31/07/2015 às 16h25min - Atualizada em 31/07/2015 às 16h25min

Agora Telecom implanta rede sem fio em tempo recorde para evento da Libbs Farmacêutica

Com oferta de Hardware as a Service (HaaS) da Agora Telecom e serviços profissionais, evento teve infraestrutura preparada em 10 dias e desmobilizada em 5 dias

Capital Informação

A Agora Telecom, distribuidora e provedora de soluções integradas de comunicação de dados, voz e imagem, foi a empresa responsável pelo projeto de rede sem fio realizado para a Libbs Farmacêutica num recente encontro da empresa em Cancún, no México. O desafio era iluminar cerca de 40% do resort Barceló Maya Caribe com uma WLAN (Wireless Local Area Network) robusta, com QoS (Quality of Service) para atender até 1,2 mil pessoas simultaneamente em alguns momentos, sem áreas de sombra ou falhas.

A infraestrutura foi necessária apenas enquanto a Convenção Anual de Vendas da Libbs durou – por cerca de duas semanas –, e depois foi desmontada. Desta forma, o melhor modelo para realizar o projeto foi o de locação dos equipamentos com uma oferta de hardware como serviço e consultoria completa por parte da AGORA Telecom. A Zum Brazil foi a empresa responsável pelo evento, incluindo a infraestrutura física e montagem, assim como os demais aspectos da organização e recepção.

Além dos quartos, a área de conferências e comuns, a piscina, o bar e uma área externa precisaram estar totalmente cobertas pela nova rede, que funcionou em paralelo à do resort. Com tecnologia da Zebra Technologies Corporation (Nasdaq: ZBRA), líder mundial em produtos e soluções que oferecem visibilidade em tempo real aos ativos, a AGORA Telecom instalou uma solução com 150 APs (Access Points) e controladoras da mesma marca, switches da Extrema Networks, além de firewall e balanceadores de carga da Fortinet para este projeto.

Toda a infraestrutura da rede sem fio é de propriedade da AGORA Telecom, que poderá oferece-la para projetos ainda maiores e também em coberturas menores, sempre no modelo de locação. A principal vantagem é que alugar e contratar serviços reduz substancialmente o custo total de propriedade (TCO) do contratante e viabiliza uma rede de alto desempenho em poucos dias, mesmo com uma logística internacional. Dessa forma, não é necessário o investimento e compra da infraestrutura por parte do contratante ou do local que o receberá.

Outro destaque deste projeto foi o aplicativo desenvolvido pela Zum Brasil especialmente para o evento, em que os organizadores do evento tinham o total controle logístico dos participantes que poderiam fazer o check-in e check-out de onde estavam, transfer do aeroporto e status de voo, além da agenda de reuniões e atividades do evento em si – 1.222 reuniões de conteúdo foram marcadas com o aplicativo. Ele também permitia acesso à rede social do evento, compartilhar fotos com todos, ler textos como as principais notícias do evento, assim como permitia emitir opiniões e interações públicas, sem utilizar papel, de modo totalmente dinâmico e em tempo real com tablets e smartphones conectados.

“O contrato foi assinado no dia 19 de dezembro, e já em 5 de janeiro estávamos no local iniciando o projeto. Em poucos dias – e mesmo na época de festas de final de ano –, a AGORA Telecom foi capaz de cuidar dos trâmites de logística e desembaraço aduaneiro, implantando a rede sem fio em quase metade do imenso hotel de luxo no Caribe”, afirma Fabiano Bellini, Consultor da Presidência da AGORA Telecom. “Sob a nossa responsabilidade ficou o projeto executivo, o planejamento, a instalação e o suporte de uma rede extremamente eficiente, rápida e que não falhasse em momentos críticos. E nós acreditamos que fomos muito bem sucedidos”, explica o executivo.

A NFS Professional Services foi o canal responsável pela instalação, em conjunto com a AGORA Telecom. Seis profissionais especializados da NFS foram destinados para este projeto, além de três coordenadores da AGORA Telecom. Tudo fluiu com tranquilidade e o cronograma foi entregue conforme previsto – sem atrasos e totalmente pronto para o início do evento no dia 15 de janeiro. A estrutura permaneceu montada por 15 dias e em 5 de fevereiro ela já estava desmontada e pronta para o embarque de volta ao warehouse em Miami (EUA) e também em São Paulo da distribuidora.

“A Zum Brazil, ao entender que a rede do resort não seria suficientemente boa para o evento, prontamente buscou um parceiro de tecnologia que estivesse apto a desenvolver o projeto”, afirma Sandra Zamaroni, CEO da Zum Brazil Eventos. “A convenção foi um sucesso, tanto do ponto de vista de organização como de tecnologia, e o fato de termos contratado um serviço (HaaS) facilitou sua realização. Acreditamos que este modelo atenda empresas de todos os portes e que necessitam de uma infraestrutura móvel”, finaliza.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »