10/09/2012 às 10h29min - Atualizada em 10/09/2012 às 10h29min

Autoridade e limites na família e na escola: O saber repensando o comportamento

A abertura do Congresso Saber 2012, que acontecerá no dia 20 de setembro às 09h00, será marcada pela palestra gratuita do Dr. Flávio Gikovate, médico psiquiatra formado pela USP em 1996.

Sieeesp

Atualmente o congressista trabalha com psicoterapia breve, tendo atendido aproximadamente oito mil pacientes.

Gikovate também é conhecido por se tratar de um autor consagrado, com várias obras publicadas – inclusive no exterior - e quase um milhão de livros vendidos.

Para dar inicio as discussões que rodeiam o tema central do nosso evento “Autoridades e Limites na Família e na Escola: O Saber repensando o comportamento”, o Dr. Flávio Gikovate produziu o artigo abaixo. Leia e saiba mais sobre o assunto do congresso.

É essencial pensar na educação levando em conta que o futuro não será a continuidade daquilo que estamos vivendo agora: o consumismo e a excessiva preocupação com aspectos superficiais da existência, que acabariam por nos levar ao caos e à autodestruição do planeta.

Educar torna-se cada vez mais complexo e exigente, já que a maturidade emocional é essencial para que os futuros adultos aceitem e consigam conviver bem com a diversidade.

O avanço emocional e o senso moral seguem a mesma rota e passam pela sofisticação da competência empática, requisito para a boa aceitação do outro (também indispensável para o futuro sucesso no plano profissional).

A educação tolerante e permissiva, que tem sido a tônica das últimas décadas, não cria as condições para a competência necessária em um mundo onde haverá necessidade de conhecimento, disciplina e boa capacidade de se relacionar com os parceiros profissionais.

É essencial que a educação volte a ser mais firme e que regras e limites sejam claros e definidos. Somente assim os futuros adultos estarão em condições de atingir a maturidade emocional e moral típica do que chamamos de “inteligência emocional”. 

Os avanços no entendimento da psicologia humana têm que contribuir para que sejamos capazes de formar uma geração mais harmoniosa e feliz. Isso implica a valorização de virtudes acessíveis a todos (democráticas) e não das propriedades que privilegiam uns poucos (aristocráticas).

Para se alcançar objetivos concretos e avanços consistentes na boa formação emocional e moral dos jovens é preciso que eles estejam submetidos a um único conjunto de valores éticos. Isso significa que os pais terão que se comportar de modo coerente e “afinado”, pois não há nada pior do que posturas diferentes dentro da própria família.

Portanto, pais consistentes deverão buscar uma escola que respeite os mesmos valores que eles valorizam e defendem.

Dr. Flávio Gikovate

Médico-psiquiatra e psicoterapeuta.

Serviços:

As inscrições vão até o dia 14 de setembro.

Congresso e Feira Saber – De 20 a 22 de Setembro de 2012 – Centro de Exposições Imigrantes – Km 1,5 da Rodovia dos Imigrantes – São Paulo/SP.

Haverá transporte gratuito (ônibus) que partirá do Metro Jabaquara.

Para mais informações, acesse: www.congressosaber.com.br

Credenciamento de jornalistas:

Assessoria de Comunicação – Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo (Sieeesp).

Adhemar Oricchio: [email protected] – (11) 5583-5564

Alex de Souza: [email protected] – (11) 5583-5516

Gisele Carmona: [email protected] – (11) 5583-5517

Para inscrições de visitantes:

Departamento de Cursos: (11) 5583-5523 ou pelo site: www.congressosaber.com.br.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »