27/08/2012 às 01h09min - Atualizada em 27/08/2012 às 01h09min

Fundação Abrinq lança plataforma que acompanha ações de futuros prefeitos

Em evento realizado ontem, 22/8, foi lançado o Programa Prefeito Amigo da Criança que acompanha e estabelece metas para desenvolvimento de políticas públicas voltadas à criança e adolescente

Fábrica de Palavras – Comunicação

Os candidatos a prefeito nas próximas eleições devem traçar objetivos que garantam a saúde, proteção e educação das crianças e adolescentes de seu município. A proposta é da organização não governamental Fundação Abrinq – Save the Children, que busca firmar parcerias com os candidatos a prefeito de todas as cidades brasileiras para minimizar os inúmeros problemas infantis que existem no país.

Todos os candidatos que acessarem o hotsite do Programa Prefeito Amigo da Criança podem firmar esse compromisso e, caso eleito, receberá apoio da ONG para mapear a situação infantil em seu município. Após o levantamento, o governante também recebe orientações quanto às metas que devem ser estabelecidas.

“São vários indicadores acompanhados pela Fundação Abrinq, entre eles o acesso à educação, saúde, cultura, lazer e proteção às crianças e aos adolescentes que sofrem violação de seus direitos ou que estão em situação de risco”, explica Leticia Souto Maior, líder do programa.

É a quinta vez que a Fundação Abrinq lança o programa Prefeito Amigo da Criança, que na última gestão esteve presente em 1556 prefeituras, beneficiando mais de 10 milhões de crianças e adolescentes. Ao todo, 1607 creches foram construídas, criando 320 mil novas vagas; 68% dos municípios investiram na estruturação dos mecanismos de notificação e encaminhamento de casos de violência e 86% deles apuraram o Orçamento Criança.

O evento contou com a presença de três prefeitos que ganharam o prêmio de destaque por implantarem ações estruturadas que superaram todos os indicadores: José Rechuan Júnior, Resende (RJ); Adnan Demachki, Paragominas (PA); e Agenor Gomes de Araújo Neto, Iguatu (CE).

O prefeito de Iguatu, Agenor Gomes de Araújo Neto, afirma que o programa contribui para compreender os principais problemas da região. “Os indicadores estabelecidos ajudam o prefeito a entender quais são os principais desafios da sua cidade. Com o apoio da Fundação Abrinq concluímos o mandato com redução de 68% da mortalidade infantil em Iguatu, além de diversas premiações nacionais e internacionais”, esclarece.

No próximo mês de setembro (17/9), a Assembleia Legislativa de São Paulo, recebe um evento da Fundação Abrinq para esclarecer as propostas do Programa Prefeito Amigo da Criança e para firmar a parceria com diversos candidatos.

Hotsite do Programa: http://www.voteprefeitoamigo.org.br/

Vídeo Institucional do Programa:

 

Sobre a Fundação Abrinq

www.fundabrinq.org.br

Organização social que, desde 1990, trabalha para que os direitos de crianças e adolescentes sejam respeitados. A partir de 2010, firmou parceria com a maior e mais antiga ONG de defesa de direitos da criança no mundo, a Save the Children International.

Os projetos que ambas desenvolvem na área da educação, saúde e proteção em todo o Brasil continuam a ser operados, porém a rede de programas de abrangência nacional foi ampliada, o que vem dar voz às questões que envolvem o cenário da infância brasileira para o mundo e fará com que o número de crianças e adolescentes atendidos salte dos atuais 260 mil, para aproximadamente um milhão por ano, nos próximos cinco anos.

Pautada pela Convenção Internacional dos Direitos da Criança (ONU, 1989), Constituição Federal Brasileira (1988) e Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), a Fundação tem como estratégias: estímulo e pressão para implementação de ações públicas, fortalecimento de organizações não governamentais e governamentais para prestação de serviços ou defesa de direitos, estímulo à responsabilidade social, articulação política e social na construção e defesa dos direitos e conhecimento da realidade brasileira quanto aos direitos da criança e do adolescente.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »