25/08/2015 às 10h29min - Atualizada em 25/08/2015 às 10h29min

Praça Victor Civita recebe coral infantil e de família do Guri

A apresentação, gratuita, ocorre em 30/8, às 11h

Baobá Comunicação

A Praça Victor Civita abre espaço, mais uma vez, à música clássica e traz o Coral Infantil e de Familiares do Guri em 30 de agosto, às 11h. A apresentação, gratuita, contará com a regência de Ana Yara Campos.

O coral teve sua primeira formação em 2012, com alunos de idades entre 8 e 12 anos de Iniciação Musical e Sequencial de todos os polos do Guri. O grupo já se apresentou no Grande Auditório do Masp, Teatro Grande Otelo e nos teatros dos CEUs, onde o programa atua. Também participou de encontros de coros, gravou o Especial de Fim de Ano da TV Cultura (2012), da gravação do CD do Coral Infanto-Juvenil do Guri, lançado em 2013, e da terceira edição do Prêmio Ernani de Almeida Machado, na Sala São Paulo.

Ana Yara Campos, por sua vez, tem formação em Música, Comunicação Social e mestrado em Educação. Participou intensamente do movimento coral paulista e frequentou cursos e festivais de canto coral na Alemanha, Portugal, Itália e EUA. Tem atuado junto a grupos infanto-juvenis, universitários, comunitários e de empresas, com ênfase na formação de professores e regentes. Em seu trabalho, destaca-se a elaboração de arranjos corais e peças para educação musical.

Já o Coral de Familiares, criado em 2012, foi formado, inicialmente, pelos parentes dos alunos do Coral Infantil. Em 2013, passou a abranger os familiares de todos os integrantes dos grupos infantis e juvenis. Com o intuito de integrar pais e familiares ao desenvolvimento educacional das crianças, é regido por Giuliana Frozoni, a atual gestora do Programa Guri Santa Marcelina. Ela é doutoranda em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais e bacharel em Regência pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Em sua trajetória, Giuliana dirigiu o Coral Juvenil do Guri, com o qual gravou o CD “Cantos Novos”. Atualmente, rege o Voz Moscada, grupo vocal formado em 2004.

Sobre o Projeto Guri – capital e grande São Paulo

O Guri é um programa que desenvolve o ensino musical e a inclusão sociocultural para 13 mil crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos em polos da capital e em cidades da Região Metropolitana. Sob gestão da Santa Marcelina Cultura, organização social  qualificada pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, o programa proporciona educação musical de qualidade aliada a uma intervenção social transformadora. Para mais informações, acesse o site oficial. www.projetoguri.org.br

Sobre a Santa Marcelina Cultura

Criada em 2008, a organização social Santa Marcelina Cultura administra dois programas de educação musical do Governo de São Paulo: o Guri, na capital – com seus grupos infanto-juvenis e a série Horizontes Musicais – e a Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP Tom Jobim) – com seus Grupos Jovens, Ópera Estúdio, Núcleo de Música Antiga e Camerata Aberta. Tem como objetivo criar um ciclo virtuoso para a formação musical na Região Metropolitana integrado a um sólido projeto de inclusão sociocultural.

Sobre a Praça Victor Civita

Projeto pioneiro na América Latina, inaugurada em 2008, a Praça Victor Civita é resultado da iniciativa do Grupo Abril em parceria com a Prefeitura do Município de São Paulo, o Itaú, a Even Construtora e a Petrobrás. A partir de um espaço com aproximadamente 14 mil metros quadrados e área verde com cerca de 80 árvores, a Praça oferece à população um espaço que propõe uma reflexão acerca da preservação ambiental. Também abriga o Prédio do Incinerador, instalado no antigo incinerador de Pinheiros, e desenvolve atividades de educação socioambiental, com cursos, palestras e visitas escolares, além de localização privilegiada e de fácil acesso através de transporte público ou carro. A Praça Victor Civita dispõe de um palco para espetáculos com arquibancada coberta para 290 pessoas, onde ocorrem apresentações musicais, passando pelo rock, samba e música clássica, também espetáculos circenses, aulas de arte, yoga e pilates, além de atividades no centro de convivência para a terceira idade (CIIPE). O projeto foi implementado a partir da iniciativa de reviver uma região degradada pelo acúmulo de detritos ao longo dos anos, uma vez que, entre os anos de 1949 e 1989, o espaço funcionou como centro de processamento de resíduos urbanos. Dentro das normas técnicas de acessibilidade, a área conta com uma exposição permanente sobre as formas, materiais e tecnologias empregadas no tipo de reabilitação ambiental do terreno. Além disso, a Praça Victor Civita conta com soluções arquitetônicas de reuso de água, economia energética e projeto paisagístico educativo. A Praça Victor Civita é aberta diariamente, das 6h30 às 19h, e toda a sua programação é gratuita. Para visita de grupos escolares é necessário agendamento. A Praça divulga suas atividades através do site www.pracavictorcivita.org.br e também  nas redes sociais Twitter (@pracavc) e Facebook (fb.com/pracavictorcivita). No site, o público pode se cadastrar para receber a newsletter da programação.

SERVIÇO

Coral Infantil e de Familiares do Guri

Data: 30 de agosto (domingo)

Horário: 11h

Local: Praça Victor Civita | Rua Sumidouro, 580 – Pinheiros

Ingresso: entrada gratuita*

Classificação: livre

Outras informações: (11) 3031-3689 ou www.pracavictorcivita.org.br

*A praça conta com uma arquibancada coberta com capacidade para 290 pessoas. Não é necessário retirar ingressos com antecedência.

** A capacidade total da Praça é de 1.400 pessoas e, atingido este número, os portões serão fechados.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »