26/08/2015 às 13h46min - Atualizada em 26/08/2015 às 13h46min

Contagem regressiva para o maior Congresso metroferroviário da América Latina

IMPRENSA AEAMESP

Na sua 21ª edição, a Semana de Tecnologia Metroferroviária, realizada anualmente pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP se tornou referência e o maior congresso técnico do setor de transporte de passageiros e cargas sobre trilhos. 

O encontro, com o tema central “Avanço das Redes: Necessidades Urgentes, será realizado de 8 a 11 de setembro de 2015, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), tem como objetivo valorizar, difundir e representar a tecnologia metroferroviária em todas as suas modalidades, nacional e internacional, promovendo a qualidade técnica de seus associados, e representando-os perante empresas, órgãos e institutos da comunidade científica e tecnológica.  

Desde a sua primeira edição em 1995, a Semana de Tecnologia Metroferroviária reúne os principais envolvidos e interlocutores da área para uma reflexão prática e crítica sobre os obstáculos que impedem a expansão e melhoria do setor metroferroviário brasileiro, e tem como principal objetivo propor diálogos e ações concretas para gerar projetos e mudanças efetivas na mobilidade urbano e interestadual do país. 

O congresso abordará tanto tendências e regulamentações quanto cases práticos de sucesso na implementação de tecnologias e técnicas construtivas. Através de painéis estratégicos e políticos, workshops técnicos e apresentações de trabalhos científicos, o evento tem o compromisso de difundir informações extremamente qualificadas bem como promover novas tecnologias para impulsionar o setor.

A Coordenação Técnica do Congresso busca estruturar os temas mais significativos e atuais, tendo em vista o enriquecimento do debate de soluções para a questão da mobilidade, o fortalecimento do transporte público e, sobretudo, a consolidação, modernização e expansão dos sistemas metroferroviários no País. 

Estão programados para a edição 2015 temas que mostram os benefícios econômicos e sociais da implantação de novas linhas metroferroviárias; o trataremos do papel que cabe a cada esfera de governo na melhoria da mobilidade nas cidades; a intercambiabilidade para a mobilidade, com foco no significado de haver a integração de diferentes modos de transporte, com multiplicidade de linhas e sistemas; o retorno do transporte  ferroviário de passageiros de médias e longas distâncias; o custo da imobilidade; o avanço metroferroviário no Brasil e na América Latina, a formação de novos profissionais para os sistemas metroferroviários; a integração do transporte individual com os sistemas de transporte público urbano entre outros de grande importância.   

“A concessão das linhas ferroviárias à iniciativa privada trouxe de volta o transporte de cargas por vias férreas. Agora chegou a vez dos passageiros voltarem para os trilhos nas viagens mais longas, um meio de transporte extremamente importante e necessário em um país como o nosso”, comenta o presidente da AEAMESP, Emiliano Stanislau Affonso. 

Paralelamente, a 21ª Semana de Tecnologia Metroferroviária acontecerá a METROFERR EXPO 2015. Trata-se de um  espaço estratégico especialmente criado para as empresas do setor divulgarem seus produtos e serviços e terem a oportunidade de ampliarem e consolidarem o seu network com um público altamente técnico e qualificado.     

Para conhecer as oportunidades da exposição, patrocínio, apoio institucional e participação de sua empresa no congresso e na METROFERR EXPO 2015, entre em contato com Cerne Eventos: cecilia.gregorio@cerneeventos.com.br.

Serviço
21ª SEMANA DE TECNOLOGIA e METROFERR
Data: 08 a 11 de setembro de 2015
Horário: 1º dia – 12 às 17h00
Horário: 2º ao 4º dia – 9h00 às 17h00
Local: Centro de Convenções Frei Caneca 
Endereço: Rua Frei Caneca, 596, 4º andar – São Paulo – SP

Após os painéis, os palestrantes atenderão a Imprensa na Sala VIP
Credenciamento à Imprensa até o dia 04/09 com

Katia Siqueira – siqueira.katia@digitalassessoria.com.br


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »