31/08/2015 às 15h27min - Atualizada em 31/08/2015 às 15h27min

MPB Jazz resgata e recupera memória musical do Teatro Paiol

Projeto, financiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, restaura shows realizados durante 10 anos

NCA Comunicação
Divulgação

Resgatar a história dos shows realizados no Teatro Paiol durante 10 anos e resgatar esses momentos para perpetuá-los no cenário cultural do Paraná. Da proposta nasceu o projeto "Restaurando a Memória da Música do Teatro Paiol", desenvolvido pela MPB Jazz Promoções e Eventos, que foi selecionado no edital da Fundação Cultural de Curitiba - Mecenato Subsidiado, em 2011, e financiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

De acordo com a sócia da produtora Cris Mascarenhas, a ideia era resgatar a história cultural de um lugar muito especial para a cidade que é o Teatro Paiol. "Seu charme peculiar encanta a cada show realizado, aproxima o público do artista e transforma momentos em magia e emoção. Ídolos e fãs se misturam num aplauso extasiante", descreve. 

Tudo começou com uma longa pesquisa no acervo do teatro e da Casa da Memória de Curitiba, onde foram encontrados todos os arquivos dos shows realizados no Paiol, mas a abrangência do projeto ficou restrita às apresentações realizadas entre 1992 e 2002. Os shows, gravados em fitas K-7 e VHS, foram convertidos em CDs e DVDs, respectivamente. Também foi elaborado o livreto "Índice dos Shows".

Cris Mascarenhas afirma que "tentamos ser o mais fiel possível aos registros existentes, e para isso, contamos com a eficiente colaboração e a expertise da pesquisadora Laís Pires, também sócia da produtora", assinala. Cris destaca que Laís participou da produção de vários dos shows apresentados no Paiol, fato que foi fundamental para a identificação de músicos. 

Para comemorar a finalização do projeto, a MPB Jazz convidou a cantora paulista Célia e o trio curitibano Tao do Trio, composto por Suzie Franco, Cris Lemos e Fernanda Sabbag, para um show no Teatro Paiol. O evento contou com a regência do maestro, músico e arranjador Vicente Ribeiro, e foi acompanhado por Fábio Cardoso no piano, Sandro Guaraná no baixo e Fernando Rivabem na bateria. "Com este show realizado para convidados, funcionários da Fundação Cultural de Curitiba e incentivadores, concluímos o que chamamos de um projeto inesquecível, pela importância da recuperação da memória musical do Teatro Paiol", coloca Cris. 

Sobre a MPB Jazz - atuando no mercado desde 2004, a produtora é responsável pela realização de vários shows no país e no exterior, e com talentos da MPB como, por exemplo, Emilio Santiago, Rosa Maria, Luiz Melodia (em Nova York), Leny Andrade, Jorge Aragão, Arlindo Cruz, Paquito D’Rivera, Daniel Miglivacca, Sandra de Sá, Ângela Maria e Cauby Peixoto. Também produziu o espetáculo do humorista Ary Toledo e esteve presente em várias edições da Virada Cultural em São Paulo e em Curitiba.

Lei de Incentivo à Cultura - Mecenato Subsidiado - tem o propósito de estimular o amplo conhecimento dos bens e valores culturais, utilizando os mecanismos de incentivo fiscal para promover projetos de criação, produção e difusão artística e cultural. Para isso, são contempladas as áreas de música, artes cênicas, audiovisual, literatura, artes visuais, patrimônio histórico, artístico e cultural, folclore, artesanato, cultura popular e demais manifestações culturais tradicionais. A Lei Municipal de Incentivo à Cultura, implantada em 1993, é uma das mais importantes ferramentas para a produção cultural na cidade. São frutos da lei centenas de produções culturais e artísticas que representam a maior parte da atual cena cultural curitibana.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »