28/08/2015 às 12h40min - Atualizada em 28/08/2015 às 12h42min

Instituto Valor e Universidade Mackenzie promovem o CSO Summit

Instituto Valor e Mackenzie trarão a São Paulo alguns dos melhores especialistas do setor para debater temas relacionados a crimes cibernéticos

Rodrigo Freitas
Divulgação

No próximo dia (3) de setembro, o Instituto Valor e a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) promoverão o CSO Summit | 1º Seminário Nacional de Cyber Segurança. O objetivo é criar uma visão compartilhada de como as empresas e cidadãos podem se proteger de ataques cibernéticos, aumentando a consciência e a compreensão dos líderes empresariais e do governo.

Será o maior encontro de especialistas em Cyber Segurança realizado no Brasil. Estarão reunidos, em um mesmo evento, alguns dos mais representativos profissionais e pesquisadores do país e do exterior, dispostos a debater problemas e soluções que poderão ser empregados em vários níveis empresariais e governamentais.

O assunto entra novamente em pauta devido à reincidência de casos em todo a rede mundial. Nos EUA – um dos maiores alvos de crimes virtuais – estima-se que o ataque hacker do último mês de setembro, contra o Escritório de Gestão de Pessoal dos EUA, tenha atingido cerca de 21,5 milhões de pessoas. Além da perda de milhares de números de previdência, o caso gerou tensão entre os líderes americanos devido aos mais de 30 anos de dados roubados. Todavia, os casos mais comuns são os que envolvem as compras via cartão de crédito.

Segundo estudos, a cada 100 compras online, quatro são fraudadas pelos chamados “golpistas da internet”, por meio de informações da conta bancária da vítima. Juntamente a isso, pesquisas acerca do “Managing cyber risks in an interconnected world” da PWC, apontam que, ano passado, houve um aumento de 48% de ataques cibernéticos, chegando a 42,8 milhões, o equivalente a 117.339 novos casos todos os dias; o Brasil ocupa a quarta colocação entre os mais atacados pelo conteúdo malware, atrás apenas dos EUA, China e Índia.

Diante destes fatos, especialistas indicam que nosso país está na rota dos criminosos cibernéticos, pois tem lacunas na legislação e falta de uma política pública de enfrentamento destes casos. Buscando trazer à tona esses e outros dados, os pesquisadores irão apresentar soluções e discutir propostas para o futuro do setor no país.

O primeiro painel do evento é intitulado "Estratégia Nacional de Defesa – Forças Armadas, Governo e Políticas Públicas", que contará com as participações de Coriolano Almeida Camargo, professor da Pós-Graduação de Segurança da Informação e Inteligência do Mackenzie, Demi Getschko, presidente do NIC.br – Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR e Raphael Mandarino Junior, ex-diretor do Departamento de Segurança da Informação e Comunicações do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

O segundo painel, denominado "Segurança da Informação e Inteligência Cibernética", terá como debatedores Archises Moraes, analista de inteligência e segurança da RSA, Marcelo Ribeiro Câmara, gerente de pesquisa e inovação em segurança do Banco Bradesco, e Thiago Bordini, professor dos cursos de Pós-Graduação em Computação Forense da Universidade Mackenzie em São Paulo e diretor de tecnologia e pesquisa na NS Prevention Inteligência.

Os participantes do evento também poderão apreciar a peça de teatro "O mundo dos ataques Cibernéticos", que tem a direção de Bernardo Galegale e a produção de Vivian Vineyard. A peça terá quinze minutos de duração, dividida em três atos de cinco minutos cada, apresentados ao longo da programação da manhã.

Após o almoço, a terceira parte do evento contará com as participações de Leandro Bennaton, gerente global de segurança & auditoria da Terra Networks (Grupo Telefônica), e dos keynote speakers internacionais; Daniel Ackerman, legal adviser de cyber segurança do Governo dos Estados Unidos; e de Michel McAndrews, ex-agente do FBI, ambos por vídeo conferência.

Encerrando o evento, o último painel receberá Jeff Crume, engenheiro de TI da IBM Security Systems e arquiteto de segurança com experiência mais de 30 anos na indústria de TI. Autor do livro "Inside Internet Security: What Hackers Don't Want You To Know”, co-autor do manual "Information Security Management Handbook", e escritor de vários artigos sobre criptografia, segurança de computação em nuvem, redes privadas virtuais e gerenciamento de identidade.

Serviço:

Evento: CSO Summit | 1º Seminário Nacional de Cyber Segurança

Data: dia 03 de setembro

Horário: das 8h às 17h30

Local: Auditório Escola Americana - Universidade Presbiteriana Mackenzie

Endereço: Rua da Consolação, 930 - Consolação- SP

Inscrições e outras informações sobre o Seminário podem ser acessas no site e nas redes sociais:

www.csosummit.org.br

www.facebook.com/CSOSummit

www.twitter.com/SummitCSO

 



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »