27/08/2015 às 15h10min - Atualizada em 27/08/2015 às 15h10min

Setor elétrico nacional cria soluções para fraudes em medidores eletrônicos

Prejuízos com invasões aos sistemas de softwares de concessionárias motivaram mudanças que serão apresentadas durante a Latin American Utility Week

A ocorrência de fraudes em medidores eletrônicos de energia elétrica no país tem chamado a atenção de empresas e institutos ligados ao setor. Isso porque, recentemente, uma concessionária do Mato Grosso do Sul sofreu fraudes em medidores eletrônicos de energia elétrica, acarretando prejuízos de R$ 87 milhões à empresa e de R$ 32 milhões na arrecadação de impostos. Para evitar novos ataques, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) desenvolve requisitos de segurança para avaliação de modelo de medidores de energia elétrica, como o Regulamento Técnico Metrológico (RTM), aprovado pela Portaria Inmetro 586/2012. O tema será abordado na 13º edição da Latin American Utility Week (LAUW), no próximo mês, em São Paulo.

De acordo com o Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade do Inmetro, Marcos Trevisan Vasconcellos, que ministrará a palestra, os novos modelos de medidores possuem os requisitos estabelecidos no RTM, o que garante a inalteração dos dados de medição e do próprio programa. “Isto implica que, para efetuar uma alteração no ajuste do instrumento, é exigida uma autenticação do responsável. Além disso, o instrumento deve registrar em sua memória um histórico das alterações realizadas para que seja possível rastreá-las e, no caso de uma fraude, evidência-la”, explica.

Além dos requisitos já estabelecidos, o RTM também permite que o software não seja atualizado sem a prévia aprovação do Inmetro como uma maneira de garantir a idoneidade de uma nova versão. “Cabe destacar que a aplicação destes mesmos requisitos vem sendo discutida com os fabricantes de medidores de água (hidrômetros) e de gás. Assim, estes instrumentos terão o mesmo nível de segurança exigido para os medidores eletrônicos de energia elétrica”, enfatiza o palestrante da LAUW.

Atualmente, o Inmetro está desenvolvendo pesquisas relacionadas à análise de código, proteção de software, algoritmos criptográficos e protocolos de segurança, sempre com foco na aplicação em medidores inteligentes e outros dispositivos dotados de software embarcado.

Solução - Uma das muitas vantagens de congressos realizados paralelamente à feiras, é a possibilidade de o participante ver, in loco, a aplicação de conceitos que são discutidos no evento. Exemplo disso são as soluções que serão apresentadas pela Elster, empresa expositora da Latin American Utility Week que acontece de 23 a 25 de setembro, em São Paulo. Líder mundial na fabricação e comercialização de soluções em medição de energia elétrica do país, a Elster Medição de Energia, também trabalha na busca de soluções para combater perdas não técnicas e proteger a receita das concessionárias. 

Uma das soluções mais reconhecidas é o sistema de medição centralizada Garnet, uma solução AMI (Advanced Metering Infrastructure) que permite à distribuidora acessar remotamente o ponto medido para desligá-lo ou religá-lo, sem a necessidade do deslocamento de um profissional, além de vários alarnes fornecidos pelo prórpio sistema. As vantagens são redução dos custos operacionais da concessionária e dificuldade de acesso ao medidor, evitando fraudes e diminuindo em até 90% as perdas de energia.

Sobre a LAUW
Organizada pela Clarion Events, a 13º edição da Latin America Utility Week (LAUW) reunirá as principais empresas de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, água e gás, gerenciamento de recursos energéticos e hídricos, redes e cidades inteligentes da América Latina. Paralelamente à LAUW acontece o tradicional Congresso Internacional, com diversos assuntos ligados aos setores relacionados com o evento. Na edição de 2014, o evento atraiu mais de 2 mil visitantes profissionais do setor e reuniu 135 congressistas de países da América do Norte, Europa, Ásia e América do Sul, 82 palestrantes e 52 utilities. A novidade desta edição será a retomada da premiação de projetos inovadores nas categorias Energy, Metering, Smart Grids, Smart System e Water & Gas. A LAUW acontece de 23 a 25 de setembro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP). 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »