14/09/2015 às 16h24min - Atualizada em 14/09/2015 às 16h24min

Agility Networks acelera a rede da Camil Alimentos com solução da Riverbed Technology

Seis enlaces MPLS (Multiprotocol Label Switching) foram “turbinados” com soluções de Otimização de WAN (Wide Area Network) e Aceleração de Aplicações da Riverbed

Capital Informação

A Agility Networks, integradora brasileira especializada em soluções de segurança, data center e entrega de aplicações, foi a empresa responsável pela consultoria no projeto, venda, implementação e suporte da solução de otimização de rede de longa distância (WAN- Wide Area Network) e aceleração de aplicações da Camil Alimentos, uma das principais empresas do ramo alimentício no Brasil e na América Latina. A solução SteelHead da Riverbed Technology é a responsável por aumentar o desempenho da rede corporativa da Camil, garantir sua segurança e seu bom funcionamento.

A Camil Alimentos S/A (BM&FBOVESPA: CAML) foi fundada no ano de 1963 na cidade de Itaqui (RS). Atualmente, o grupo conta com marcas líderes em suas categorias: Camil (grãos), União (açúcar) e Coqueiro (pescados). Multinacional brasileira, atua também na América Latina com as marcas Saman (Uruguai), Tucapel (Chile), Costeño (Peru) e La Loma (Argentina). Com a migração da infraestrutura de seu data center da matriz, localizada no bairro da Lapa, em São Paulo (SP), para o modelo de colocation dentro do UOLDIVEO, além da conexão com suas principais filiais em Itaqui (RS), Camaquã (RS), Rio Grande (RS) e em Navegantes (SC), foi necessária a atualização da sua rede. 

“De nada vale realizar um grande investimento em TI sem ter a garantia de que ela será eficiente, ágil e terá alta disponibilidade. Como nossa organização possui operação e logística críticas, que não podem parar, a melhor solução para infraestrutura distribuída é a otimização de redes WAN”, afirma Márcio Cassan, coordenador de Tecnologia da Camil Alimentos. “Com sistema de comunicação e acesso às aplicações mais rápido e melhor desempenho, aprimoramos sensivelmente a performance da rede e reduzimos o tempo de resposta de nossas aplicações remotas, aumentando assim a produtividade de nossos colaboradores. A migração foi transparente para o usuário e estamos muito satisfeitos”, complementa.

Esta solução de otimização de redes e aplicações permite que a Camil acesse seus dados e aplicações de forma segura, sem interrupções e de forma rápida, diminuindo também os custos operacionais nas localidades remotas. Ela permite alto desempenho das aplicações na infraestrutura híbrida da empresa, fornece maior visibilidade sobre a rede e sobre a performance das aplicações, e sobre a experiência do usuário final. Além disso, possibilita maior controle por meio de abordagem que reconhece os aplicativos de redes híbridas e seleção de caminho baseada em políticas centralizadas.

“As aplicações que tiveram ganho de desempenho foram os acessos aos arquivos e velocidade de impressão pela WAN, as aplicações web, de e-mail, SSL, assim como no tráfego e a sincronização de storage. Acelerar os protocolos suprimindo comunicações excessivas e que, em links WAN se traduzem por lentidão, foi fundamental para a Camil”, explica Geraldo Vanberghem, diretor Comercial da Agility Networks. “A solução Riverbed SteelHead garante escalabilidade para a perfeita distribuição das aplicações e com a mesma eficiência de uma rede local (LAN) para todos os pontos e perfis de arquitetura. Isso aplica-se para um grande site ou apenas para um usuário móvel. A consultoria da Agility Networks foi determinante para a escolha da melhor solução e a estratégia mais aderente ao nosso negócio”, afirma Márcio Cassan.

Com base em um conjunto de diversas técnicas e algoritmos, as tecnologias utilizadas para esta otimização permitem acelerar em maior ou menor medida o fluxo de informação e aplicativos dentro da rede, otimizando assim a utilização dos recursos disponíveis, permite economia de custos, rapidez no fluxo de informação e melhorias na qualidade de serviço percebida no acesso e processamento dos diversos usuários conectados à rede. Ela também resulta em agilidade com que os negócios podem responder aos clientes, aumentando as receitas da empresa.

Para se ter uma ideia, pode-se alcançar ganhos de performance de até 100 vezes, dependendo da aplicação e da latência da rede WAN. A tecnologia da Riverbed também reduz a quantidade de tráfego na WAN, tendo em vista que ela evita a duplicidade de dados e os otimiza – até mesmo enviado as informações inéditas de forma comprimida – obtendo-se reduções de até 95% na utilização de WAN.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »