13/12/2022 às 23h45min - Atualizada em 13/12/2022 às 23h45min

Recapeamento de quatro novos trechos da zona leste

Na região mais populosa da cidade, o serviço passa também pelas Subprefeituras Mooca e Penha.

A Prefeitura de São Paulo inicia, nesta terça-feira (13), a execução de um novo trecho dentro do Programa de Conservação e Manutenção da Malha Viária. Na região da Subprefeitura Mooca - Zona Leste da cidade, o programa chega hoje na Avenida Salim Farah Maluf, no sentido bairro, no trecho, compreendido entre a Praça José Ignácio Alpendre e a Rua Major Basílio. A área tem 39,1 mil m² e a previsão de término é em março de 2023.
Ainda na Avenida Salim Farah Maluf, no sentido centro, o serviço se inicia nesta quarta-feira, 14/12, no trecho compreendido entre a Rua Água Rasa e a Praça Tito Lívio Ferreira. Com 41,8 mil m², a previsão é de acabar o serviço também em março de 2023.
Entre os critérios considerados para a escolha destas vias, estão o volume de tráfego e a deterioração do pavimento existente, demanda de transporte coletivo sobre pneus, histórico de operação de conservação de pavimentos viários, além de outras demandas da própria comunidade.
Já na região da Subprefeitura Penha, dois trechos também começam a ser recapeados. A Avenida Cangaíba, recebe o serviço a partir do dia 15/12, no trecho compreendido entre a Av. Gabriela Mistral e a Rua Manuel Machado Nunes, com previsão de término em março de 2023 e com área total de 68,4 mil m².
No dia 19/12, o serviço começa em ambos os sentidos da Avenida São Miguel, no trecho compreendido entre a Av. Dom Helder Câmara e a Avenida Amador Bueno da Veiga, em 24,4 mil m², com previsão de término em fevereiro de 2023.
O recape usa alta tecnologia, corrige os danos estruturais e recupera a via com material resistente à fadiga provocada pelo tempo e pelo tráfego intenso. Com isso, a Zona Leste tem hoje 641 mil m² de trechos já finalizados pelo recapeamento. São 16 trechos de vias e asfalto de qualidade europeia. Além disso, outras nove estão em execução, em mais de 211 mil m².
Vale ressaltar ainda que, neste dia 15/12, o terceiro trecho será iniciado na Avenida Dom Pedro I, no trecho compreendido entre a Rua General Eugênio de Melo e Rua Vasconcelos Drummond, a previsão de término é em março de 2022. 

Informações
A Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), coordena o maior Programa de Conservação e Manutenção da Malha Viária da Cidade de São Paulo e, no momento, 28 trechos estão em andamento e sete a iniciar, totalizando uma área de mais de 700 mil m² de recape. Somando as áreas já concluídas e as novas vias contratadas, o programa de recapeamento já ultrapassou a marca de 2,1 milhões de metros quadrados. Desde o dia 20 de junho, 44 trechos foram finalizados, correspondente a uma área de mais de 1,5 milhão de m². Importante ressaltar que, após o serviço finalizado pelo programa de conservação e manutenção da malha viária, as vias entram no cronograma da CET para sinalização.
O recapeamento em curso na cidade usa as tecnologias da informação e de engenharia para diagnosticar as condições e os problemas nas vias, soluções de recomposição do pavimento de acordo com a patologia apresentada e recuperação da malha viária com asfalto de qualidade superior como o SMA (Stone Matrix Asphalt, composto por polímero e fibra). Essa mistura é utilizada na Europa em países como a Alemanha, Suécia e Inglaterra, sendo mais resistente à fadiga.
As informações sobre o programa são compiladas e atualizadas em tempo real, através do Portal: https://recape.prefeitura.sp.gov.br/recape/ 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp