festa, e deixe o “date” para outro ambiente. Cantadas também soam muito mal.

CUIDADO COM AS REDES SOCIAIS
Fique atento aos posts em suas redes sociais durante e depois da festa. Uma foto, stories ou legenda mal pensada podem acabar até em demissão. Além disso, antes de publicar qualquer coisa, peça permissão ao seu colega para marcá-lo no conteúdo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp