31/07/2015 às 12h00min - Atualizada em 31/07/2015 às 12h00min

Dores nas articulações atrapalham o dia a dia das pessoas. Quais as principais causas?

A CLINHEALTH é especializada em tratar casos com diagnósticos diferentes, deixando os pacientes sem dor e com nova perspectiva de vida

Facto Jornalismo Empresarial
Internet

As dores nas articulações são comuns e atingem milhões de pessoas, principalmente a Terceira Idade, causando dificuldade na hora da locomoção. Até mesmo atividades simples devem ser levadas em consideração, como abrir uma lata de doce, levar o garfo à boca, amarrar um tênis, entre outros, são complicadas para quem sofre de artrite ou artrose, doenças que atingem as articulações do corpo.

Outra causa de dores articulares decorrem da obesidade, tanto para quem sofre de artrite como de artrose, afetando principalmente os joelhos, quadris e coluna. O que muitas pessoas não sabem é que a gordura em excesso destrói a cartilagem das juntas.

Segundo a psicóloga Rosely Briza, idealizadora da CLINHEALTH – Centro de Emagrecimento e Bem-Estar, mediante a grande necessidade da população, a empresária reuniu vários segmentos da área da saúde para aliviar as dores articulares, devolvendo a qualidade de vida e a funcionalidade das pessoas. O tratamento inicial, na maioria dos casos, tenta reequilibrar as forças musculares que agem na articulação comprometida. Geralmente, inicia-se com a fisioterapia, seguida por  exercícios de fortalecimento e alongamento.

“Por exemplo, entre outras causas, é comprovado que a ansiedade e o stress contribuem consideravelmente   no desequilíbrio do organismo, levando ao aumento  de  peso,  por isso somamos as Terapias Complementares e a orientação nutricional para dar ao paciente um equilíbrio benéfico e saudável.” Assim que as dores melhoram as pessoas conseguem retornar às atividades comuns com mais disposição e produtividade.

A Fisioterapeuta Carla Domenichelli Tonel, da CLINHEALTH, explica que a hereditariedade, lesão e esforço nas articulações favorecem o aparecimento dos sintomas, especialmente nas mulheres, como a Artrose, que de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é a quarta doença que mais reduz a qualidade de vida. Muitas vezes, as causas são genéticas, também estão ligadas ao envelhecimento e a movimentos repetitivos ou incorretos.

Após os 75 anos de idade, 85% das pessoas têm esse problema. Nas mulheres atinge mais as mãos e os joelhos. Nos homens, a articulação do fêmur com a bacia. Mas pode ocorrer em qualquer articulação.

Por haver uma grande demanda de pessoas com dores querendo melhorar a qualidade de vida, a CLINHEALTH oferece tratamentos de fisioterapia e bem-estar para tratar esses casos, beneficiando a todos, inclusive à Terceira Idade”, afirma a psicóloga.

Rosely Briza e Carla Domenichelli Tonel dão algumas dicas de tratamentos para dores articulares. São eles:

PILATES:

Através de exercícios de alongamentos e fortalecimento da musculatura, o Pilates, que não tem contraindicação, vem proporcionando alívio e muitas vezes até a cura com problemas relacionados a coluna (cervical e lombar), joelho, ombro, punho, etc. Para um trabalho mais completo é necessário buscar um diagnóstico médico, para a investigação das dores, através da realização de exames clínicos e radiológicos.

O Pilates respeita sempre os limites do paciente e os exercícios podem ser adaptados conforme as restrições de cada pessoa, inclusive, serem utilizados para reabilitação de condições neurológicas.

FISIOTERAPIA:

Tratamento analgésico e anti-inflamatório, através da prática com tratamentos fisioterápicos (exercícios e aparelhos).

RPG : (reeducação postural global):

Alinhamento da coluna, através de exercícios posturais.

QUIROPRAXIA:

Tratamento e prevenção das desordens do sistema muscular e esquelético. Técnica realizada com movimentos manuais vértebra por vértebra.

ACUPUNTURA:

Medicina milenar chinesa, que trabalha energeticamente com os meridianos e pontos específicos, proporcionando alívio imediato às dores.

Rosely Briza diz quem os exercícios físicos são sempre indicados, pois estimulam as articulações a recompor as estruturas, como cartilagens, ligamentos, etc., mas sempre com orientação médica e com moderação.

 

CLINHEALTH – Centro de Emagrecimento e Bem-Estar

Endereço: Rua Santa Virgínia, 316 – Tatuapé – São Paulo

Travessa da Av. Celso Garcia, altura do no. 4.500

Telefone: 9.9901-1683

Grazia Nicosia - Jornalista Responsável - MTb: 14635
Débora Martins - Assistente de Comunicação

Facto Jornalismo Empresarial
Tel./Fax: +55 11 2953-0907 - Tel.: +55 11 2952-9927
Cel :11- 9993-4346
www.factocomunicacao.com.br

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »