19/08/2015 às 11h38min - Atualizada em 19/08/2015 às 11h38min

Liceu Santa Cruz festeja 10 anos de programa que trabalha a autoconfiança dos pequenos

Ação ajuda crianças de 6 e 7 anos a expressarem sentimentos, dialogar e buscar alternativas no dia-a-dia

Atelier de Imagem e Comunicação
Daniel de Almeida Prado

O colégio Liceu Santa Cruz, localizado na Mooca e pertencente ao Grupo A Educacional, realiza nesta quarta-feira, 19 de agosto, às 19h, uma festa para comemorar os 10 anos de implantação no Brasil do programa “Amigos do Zippy”.

O projeto, que nasceu em Londres, na Inglaterra, e que vem sendo desenvolvido em mais de 30 países, ajuda crianças de 6 a 7 anos a expressarem melhor os seus sentimentos, dialogar, perguntar, buscar alternativas para problemas, abordar o adulto para conversar. Essas são algumas das atitudes desenvolvidas pelas crianças que participam do programa do Zippy.

Implantado no Brasil entre 2004 e 2005 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), o programa teve início em modelo piloto, com 276 crianças de oito instituições da Grande São Paulo, incluindo o Liceu Santa Cruz. Uma avaliação profissional foi conduzida e demonstrou resultados animadores, semelhantes aos obtidos em outros países. Ao término dessa primeira etapa de trabalho foi fundada a Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC), representante exclusiva do Amigos do Zipppy no Brasil.

O evento contará com a presença de Tania Paris, fundadora da Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC); Robert Gellert Paris Jr.; Miriam Brito Guimarães; a primeira professora do projeto, Giseli Orsi; as professoras Tânia Galante e Valéria de Muro; e a orientadora educacional da escola, Edir Pereira e Silva.

“A implantação do programa gerou um ambiente acolhedor e respeitoso, em que os alunos perceberam a necessidade da mão estendida, do olhar carinhoso e receptivo, do abraço fraterno, do ombro que se tornou corpo e alma inteiros para que a cabeça do outro, também, inteiro encostasse levemente com a sua alma igualmente mais leve e acolhedora. Esse é o mérito do programa que apara arestas, torna o quadrado redondo, evitando, assim, confrontos físicos, bullying e pressão psicológica. O mérito maior revela-se na consciência do outro, no exercício da alteridade, formando seres humanos pessoas plenas”, diz Mirna Eloi Suzano (na foto), diretora do Liceu Santa Cruz.

Segundo Gustavo Lian, presidente do Grupo A Educacional, nas escolas do grupo o resultado pode ser confirmado, pois não existem brigas físicas entre os alunos há mais de 5 anos, situação ímpar em instituições de ensino brasileiras.

“O Amigos do Zippy foi muito importante pessoalmente. Tenho o exemplo dentro de casa. Fiz questão de colocar meu filho no projeto-piloto. Senti o benefício para o seu emocional. Hoje ele é um jovem de 17 anos que lida muito bem com as adversidades, procurando sempre a conciliação e a harmonia nos relacionamentos”, comenta Gustavo.

 

Sobre o Grupo A Educacional

Fundado em 1981, o Grupo A Educacional é uma rede com quatro escolas distribuídas em bairros da cidade de São Paulo: Aprendendo a Aprender, Concórdia, Horizontes Uirapuru e Liceu Santa Cruz. Conta ainda com um braço social, a Associação Educacional Uirapuru, que mantém duas creches em parceria com a Prefeitura de São Paulo: os centros de educação Campo Limpo IV e Tiquira.

 

Grupo A Educacional

www.grupoaeducacional.com.br

 

Colégio Liceu Santa Cruz

Rua São Nicásio, 420 - Mooca

www.liceusantacruz.com.br

 

cid:image003.jpg@01CE5AF5.76F0C120

cid:image003.jpg@01CE5AF5.76F0C120

 

 


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »