28/08/2012 às 00h14min - Atualizada em 28/08/2012 às 00h14min

Projeto cultural em Paraisópolis recebe prêmio internacional de sustentabilidade

Escola de Música do Grotão foi desenvolvida com características inovadoras e sustentáveis

SECOM - Prefeitura de São Paulo - foto: Fábio Arantes/Secom

O projeto arquitetônico da “Escola de Música do Grotão”, que funcionará em Paraisópolis, Zona Sul, recebeu nesta quinta-feira (23) o prêmio Global Holcim Awards Silver 2012, em cerimônia realizada no CEU (Centro de Educação Unificado) da comunidade. A honraria é um reconhecimento da Holcim Foundation, empresa líder mundial em fornecimento de cimento e agregados com base na Suíça, a projetos com características inovadoras e sustentáveis nos âmbitos tecnológico, ambiental, socioeconômico e cultural e que provocam impacto positivo no desenvolvimento de seu entorno. A obra, que será executada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, tem o projeto assinado pelo escritório de arquitetura multinacional Urban-ThinkTank (U-TT) e concorreu com mais de seis mil iniciativas vindas do mundo inteiro.

Com o objetivo de levar um aparelho cultural à região de Paraisópolis, a escola contará com salas de música, anfiteatro para aulas de artes cênicas e ballet, quadra de futebol e sala para concertos, além de um terraço público com espaço para agricultura urbana, sistemas de ventilação e de gerenciamento de água, e infraestrutura para transportes. A localização em uma região de encosta permitiu a instalação de um dispositivo para a captação da água da chuva para prevenir a erosão do solo e deslizamentos de terra nas ladeiras íngremes.

A construção será iniciada no primeiro semestre de 2013 e os trabalhos deverão ser concluídos em 2014. O equipamento será gerido pela Secretaria Municipal da Cultura e as atividades deverão ser escolhidas em parceria com a associação de moradores da região. O investimento da administração municipal previsto é de R$ 9,5 milhões.

A cerimônia de premiação contou com apresentações da Orquestra e do grupo de Ballet de Paraisópolis, que irão fazer parte da “Escola de Música do Grotão.

 

Programa de Urbanização de Favelas

O programa de Urbanização de Favelas da Secretaria Municipal de Habitação realiza intervenções no Complexo Paraisópolis que incluem, além da Escola de Música Grotão, a instalação de moradias, obras de infraestrutura, implantação de parques lineares, de equipamentos públicos e a construção da Via Perimetral.

O programa está em sua terceira fase e já realizou a urbanização do segundo maior assentamento precário da cidade, localizado em Paraisópolis, onde moram 60 mil pessoas. Já foram entregues 1.305 unidades habitacionais das cerca de 3 mil previstas e uma creche. A comunidade já conta com uma rede de saúde com uma gama de serviços oferecidos nas unidades de Assistência Médica Ambulatorial (AMA), Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), Unidade Básica de Saúde (UBS). Até a finalização das obras de urbanização, serão investidos quase R$ 600 milhões investidos provenientes dos governos Municipal, Estadual e Federal.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »