17/08/2015 às 17h44min - Atualizada em 17/08/2015 às 17h44min

Pescadores ganham capacitação em Curso de Aquaviários

Grunase - Grupo Nacional de Serviços

A Prefeitura de São Sebastião, com a Marinha do Brasil e a companhia energética Repsol Sinopec Brasil, realiza nesta semana Curso de Aquaviários para pescadores da região.

Cerca de 20 pescadores serão beneficiados com o curso que irá capacitar, habilitar e legalizar para as atividades pesqueiras e após a conclusão, cada um deles terá  condição de pilotar embarcação de pesca.

A Administração, por meio da Semam (Secretaria de Meio Ambiente), está entre os organizadores do curso que tem a classificação POP – Pescador Profissional. A pasta, por meio de agentes da Divisão de Pesca, acompanhou com representante da Repsol Sinopec, a Marinha do Brasil a aplicar teste físico com os candidatos ao curso, na manhã dessa segunda-feira (17). O teste, com caráter eliminatório, foi realizado na piscina semi-olímpica do CAE (Centro de Apoio Educacional) do bairro do Pontal da Cruz, na região central da cidade; todos foram aprovados.

Nesta quinta-feira (20), os educadores ambientais da Prefeitura aproveitarão a oportunidade para apresentar palestra sobre: “Água e lixo: O que a Dengue tem a ver com isso?”. No mesmo dia, os pescadores ainda passarão por orientações, através de educadores da Repsol, sobre “Segurança em áreas em torno de plataformas”.

O curso que começa propriamente dito, no período da tarde, faz parte das ações de responsabilidade social da Repsol, que em parceria com a Marinha do Brasil e a Administração Municipal, realiza sua 5ª edição no município. Segundo a companhia, a qualificação profissional através do curso é ministrada às comunidades dos Estados que a empresa atua – São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

O representante da Divisão de Pesca da Prefeitura, Luiz Carlos Kadeco, destacou a importância do curso, por dar ao pescador a oportunidade de estar em situação regular com as autoridades e ainda agregar conhecimento à profissão. “Temos a certeza que a destreza desses pescadores no mar, somada ao conteúdo teórico que o curso oferece, formará um profissional qualificado para exercer suas atividades com segurança”, considerou.

Os pescadores terão sua última aula, e conclusão do curso, na próxima sexta-feira (21). Contudo, a data para formatura e entrega de certificados aos pescadores que concluírem o curso será agendada em breve.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »