17/08/2022 às 01h12min - Atualizada em 17/08/2022 às 01h12min

Programa da Prefeitura de São Paulo inicia aceleração e residência gratuitas com startups verdes

Green Sampa garante apoio a empresas, geração de empregos e aumento da competitividade econômica na capital

O programa Green Sampa, iniciativa da Prefeitura de São Paulo, deu a largada para a quarta edição com 30 startups selecionadas para aceleração e residência gratuitas. Durante dez meses, os negócios focados em soluções de economia sustentável terão a chance de se desenvolver e fortalecer as atividades. O programa é realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, por meio da Ade Sampa - Agência São Paulo de Desenvolvimento.

A solenidade de abertura foi realizada na quinta-feira (11), no Centro de Inovação Verde Bruno Covas, em Pinheiros, com a presença da secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, o presidente da Ade Sampa, Renan Vieira, e as empresas que serão aceleradas. No equipamento, no andar do Hub Green Sampa, as empresas terão acesso a um espaço exclusivo com infraestrutura completa para desenvolver e expor produtos e soluções.

“A economia verde é resultado de uma agenda que contempla cada vez mais temas ambientais e de impacto social. O nosso principal objetivo com a aceleração de startups é, justamente, aumentar as oportunidades de negócio de uma empresa ainda em desenvolvimento, além de potencializar ainda mais as que já estão bem estruturadas, ajudando não apenas o meio ambiente, mas promovendo também o potencial competitivo do setor", declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

O processo é voltado para negócios que atuam com foco em eficiência energética e indústria limpa, melhoria da qualidade do ar, da água e saneamento; ecoagricultura e segurança alimentar; mobilidade urbana e transporte; parques e áreas verdes; e ecoeficiência.

“A economia verde e a sustentabilidade, aliadas às iniciativas criadas pelo poder público, se tornam a cada dia temas de grande relevância e impacto social. Em um momento em que empresas e sociedade passam a enxergar a necessidade de fortalecimento de ações voltadas para o meio ambiente, a iniciativa da Prefeitura de São Paulo cria um futuro para que essa cadeia produtiva se fortaleça e continue promovendo a geração de emprego, renda e de uma cidade mais sustentável”, afirma o presidente da Ade Sampa, Renan Vieira.

Green Sampa 
Lançado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, o programa busca mapear empresas, startups verdes e stakeholders. Anualmente, oferta chamadas para aceleração e residência de empresas de tecnologias verdes, oferecendo qualificação em temas de gestão por meio de oficinas, mentorias coletivas e individuais, rodadas de negócio e demodays.


Conheça as startups que serão aceleradas:
Triciclo

É uma empresa do Grupo Ambipar. Atua com logística reversa, hoje tem três tipos de máquinas no mercado, que tem como foco a reciclagem de materiais e o cashback para os nossos usuários.

Um Bom App
Empresa participante do Shark Tank Brasil. Uma Foodtech que desenvolve soluções para o combate ao desperdício de alimentos e a mitigação da fome. Uma solução tecnológica criada para facilitar a comercialização de alimentos excedentes ou produtos próximos da validade.

Metarecicla
Já passou pelo programa Vai Tec. Coleta descarte de eletroeletrônicos e destinamos para aplicamos em educação Socioambiental, robótica e cultura maker.

Filaap
Conecta caminhoneiros aos pontos de entrega com tecnologia e uso da geolocalização em tempo real, com agilidade, previsibilidade e cuidado com o profissional, determinam o lucro dos entregadores.

Coletalixo.com
Uma startup de tecnologia com um software inovador que identifica ofertas e demandas de serviços de coleta de lixo. Operar por meio de economia compartilhada, aproveitando toda malha disponível das empresas de coleta em todas as regiões, oferecendo qualidade e segurança a preços competitivos.

SaveAdd
A SaveAdd estabelece ações e relacionamentos, baseado em regras de negócio cadastradas em nossa IA, para novos usos, tendo as conexões feitas via aplicativo. Fazemos a auditoria automatizada, para aprender e reavaliar processo, visando reduzir a perda ao máximo hoje e no futuro, oferecendo relatórios gerados com o processo de machine learning.

Larbor
Tratamento automático de água, hoje focados em piscinas coletivas. Controle e dosagem pelo celular.

Topten
A topten.eco.br é uma plataforma online inovadora que analisa a eficiência energética de produtos eletrodomésticos e eletroeletrônicos, buscando auxiliar o consumidor a realizar uma compra com maior consciência ambiental.

Água Quente para Todos
Implantação de aquecedores solares de água em residências de famílias de baixa renda.

Realixo
É um serviço de coleta seletiva de resíduos recicláveis e orgânicos, por meio de uma série de ferramentas (físicas e digitais) que permite que os clientes tenham um estilo de vida mais sustentável, saudável e feliz.

Sítio Sampa
O Sítio Sampa é uma das maiores Hortas Urbanas Certificadas Orgânica de São Paulo, localizada no bairro do Jaguaré. Atualmente sua área plantada é de 2 hectares, podendo ser ampliada para até 12 hectares. O projeto visa a ampliação de áreas verdes na cidade, vender direto ao consumidor a preços acessíveis, fomentar a criação de outras hortas urbanas e promover e resgatar a cultura alimentar e hábitos alimentares por meio de ações educacionais.

Santa Food
Transformando o futuro das cidades por meio da micro economia verde circular. A plataforma fortalece cultura local, combate a gentrificação, respeita recursos naturais e meio ambiente, através da educação, geração renda para famílias urbanas e rurais, conexão ponta a ponta da cadeia de alimentos da produção até o descarte e compostagem, usando tecnologia e inteligência, tornando a região autônoma, empoderando os moradores e empresas da comunidade na criação deste ambiente mais justo e sustentável.

Mama Filó
A Mama Filó é um modelo de indústria alimentícia com governança ambiental, social e econômica. A Mama é um ecossistema colaborativo que através da venda de refeições saudáveis contribui para um mundo mais inclusivo, que se regenere ambientalmente e seja mais equilibrado financeiramente.

Eleventec
Proporciona recargas rápidas a veículos elétricos de forma conveniente, utilizando um equipamento portátil, para atender o cliente onde e quando necessitar.

hiBike
Um meio de pagamento e programa de fidelidade que além de trazer bons resultados e novas receitas para os parceiros, está totalmente ligado aos princípios ESG. Atitude e bons negócios: simples assim. Transformamos o uso da bicicleta em pontos com os quais ciclistas adquirem vantagens e descontos exclusivos no preço final de vários produtos e serviços.

Toca do Pet Eco Arte
Utilizando material em descarte ou reciclado, criamos novas peças para o lar e seu amigo Pet (cão e gato).

Reciclabeer Soluções Sustentáveis.
A empresa trabalha com tambor amassador de latas de alumínio.

AZ Maria
Já passou pelo programa Vai Tec. Uma marca de moda que se define como um negócio de impacto socioambiental por propor soluções a três grandes desafios da indústria têxtil: 1. Impacto social, trabalho análogo a escravidão: Oferecem treinamento gratuito para costureiras precificarem sua mão de obra; 2. Impacto ambiental, utilizam resíduos têxteis, impedindo assim que eles cheguem até lixões, aterros sanitários e que sejam incinerados; 3. Impacto social, o corpo real na centralidade da criação.

ESR Soluções Sustentáveis
A ESR será um HUB para a conexão de soluções em reciclagem do Isopor®. Através de uma plataforma, serão conectadas universidades e centros de tecnologia, empresas, cooperativas, operadores de reciclagem e outros agentes da cadeia de reciclagem de Isopor®. A empresa busca a promoção da inovação, compartilhamento de conhecimentos e negociações comerciais e oferece projetos, PMO de projetos, capacitações e eventos. O objetivo é o de mitigar o descarte incorreto de EPS.

Zee Sustentabilidade
Uma greentech compromissada com a segurança nas Mudanças Climáticas, desenvolvimento sustentável no agronegócio e Sustentabilidade. A carteira verde é nosso produto de impacto idealizado para promover a descarbonização de solo para o produtor rural. Por meio deste projeto pequenos produtores e agricultores rurais passam a ter acesso ao mercado voluntário de carbono, garantindo uma safra mais segura e incentivando a produção mais verde livre de insumos poluentes.

Menzani Chapas Ecológicas
Fabricação de chapas ecológicas utilizando resíduo pós indústria e pós consumo.

Eco Circuito - biodigestor
O principal produto da Eco Circuito é o biodigestor ECO PRO, que realiza o descarte sustentável do resíduo orgânico de forma automatizada e inteligente, com controle de procedência personalizada para reduzir o desperdício de alimentos em cozinhas profissionais, hotéis, hospitais, refeitórios industriais e outros. Os equipamentos possuem tecnologia biomecânica e 100% natural que transformam resíduos de alimentos, crus ou cozidos, típicos de qualquer cozinha profissional em efluente, sem odor.

Be.Sun
A startup é gerida por mulheres. São coletados resíduos e sobras da construção civil que estejam em bom estado e possam ser vendidos a baixo custo para o público B2B B2C, retirando doações de resíduos sólidos (RCC) em bom estado, que possam ser reutilizados. Ajudam a empresas e profissionais de construção civil a realizar a destinação correta, diminuindo os descartes irregulares.

Projeto Flow
Um dispositivo que permite o reuso de água em vasos sanitários. Flow adapta o vaso sanitário em um minuto sem a necessidade de reforma ou mão de obra especializada. O projeto acredita que soluções ecológicas podem ser bons investimentos, por isso trabalha para oferecer produtos com alto retorno financeiro e ambiental adaptados ao âmbito domiciliar e urbano.

Cidades.co
Negócio social que nasceu com o propósito de revitalizar os espaços públicos, que de forma geral, estão em péssimas condições. Criaram um modelo de “adoção colaborativa” de praças e espaços públicos, onde potencializamos grupos de cidadãos engajados nas transformações de seus bairros. Por meio de uma plataforma de tecnologia, aliada à metodologia colaborativa, grupos de vizinhança criam projetos de mobilização comunitária e revitalizam as praças de forma ágil e simples.

u-Shar
Plataforma digital baseada em economia circular, que conecta as pessoas que possuem bens com janelas de tempo ociosas com aqueles que precisam deles B2B, B2C, C2C. Tem sistema de pagamento integrado, agenda automatizada, geolocalização e logística. Produz dados sobre o tempo, uso e custo de manutenção. Conta com prateleiras inteligentes: o locatário faz a reserva, paga na plataforma e pega na prateleira mais próxima. Usam IoT e AI para automatizar e controlar a retirada e devolução de produtos.

Bio Educação Digital
É especializada em produção, distribuição de conteúdo e formação profissional na área de Divulgação Científica (DC). A equipe é formada por pesquisadores voluntários, atuantes em instituições científicas de vários estados do Brasil. Para este edital, a empresa tem como objetivos desenvolver o podcast “Fala, Bio!” após a primeira testagem do MVP e se inserir no ecossistema empreendedor de São Paulo.

Horta Urbana Cinequebrada
Projeto focado em promover atividades ocupacionais para pessoas da terceira idade e desenvolver socioeconomicamente a região da Cohab Juscelino K. em uma horta de 3 mil metros quadrados serão produzidos alimentos como mandioca, feijão guandu, banana, couve, milho, abóbora, feijão carioca, quiabo, morango, mamão, entre outros. A startup conta com a participação de cinco pessoas nesta atividade sendo três delas da terceira idade.

Recicla.se
Plataforma de gestão de resíduos que soluciona o desafio do descarte adequado de resíduos sólidos recicláveis. Por meio de tecnologia, coleta, destina e certifica todo o ciclo de vida de resíduos recicláveis. A Recila.se gera impacto socioambiental positivo para que as empresas sejam mais sustentáveis e eficientes.

Pm For Future
Plataforma de mentoria especializada em gestão de produto digital que impulsiona a agenda 2030 de ODSs ligados ao meio ambiente conectando product managers a ONGs. Para o aluno de product management, é a oportunidade de receber mentoria e de desenvolver soluções de impacto para o meio ambiente. Para o mentor, é a oportunidade de fortalecer seu portfólio e de previsibilidade de mentorias. Para ONGs, é uma oportunidade de desenvolver produtos digitais para seus principais desafios.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp