03/11/2022 às 01h18min - Atualizada em 03/11/2022 às 01h18min

Lente de contato: Quem pode usar e quais são os cuidados necessários?

O uso incorreto pode causar doenças graves e até mesmo cegueira, explica especialista do Hospital Japonês Santa Cruz

Na Califórnia, o caso de uma paciente que tinha 23 lentes de contato perdidas dentro do olho e foram removidas por um oftalmologista viralizou recentemente nas redes sociais e trouxe o alerta sobre os perigos relacionados à falta de cuidado com as lentes.

Dra. Tatiana Tanaka, oftalmologista do Hospital Japonês Santa Cruz - que possui Pronto-Atendimento Oftalmológico 24h, explica que as lentes de contato são indicadas para pacientes com erros de refração (como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia) e irregularidades corneanas.

Um estudo inglês publicado no ano passado no periódico Eye, apontou que as opacidades corneanas representam a quinta causa de cegueira no mundo, tendo como principal causa a ceratite infecciosa ou úlcera de córnea (lesão causada por vírus, bactérias, fungos ou parasitas). “A úlcera, quando profunda, causa a formação de uma cicatriz na parte da frente do olho prejudicando a visão. Casos graves que não respondem ao tratamento podem evoluir até mesmo para perfuração ocular”, explica a oftalmologista do Hospital Japonês Santa Cruz, Dra. Tatiana Tanaka.

Um estudo conduzido na Carolina do Norte determinou que o risco de desenvolver úlcera de córnea é cerca de 9 vezes mais comum nos pacientes usuários de lentes de contato.  Isso se explica pelo fato de que a lente de contato reduz a troca da lágrima durante o piscar e facilita o acúmulo e adesão de micróbios na córnea.

Como então usar as lentes de contato?

“É importante que a lente de contato seja adaptada e prescrita pelo oftalmologista. Nem sempre o grau é o mesmo dos óculos. “Além disso, uma lente frouxa ou apertada pode causar desconforto, infecções corneanas e o crescimento de vasos anormais na córnea”, fala a especialista.

O tempo de uso e substituição das lentes deve ser respeitado, assim como o uso de soluções de limpeza e formas de limpar e armazenar as lentes. Outras recomendações sobre o uso correto são não dormir, não tomar banho, nem entrar no mar, rio ou piscina com as lentes; usar colírios lubrificantes sem conservante e alternar as lentes com os óculos.

“Em caso de desconforto, dor, olhos vermelhos ou visão embaçada, suspenda o uso e procure atendimento especializado”, conclui.

 

Sobre o Hospital Japonês Santa Cruz
Inaugurado em 29 de abril de 1939, em São Paulo, com a missão de auxiliar os imigrantes japoneses e oferecer um atendimento médico-hospitalar de excelência no Brasil, o Hospital Japonês Santa Cruz (HJSC) se dedica a proporcionar uma vida melhor e mais saudável à toda população. Com destaque nos serviços em oftalmologia, neurologia, ortopedia, cardiologia, entre outras especialidades, a instituição possui mais de 170 leitos distribuídos entre apartamentos, enfermarias e UTI, complementada com uma unidade específica para o transplante de medula óssea. Anualmente, a entidade realiza mais de 1 milhão de atendimentos, em mais de 40 especialidades médicas e tem em sua estrutura três pronto-atendimentos (geral, ortopédico e oftalmológico) e dois centros cirúrgicos (geral e oftalmológico), capacitados para atendimentos de alta complexidade. O Hospital Japonês Santa Cruz tem certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA II), que atesta a segurança e qualidade dos processos assistenciais e médicos.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp