17/08/2022 às 00h31min - Atualizada em 17/08/2022 às 00h31min

São Paulo: capital da Bicicleta

A cidade conta com 700 km de estrutura cicloviária e vai chegar a 1 mil km até 2024 e 1.800 km até 2028

A cidade de São Paulo pode ser considerada a capital da bicicleta. O município tem a maior malha cicloviária do país com 700 km de extensão e vai chegar a 1 mil km até 2024 e 1.800 km até 2028.
 
A Prefeitura de São Paulo iniciou a construção de mais 48 km de ciclovia e já tem projetos prontos de mais 120 km que serão implantados por meio da PPP da Habitação. É investimento na segurança para quem usa a bicicleta para ir ao trabalho, à escola, para fazer as rotinas do dia a dia.
 
Atualmente, as obras das ciclovias da Av. Jaguaré, Av. República do Líbano, Av. Sena Madureira, Av. Tiradentes, Av. Indianópolis, Av. Nações Unidas, Praça Campo de Bagatelle, Av. Dom Pedro I, Av. Miguel Yunes, Av. Eng. Luís Gomes Cardim Sangirardi, Rua Dona Avelina, Av. Gastão Vidigal e do Viaduto Bresser já foram iniciadas. No total, são 22,9 km em construção neste momento. Já as ciclovias que serão implantadas pela Habitação, estão com recurso garantido e projetos prontos. Vale lembrar que todas as estruturas cicloviárias em implantação já foram discutidas amplamente em Audiências Públicas com toda a população.
 
Aliás, a cidade de São Paulo tem sido a pioneira em promover políticas públicas para uma gestão democrática e a implantação de ações que promovam uma melhor mobilidade urbana.
 
O diálogo é sempre presente na gestão, um exemplo, foi a construção do Plano Cicloviário realizada em conjunto com a sociedade ao longo dos anos de 2018 e 2019. Naqueles anos foram realizadas 10 oficinas participativas regionais e 10 audiências públicas. A população também pôde participar por meio da página eletrônica que dava acesso à consulta pública do Plano. Além disso, as novas conexões propostas foram apresentadas durante as reuniões mensais da Câmara Temática de Bicicleta. As discussões com a população são extensas, porque acreditamos que uma Política de Mobilidade Urbana tem de ser criada por meio do diálogo.
 
Ainda, durante o biênio de 2019-2020, foram entregues 177 km de novas ciclovias e ciclofaixas. Além disso, 320 km dos 500 km previamente existentes passaram por reforma para se adequarem ao novo padrão de pavimentação e sinalização. A ampliação da malha cicloviária permanente continuou a ocorrer mesmo durante o período de pandemia, alcançando 35% de expansão.
 
A requalificação das ciclovias demonstrou resultados positivos. Segundo o levantamento da Associação Ciclocidade, realizado em parceria com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), 81% da rede está em boas condições. As demais, que necessitam de reparos terão prioridade com o novo edital para manutenção das ciclovias – que está em revisão final. Ao mesmo tempo, já está em estudo a iluminação de toda rede cicloviária da cidade.
 
Não podemos esquecer das ciclofaixas de lazer. Todos os domingos e feriados, das 7h às 16h, a população conta com 114 km de vias exclusivas e interligadas aos parques e à rede cicloviária permanente para curtir com a família.
 
O grande desafio para a cidade de São Paulo é continuar investindo em políticas públicas que promovam a melhoria da mobilidade urbana, adequando aos desafios de uma grande metrópole com tantas disparidades sociais.
 
Por isso, que vamos buscar mais soluções de segurança para a Mobilidade Ativa e fazer de São Paulo, a capital mundial da bicicleta!

 Ricardo Teixeira, Secretário Municipal de Mobilidade e Trânsito

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