20/09/2022 às 02h36min - Atualizada em 20/09/2022 às 02h36min

Portal SP156 registra queda nas denúncias relacionadas à violência contra idosos

Queixas podem ser registradas pelo atendimento eletrônico ou pessoalmente, na Ouvidoria de Direitos Humanos (Rua Dr. Falcão Filho, 69), segunda a sexta-feira, das 10h às 16h

Encaminhar e monitorar denúncias de maus tratos, violência psicológica e agressões físicas e verbais contra pessoas idosas são algumas das funções do Portal 156 da Prefeitura de São Paulo. A solicitação deve ser feita quando houver identificação de agressões físicas, verbais ou gestuais contra esse público.

As denúncias podem ser feitas pelo próprio idoso ou pela pessoa que tenha presenciado a situação de violência. Para o cumprimento da solicitação, é preciso documentar por quem foi cometida, com o endereço, data e horário aproximado da ocorrência e descrição da ocorrência.

No período entre janeiro a agosto de 2021 houve, ao todo, 64 denúncias de abuso contra idosos, sendo oito de abuso financeiro, 21  de negligência e abandono e 35 de violência e maus tratos. Em 2022, no período entre janeiro a agosto, houve uma redução no número de denúncias, mais precisamente no abuso financeiro e econômico - 03 solicitações - e em violência e maus tratos – 26 solicitações.

Ao todo, até o mês de agosto, houve 59 denúncias. O maior número de solicitações foi sobre negligência e abandono de pessoa idosa – 30 denúncias. Além do atendimento eletrônico, pelo portal de atendimento SP156, há o presencial, pela Ouvidoria de Direitos Humanos, localizado na Rua Dr. Falcão Filho, 69, no Centro, aberto de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

Como denunciar casos de violência contra a pessoa idosa?

A Prefeitura de São Paulo modernizou a navegação pelo portal SP156, tornando mais fácil a sua utilização. Siga o passo-a passo.

Principais etapas 

  1. Solicitar o serviço no Portal SP156 ou presencialmente;
  2. Preencher o formulário, quando a denúncia for realizada no Portal SP 156;
  3. A equipe técnica recebe a denúncia, com informações sobre horário, local e envolvidos;
  4.  A equipe técnica pode entrar em contato com familiar caso solicitado pela pessoa atendida presencialmente;
  5. A equipe técnica encaminha a denúncia, via ofício, ao órgão responsável por apuração;
  6.  A equipe técnica monitora o encaminhamento da denúncia e informa a pessoa que fez a denúncia sobre o resultado.

*As etapas serão diferentes quando o serviço for prestado pelo Disque 100 e pela Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp