09/09/2015 às 16h30min - Atualizada em 09/09/2015 às 16h30min

Setes dicas para a formação cultural global das crianças

“Os pais são os espelhos dos filhos por toda vida. Dar o exemplo é sempre o melhor caminho e o incentivo de boas condutas começa em casa”, diz a educadora.

Gilberto Souza - Equipe Andrea Comunicação

Optar pelo ensino bilíngue desde pequeno é, sem dúvida, uma das principais formas de incentivar e promover mais conhecimento. Para auxiliar os papais e mamães nesta fase tão especial de descobertas e ensinamentos constantes, Carla Marques, diretora da Tiny People Bilingual School, apresenta mais sugestões para ampliar a cultura das crianças a partir do primeiro ano de vida.
 
“Os pais são os espelhos dos filhos por toda vida. Dar o exemplo é sempre o melhor caminho e o incentivo de boas condutas começa em casa”, diz a educadora.

 


1- Visitação de exposições, filmes e teatros - o interesse pela cultura brasileira e global pode e deve ser incentivada por meio de passeios a esses locais, pelo menos uma vez por mês. A criança tem um tempo diferente do adulto, claro, mas a experiência vivida é muito bem absorvida por meio de imagens, sons, texturas, movimentos, mesmo pra aqueles que não sabem ainda andar ou falar. 
 
2- Contação de histórias – há muitos espaços públicos com esse perfil e com assuntos muito interessantes, vale sempre a pena. Crie o hábito primeiramente de contar as histórias para os pequenos em casa também, seja em um dia estipulado da semana e ou horários. Essa ação continua desenvolve laços afetivos importantes dentro da família e amplia a imaginação e criatividade das crianças.
 
3- Programas televisivos, desenhos, séries nacionais, internacionais e canais de internet – esse é um processo sem volta. É comum vermos crianças com um ano de idade já acessando a internet ou, infelizmente, pais por falta de tempo deixando os mirins muito tempo na frente das Tvs. Seleção, opção e bom senso são palavrinhas mágicas na hora de se perguntar o que seu filho(a) está absorvendo. Eles são uma esponja, por isso, opte por desenhos altruístas, como por exemplo, o Show da Luna- uma garotinha muito curiosa em apreender sobre tudo!
 
4- Desenvolvimento Escolar – a escola é extensão da família, da cultura e do comportamento da criança. A escolha pela instituição valerá por toda vida, por isso pesquise sobre as práticas pedagógicas da escola, se ela promove a formação dos professores, se realiza ações de responsabilidade social, entre outros atributos. A interação da família no processo de aprendizado também é essencial. Além de garantir que a criança cumpra horários e atenda solicitações da escola (uniforme, materiais, lição, e outros), não deixe que as crianças faltem nas aulas, promova a amizade com amigos para relação interpessoal e valorize o respeito e gentileza por professores e demais profissionais da instituição. Mostre o prazer de estudar e aprender coisas novas e converse com seu filho sobre o dia dele na escola, o que aprendeu e pedir para a criança ensinar algo para você.
 
5- Gastronomia - bons hábitos começam em casa e a decisão é dos pais pela a oferta saudável. Sugiro apresentar alimentos coloridos, contar os benefícios e histórias de cada alimento e países de origem.
 
6- Inteligência Emocional –Saber falar não é um ato de amor e mais do que isso, ensina as crianças a lidarem com frustrações e entenderem que há limites. A cultura comportamental é importantíssima para criar cidadãos bem resolvidos.
 
7- Cidadania – Muito mais do que boas maneiras, ter consciência coletiva é essencial. Além de respeitar a si mesmo, é preciso respeitar o próximo e o meio ambiente. Além de conversar com seu filho(a), suas ações são o maior e mais eficaz ensinamento: não estacionar em cima da faixa de pedestres, praticar caridade e não falar alto em locais públicos são alguns exemplos.
 
 
“Na escola bilíngüe, a criança tem acesso a uma educação multicultural, aproximando-a do mundo, ampliando sua formação cultural. Além disso, existem as vantagens cognitivas, pois é na infância que ocorrem as conexões neurais (sinapses) responsáveis pela construção da base do conhecimento e de sua estruturação. Estimulando o cérebro, a criança torna-se mais inteligente.”
 
 
Tiny People- www.tinypeople.com.br 
 
Assessoria de Imprensa:
 
Andrea Feliconio - www.andreafeliconio.com.br
11-2628-0620 | 9 9144-9663.
E-mail: andrea@andreafeliconio.com.br.
Redes Sociais: @andrea Feliconio
Instagram:@feliconiopautas. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »