18/08/2015 às 11h53min - Atualizada em 18/08/2015 às 11h53min

Hospital Sírio-Libanês melhora o atendimento ao paciente com suporte móvel a decisões médicas

O número de tópicos vistos no UpToDate já ultrapassa 2.500 por mês, sendo as especialidades consultadas com maior frequência oncologia, informações sobre medicamentos, cardiovascular e neurologia

EPR Comunicação Corporativa

No Hospital Sírio-Libanês, cerca de quatro mil médicos permanecem atualizados nas melhores práticas médicas, seja no local de atendimento ou remotamente, usando o UpToDate® Anywhere - recurso de suporte a decisões médicas habilitado para tecnologia móvel, utilizado por mais de um milhão de médicos em todo o mundo. A ferramenta foi desenvolvida pela Wolters Kluwer, líder mundial em fornecimento de informações para profissionais e estudantes da área da saúde. Todos os meses, os médicos do hospital acessam mais de 2,5 mil tópicos médicos no UpToDate, particularmente nas áreas de oncologia, cardiovascular e neurologia.

 

Denise Basow, MD, presidente e CEO na Clinical Effectiveness, Wolters Kluwer Health, comenta: "Nós compartilhamos uma visão em comum com o Hospital Sírio-Libanês de aplicar o melhor conhecimento, derivado de pesquisa, experiência clínica e preferências dos pacientes para alcançar os melhores resultados no atendimento ao paciente". Dra. Basow acrescenta "O papel inovador do Hospital Sírio-Libanês nos cuidados da saúde brasileira é validado por um número crescente de hospitais em todo o país que adotam o UpToDate como um recurso fundamental para melhorar as decisões clínicas".

 

O Hospital Sírio-Libanês é reconhecido por sua história de excelência e liderança, bem como por seu papel pioneiro na área da saúde e na investigação médica no Brasil. O hospital cuida de mais de 120 mil pacientes por ano em seu complexo hospitalar de 100 mil m² no bairro Bela Vista, em São Paulo, além de três localidades adicionais: um centro de diagnósticos e ambulatório no Itaim Bibi, uma clínica multidisciplinar no Jardins e um centro de oncologia em Brasília.

 

Um dos principais objetivos da escolha desta renomada instituição de saúde pelo UpToDate Anywhere foi a possibilidade de dispor de dispositivos móveis para dar suporte à educação médica continuada para o seu corpo clínico, reforçando simultaneamente a qualidade do atendimento ao paciente. O aplicativo UpToDate permite acesso fácil por meio de um dispositivo móvel (smartphone ou tablet) a mais de 10.500 tópicos médicos, quer o médico esteja em uma sala de exames com um paciente, um consultório, uma clínica ou em casa. A ferramenta de suporte a decisões médicas melhorou a segurança do paciente no Hospital Sírio-Libanês e aumentou a eficiência no diagnóstico e no tratamento.

 

Na opinião do Prof. Dr. Luiz Francisco Cardoso, Superintendente de Pacientes Internos do Hospital Sírio-Libanês, “este sistema de apoio à decisão clínica criado por médicos e baseado em evidências,  UpToDate, tanto em sua versão web, utilizada desde 2010, como na recém implementada versão móvel, é extremamente útil na rotina dos profissionais da instituição”.

“O UpToDate permite que o médico do corpo clínico esteja sempre atualizado nas melhores práticas clínicas e, a qualquer momento, ele pode ter as suas dúvidas esclarecidas em relação ao diagnóstico e terapêutica dos pacientes, proporcionando um reflexo direto nos níveis de segurança e eficiência do tratamento”, acrescenta Prof. Dr. Cardoso.

 

O UpToDate foi implementado originalmente no Hospital Sírio-Libanês em 2010 e seu uso vem crescendo a cada ano. Inicialmente, o UpToDate só era acessível através da intranet da área de pesquisa científica do hospital, através de computadores no local. Em novembro de 2014, com a implementação do UpToDate® Anywhere, o acesso tornou-se disponível em qualquer computador ou dispositivo móvel, em qualquer lugar.

 

“O UpToDate Anywhere representa uma vantagem fundamental em nossa capacidade de obter resultados melhores para o avanço do nosso corpo clínico e para a promoção da qualidade do atendimento e da segurança do paciente. O UpToDate apoia a nossa meta constante de fornecer mais atendimento e de melhor qualidade. Nossa motivação foi perceber que pela primeira vez poderíamos prover apoio aos nossos médicos também no ambiente extra hospitalar, através do acesso disponível em seus dispositivos móveis", afirma Prof. Dr. Cardoso. Ele acrescenta que "as opções para consultas de pacientes são muito mais flexíveis agora, a qualquer hora e em qualquer lugar que seja conveniente para os pacientes e médicos".

 

Nos últimos 12 meses, o número de tópicos vistos no UpToDate ultrapassou 2.500 por mês. As especialidades consultadas com maior frequência em ordem decrescente são: oncologia, informações sobre medicamentos, cardiovascular, neurologia, hematologia, cirurgia geral, doenças infecciosas, medicina geral, endocrinologia, nefrologia, pediatria, reumatologia, pneumologia, medicina de emergência e ginecologia.

 

A Médica Infectologista e responsável pela CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) do HSL, Dra. Maria Beatriz de Souza Dias, complementa “Tive contato com o UptoDate próximo ao seu lançamento, em um curso da Harvard Medical School.  Desde então utilizo a ferramenta diariamente para tirar dúvidas de diagnóstico e tratamento, consultar os medicamentos, verificar interações medicamentosas e distribuir os ‘Tópicos para pacientes’ aos meus pacientes que falam inglês.  Também o recomendei a vários colegas  bem como para os hospitais onde trabalho, que felizmente já o adotaram”.

 

Para cerca de quatro mil médicos, o uso do UpToDate tornou-se um recurso essencial para capacitá-los a tomar as melhores decisões no local de atendimento, no Hospital Sírio-Libanês.

 

Já o Dr. José Luiz Alvim Borges, Coloproctologista do Hospital Sírio-Libanês e Pesquisador do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, enfatiza que a possibilidade de realizar consultas em equipamentos móveis faz com que o UpToDate seja uma versão moderna, mais sofisticada, abrangente, confiável e com informações baseadas em evidências, dos antigos “vademecum”. “O crescimento exponencial do conhecimento médico, que temos observado nas duas últimas décadas, tem como consequência a incapacidade do médico, mesmo especialista, de ser detentor de informações sempre atualizadas sobre as diferentes entidades nosológicas. O UpToDate é uma ferramenta confiável, que preenche esta deficiência. É de grande auxílio, quando há dúvida, na tomada de decisão para condutas imediatas. É, igualmente, uma plataforma que, por si só, permite o aprofundamento em variados temas médicos além de fornecer bases para pesquisas bibliográficas mais extensas”, finaliza Dr. Borges. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »