26/08/2012 às 22h48min - Atualizada em 26/08/2012 às 22h48min

Pensar no que quiser, por quanto tempo quiser. O poder da meditação

Katya Stübing promove curso intensivo de meditação que reúne teoria e prática

Mônica Cardoso

A efemeridade, a obsessão pelo querer, a insatisfação. Pautada por essas premissas, a rotina nos atropela de forma avassaladora. Em meio à tamanha turbulência, a meditação torna-se um refúgio diante do alvoroço exterior.  Para além da ampliação da capacidade de escuta e memória, o exercício nos situa no tempo presente e nos faz tomar consciência de quem somos.

Consciente de que muitos dos nossos problemas emocionais ou de saúde são frutos da nossa mente, Katya Stübing - praticante de meditação há mais de 20 anos e com vasta experiência na área - desenvolveu um curso intensivo voltado para pessoas que querem aprender a técnica, mas não sabem exatamente por onde começar. O curso reúne teoria e prática, sem vincular o exercício à religião.

Katya ressalta que “a mente é insaciável e não há limites para os seus desejos. Diante desse fato, nossa mente propõe um ‘truque’: projetar a felicidade no futuro. Mas, quando atingimos o objetivo, um novo desejo surge”, pontua. Daí a importância de perceber que “a mente sou eu”, a mente é a nossa consciência. E não um mero instrumento da racionalidade.

Para ter uma ideia do poder da mente, atualmente, inúmeras pesquisas médicas fazem uso da meditação para o tratamento de pacientes com enfermidades que vão do câncer a transtornos bipolares. Os resultados são significativos e mostram que a meditação provoca melhora generalizada na saúde: melhora a performance do sistema imunológico, diminui os níveis de colesterol, equilibra o sistema hormonal, reduz em até 50% a sensação de dor e torna as pessoas mais conscientes dos processos orgânicos do corpo.

No curso introdutório – que tem duração de três horas -, o aluno vai entender o que é a meditação, como pode ser feita e quais os benefícios que ela oferece, aprendendo a reconhecida técnica da atenção plena (mindfulness). Esse é o ponto de partida para meditar e está presente em muitas filosofias que adotam a meditação como caminho para o desenvolvimento espiritual, como o Budismo Tibetano, o Zen Budismo e o Hinduísmo. Ao final do curso, cada pessoa recebe um CD especialmente gravado com orientações para continuar a prática em casa, tornando-a parte do dia a dia.

Há também um curso de 8 semanas, onde o aluno receberá passo a passo as instruções para solidificar a prática. São encontros semanais e a prática diária é motivada por CDs que são fornecidos ao longo do curso. Este é um protocolo amplamente utilizado em pesquisas sobre meditação e com este tempo de prática, já é possível mensurar os resultados de forma concreta.

Na prática, a meditação também pode ajudar a superar o estresse cotidiano típico das grandes cidades, como aquele provocado por situações de trânsito intenso ou superlotação em ambientes públicos, por exemplo. Além disso, a meditação também permite aumentar a capacidade de memória e concentração e diminuir a irritabilidade e a ansiedade.

O apogeu da meditação é “viva o momento presente”. Pois somente no presente você é feliz. Se existe ainda alguma dúvida quanto às boas razões para se praticar a meditação, Katya assinala: “Nós não somos nossa mente – somos um ser que tem uma capacidade mental. Quando praticamos meditação, tomamos consciência de quem nós realmente somos, para além da nossa mente.”

Katya Stübing é mestranda pela Faculdade de Medicina da USP, na área de psiquiatria, pesquisa o efeito da meditação mindfulness no tratamento de pacientes internados com transtornos alimentares. Atua como coordenadora no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, do Programa de Saúde, Espiritualidade e Religiosidade (PROSER) que estuda e pesquisa o impacto da espiritualidade e da religiosidade na saúde mental dos pacientes.

Serviço:

Curso Rápido - 4 de agosto (sábado)

Horário: 15h às 18h

 

Curso de 8 Semanas – 6 de agosto (segunda)

Horário: 19:30h às 20:30h

 

Local: Núcleo SaberSer

Endereço: Rua Dona Eponina Afonseca 130, Chácara Santo Antônio, São Paulo

Telefone: (11) 99132-1868


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »