13/04/2012 às 23h15min - Atualizada em 18/04/2012 às 23h15min

Chef ensina receita de Moqueca de Camarão

Especial para comemorar o Dia do Índio

Divulgação/JM Eventos

No dia 19 de abril, é comemorado no Brasil o Dia do Índio. Poucos sabem, mas um dos pratos da culinária brasileira que tem origem indígena é a moqueca. Preparada antigamente na panela de barro e urucum, a moqueca sofreu influência de espanhóis, portugueses e africanos, que tiveram participação importante na implementação de ingredientes que são utilizados até hoje, como a cebola, o coentro e o azeite de dendê.
Ao provar a moqueca, você não está simplesmente agradando o paladar, mas também recebe uma recompensa cultural por toda a história que envolve a criação do prato.
Se você ficou com vontade de apreciar ou conhecer os sabores da moqueca, confira a receita de uma deliciosa moqueca de camarão preparada especialmente por Joyce Matalon, chef da JM Eventos Gastronômicos.

Moqueca de Camarão (Rende 4 porções)

Ingredientes:
400g de tomates maduros sem pele e sem semente
400ml de leite de coco
Folhas de coentro
100ml de azeite de dendê
2 colheres (sopa) de suco de limão coado
Sal a gosto
1 litro de água
2 cebolas cortadas em rodelas
800g de camarão, grandes e limpos, temperados no sal, limão e pimenta branca moída
Pimenta dedo de moça á gosto

Modo de fazer:
Bata no liquidificador os tomates, o leite de coco, o azeite de dendê, o suco de limão, o sal e a água.
Em seguida, coloque a mistura em uma panela, acrescente a pimenta e leve ao fogo por cerca de 15 minutos para apurar. Acrescente o camarão, o coentro e a cebola e deixe no fogo por mais cerca de dez minutos. Corrija o sal e está pronto. Sirva com arroz branco e pirão.

Dica: Para fazer o pirão, coloque um pouco do caldo da moqueca ainda quente em uma panela e, com o fogo baixo, acrescente farinha de mandioca aos poucos até ficar espesso, mexendo sempre para não empelotar.

Chef Joyce Matalon (JM Eventos Gastronômicos)
Tel.: (11) 5012-4911
www.jmeventos.com.br


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »