31/08/2012 às 11h31min - Atualizada em 31/08/2012 às 11h31min

4 benefícios que a meditação traz para sua VIDA/Carreira

Ministro Ayres Britto admite usar a meditação como arma para encarar a pressão do julgamento do mensalão; confira vantagens desta prática milenar para a sua carreira

MC Mogianos de Coração - Moderador

Meditar relaxa e diminui o estresse causado pelo trabalho, diz especialista

São Paulo – Para suportar a pressão e a pesada carga de trabalho em tempos de julgamento do mensalão,

o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ayres Britto, recorre a um aliado milenar: a meditação. Para ele, 30 minutos de prática ao dia bastam para ajudá-lo a presidir o maior julgamento da história do Brasil.

Embora a associação a crenças orientais seja comum, meditar não tem nada a ver com religião. “Seja qual for a crença, qualquer um pode fazer”, diz a instrutora de meditação, palestrante e escritora Sandra Rosenfeld.

A prática da meditação, existente há milhares de anos, é democrática: todo mundo que quiser pode se aventurar. “Há muito tempo a meditação deixou o campo do esoterismo, sendo hoje utilizada em vários tratamentos de saúde balizados por pesquisas científicas”, explica Sandra.

Ela define a meditação como a arte de aquietar a mente. “É como se fosse um guia que nos leva ao autoconhecimento por meio do contato com nós mesmos, ao mesmo tempo em que relaxa, aquieta a mente e nos mantem no presente, que é onde de fato podemos interagir”, diz Sandra.

Os benefícios experimentados pelos praticantes extrapolam o campo pessoal e são percebidos também em suas carreiras, como no caso do presidente do STF, garante Sandra, que também é coach. Confira o que você também pode ganhar ao aderir à prática:

1 Concentração e atenção

“A meditação traz o praticante para o tempo presente”, diz Sandra. Com isso, pensamentos focados no passado ou no futuro se dispersam e, com eles, vão também emoções indesejáveis. “O passado quando é bom provoca nostalgia, quando é ruim, tristeza. Pensar no futuro é angustiante, pois se trata de uma incógnita”, explica Sandra.

De acordo com ela, eliminar a interferência desses pensamentos e emoções é como tirar um véu do rosto. “As pessoas começam a ver as coisas como elas realmente são”, diz Sandra. A consequência disso é que sobra mais atenção para o que realmente existe: “o aqui e o agora”.

Meditar exige um método de concentração. “Pode ser contagem, contemplação ou ainda a fixação em um mantra”, explica Sandra. Além disso, o praticante precisar estar bastante atento à postura e à respiração.

Mesmo depois de concluir a prática, o aluno carrega consigo estas habilidades. E profissionais que não se perdem em pensamentos e conseguem manter atenção total ao trabalho são muito mais produtivos.

2 Criatividade

Boas ideias costumam desaparecer quando estamos nervosos, angustiados e com o coração querendo “sair” pela boca. Sensações desta ordem simplesmente bloqueiam a mente para a criatividade.

“Meditar aumenta a tranquilidade porque os batimentos cardíacos diminuem e a pessoa entra em um estado de relaxamento”, diz Sandra. A calma e a serenidade de estar no momento presente, diz Sandra, são fundamentais para quem está em busca de novas ideias.

3Observação

Meditar é observar você mesmo. A respiração e a postura devem ser cuidadosamente notadas durante a prática. Enquanto isso, o desfile de pensamentos entra em cena. A dica, diz Sandra, é não combatê-los. “Deixe-os passar”, recomenda.

Sem julgamentos, sem juízo de juízo de valor, eles desfilam enquanto você os observa sem se envolver com eles. “Por isso, o praticante de meditação se torna mais observador”, diz Sandra. Saber observar antes de agir é uma habilidade que deve ser desenvolvida por quem busca sucesso na carreira profissional.

4 Menos estresse

Quem já experimentou sabe: acalmar a mente é condição básica para conseguir avançar na prática de meditação. O resultado é a sensação de relaxamento. “Nesse momento o stress diminui”, explica Sandra.

“Pesquisas científicas também indicam que a prática libera endorfina e serotonina”, diz Sandra. O último destes dois hormônios é responsável pela sensação de prazer no organismo enquanto o primeiro é um poderoso analgésico natural que também causa bem-estar.

Sentindo-se melhor e livre do estresse, a tendência é ficar menos doente, lembra Sandra. “Muitas doenças são efeitos colaterais de uma vida estressada”, diz a instrutora. Pessoas que ficam menos doentes faltam menos ao trabalho.

TREINAMENTO AUTÓGENO BÁSICO – Roteiro Inicial - 3 primeiros exercícios

Extrato da 1ª. parte do Treinamento, do Livro abaixo:

Fonte:  Poder do Relaxamento, O  - Livro Cliping - Autor Claret, Martin, editora Martin Claret. 

        13x20cm 135pgs. Vários Métodos de Relaxamento.  Custo ~ R$ 20,00

        Mojilivros Rua José Bonifácio Mogi Mirim - [email protected]

Preparação :                                                                                                            

- Ambiente : Aposento calmo, semi-escuro e temperatura agradável, evitando-se estímulos sonoros, luminosos e táteis.

- Postura do corpo: Deitado - braços levemente flexionados; antebraços quase paralelos ao corpo, palmas para baixo; travesseiros sob a nuca.

- Preparação inicial

- Iniciar, pensando numa idéia para relaxar,

- Respirar lenta e profundamente, três vezes.

         - “ Sinto-me completamente tranqüilo, calmo ... relaxado...".

         - Visualização das três partes da rosa, inalando o ar.

1o. Exercício : 

- " Meu  braço direito está pesado..pesado...pesado...pesado...pesado...pesado como chumbo ,

    mas estou calmo, tranqüilo, bem á vontade ". ( 6 x - vezes )

- Idem para o braço esquerdo, perna direita e perna esquerda.

Vivência :   Total relaxamento,eliminando cansaço físico e tensão orgânica.

        Dar a rosa...contemplá-la.

        Obs.não forçar ( concentração passiva ).

2o. Exercício :

- “Meu braço direito está ficando quente...quente...quente...quente...quente...quente...

Um calor agradável invade meu braço direito desde as pontas dos dedos até o ombro”. (6 x).

- Idem com o braço esquerdo,

- “Minha  perna direita está ficando quente...quente...quente...quente...quente...quente...

   Um calor agradável invade minha perna direita desde os dedos do pé até a coxa ". ( 6 x).

- Idem com a perna esquerda.

        Vivência : afetividade

        Obs. É possível, por comutação, sentir, em segundos, peso e calor :

         " Todo o meu corpo está pesado e quente" ; " estou plenamente tranqüilo ".

3o. Exercício :

- “Meu coração bate forte e firmemente”. (6 vezes), " Meu coração bate Forte, firme e saudavelmente (6 vezes).

Meu coração estimula o sangue pelo corpo, irrigando todos os tecidos e  células do corpo ... principalmente aquela parte que mais precisar...". (6 x)

         Propósito : “Sinto-me firme, corajoso, seguro e auto-confiante”.

Fonte:  Poder do Relaxamento, O  - Livro Cliping - Autor Claret, Martin, editora Martin Claret. 

         13x20cm 135pgs. Vários Métodos de Relaxamento.  Custo ~ R$.20,00   

          Mojilivros Rua José Bonifácio Mogi Mirim - [email protected]

       


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »