27/08/2015 às 16h37min - Atualizada em 27/08/2015 às 17h09min

Sonoridade e ritmo dos contos de repetição marcam narrativa infantil

Pluricom

Os contos cumulativos, ou de repetição, são velhos conhecidos de muitas gerações. São aqueles que em cada frase um novo elemento é acrescentado diversas vezes na narrativa, como a história da Velha a fiar e Um elefante incomoda muita gente. Em O melhor da festa, lançamento da Editora do Brasil, a escritora Nye Ribeiro utiliza esse artifício da língua portuguesa para construir uma obra criativa e divertida.

"A inspiração para escrever este livro nasceu há muito tempo, com uma brincadeira que se ensinava às crianças para desenvolver a memória. Elas tinham que falar sem errar, repetindo o enredo diversas vezes a partir de cada novo personagem que surgia”, conta a autora. Na trama, o frade de boina preta e bengala torta vai atrás do gato de unhas compridas, que correu atrás do rato de pelo cinzento que entrou na igreja onde aconteceria um casamento muito especial. Aos inserir vários personagens, Nye Ribeiro mostra que, apesar de haver desentendimentos entre gato e rato, gato e cachorro e cachorro e vaca, todos podem conviver em perfeita harmonia e se divertirem. 

Integrante da coleção Hoje tem história!, o lançamento utiliza um enredo cativante para abordar questões importantes a serem trabalhadas nos primeiros anos escolares como o respeito, a alegria e a individualidade, temas fundamentais para a formação ética das crianças. Além disso, apresenta características importantes para que elas percebam a existência da diversidade, como um cachorro com orelhas compridas, uma vaca cega de um olho, uma galinha de penas rajadas e uma moça de cabelos vermelhos. 

As ilustrações delicadas e coloridas de Bruna Assis Brasil constroem um cenário lúdico de um local parecido com uma vila, com diversos e exóticos moradores. 

A publicação pode ser utilizada na realização de projetos de contação de histórias e programas de incentivo à leitura, ou para a diversão das crianças em casa, já que a repetição e a sonoridade de palavras na obra podem ser usadas como uma brincadeira divertida. 

O melhor da festa_p25

O melhor da festa_p25

Nye Ribeiro

Nye Ribeiro

Sobre a autora – Nye Ribeiro é educadora, jornalista, escritora e diretora editorial. Possui mais de 50 livros publicados, muitos deles pela Editora do Brasil, como A colcha de retalhos, A cidade que mudou de nome, De bem com a vida e a Coleção Convívio Social e Ética.

Bruna Assis Brasil

Bruna Assis Brasil

Sobre a ilustradora – Bruna Assis Brasil nasceu em Curitiba, é jornalista e ilustradora, estudou ilustração criativa e técnicas de comunicação visual em Barcelona.  

Título: O melhor da festa
Autora: Nye Ribeiro
Ilustrações: Bruna Assis Brasil
Número de páginas: 32
Formato: 21,5 x 25 cm 
Preço: R$ 39,40
Indicação leitora: 3º ano (a partir dos 8 anos) 
ISBN: 978-85-10-05872-8

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora do Brasil estão disponíveis no sitewww.editoradobrasil.com.br


Assessoria de Imprensa da Editora do Brasil:
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | bianka@pluricom.com.br
Elizandra Hengles | elizandra@pluricom.com.br
Katia Saisi | katiasaisi@pluricom.com.br
Gabriel Capucho | capucho@pluricom.com.br
Fone (11) 3774-6463 | pluricom@pluricom.com.br | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »