13/08/2022 às 20h08min - Atualizada em 13/08/2022 às 20h08min

Mooca completa 466 anos

Um bairro completo, com muitas tradições e amado pela comunidade

A sua fundação aconteceu em 17 de Agosto de 1556. Na época, as terras eram ocupadas por índios que se concentravam próximo ao Tameateí ou Tometeri, hoje o Rio Tamanduateí. O nome do bairro é de origem indígena. Uma versão aventada é a de que ele teria surgido no século XVI, quando os primeiros habitantes brancos começaram a construir suas casas na região, sob o olhar curioso dos índios, que teriam exclamado Moo-oca! Numa tradução livre, algo como “Eles estão fazendo casas!”, de moo, fazer e oca, casa.

Além dessa etimologia, no entanto, o tupinólogo Eduardo de Almeida Navarro acrescenta outra possibilidade: a de que o nome do distrito tenha se originado do termo tupi antigo mü-oka, que significa “casa de parente”, através da junção dos termos mü (parente) e oka (casa).

As influências indígenas não pararam por aí, muitas ruas do bairro homenageiam os primeiros habitantes, como Javari, Guaimbé, Piratininga, entre outras.

A região passou a receber grande contingente de imigrantes, eram Húngaros, Lituanos, Espanhóis e, em sua grande maioria Italianos.

O bairro reúne tudo o que você busca para sentir-se bem em um só lugar. A boa localização, fácil acesso e excelente infraestrutura faz da Mooca um dos bairros preferidos para se morar na zona leste. O local proporciona conforto e praticidade de estar perto de tudo.
No início do século 20, a cidade ainda era pequena e tinha outro ritmo. Havia poucos carros e os ônibus dividiam as ruas da Mooca com bondes, pedestres, crianças puxadas por burros e até carros de boi. O trem que vinha do interior cortava a cidade em direção ao Porto de Santos, levando gente e café.

Com o passar dos anos, o bairro cresceu e as antigas fábricas que eram habitadas por italianos deram lugar para os novos edifícios na região e impulsionaram o desenvolvimento da região trazendo valorização para os imóveis na Mooca.

Hoje, a Mooca é repleta de detalhes que a torna diferente. A charmosa região preserva características da descendência italiana e possui tudo que o morador precisa para sentir-se bem com muito requinte, qualidade e conforto. O local possui hipermercados, universidades, escolas, hospitais, padarias e diversas lojas. Os restaurantes, bares e as cantinas também são destaques no bairro, onde é possível encontrar diversas comidas típicas que agradam os mais variados estilos.
Nas últimas décadas, o bairro começou um processo de transformação – um tanto quanto controverso – trocando fábricas, galpões, casebres e cortiços por prédios luxuosos, do tamanho de um clube, muitos bares, restaurantes e até um shopping center. Características que duraram por gerações foram desaparecendo, mas a memória fica.

Eventos comemoraivos dos
466 anos da Mooca

17/08 - ATO CIVICO ANIVERSÁRIO DA MOOCA
Local: Esquina, Rua Madre de Deus com Rua Padre Raposo, as 11h
Oorganização: Conseg Mooca

21/08 - 39° ENCONTRO MENSAL DE VEÍCULOS ANTIGOS 
Local: Mooca Plaza Shopping, das 6h as 14h
Ingresso: 2kg de alimentos
Oorganização: APVA e Federação Brasileira de Veículos Antigos

21/08 - ROLIMÃ FAST MOOCA
Local: Rua Jumana, das 9h as 18h
Entrada: 1kg de alimento ou 1 roupa
Organização: Muleke de Rua @mulekederua

21/08 - XV FESTIVAL DE INVERNO DA MOOCA 
Local: Rua Bresser, 2315, Auditório Senai, as 15h
Oorganização: Amo a Mooca

27/08 - ESPOSIÇÃO & ENCONTRO DE CARROS E MOT0S  ANIVERSÁRIO DA MOOCA
Local:  Praça Pres. Kennedy, 283, das 9h as 13h
Entrada: 2kg de alimento
Organização: Garage Mototerapia

28/08 - PASSEIO CICLISTICO DA MOOCA
Local: Mooca Plaza Shopping
Av. Capitão Pacheco Chaves, 313
Concentração: das 8h as 10h
Ingresso: 2kg de alimentos
Organização: RVS Bike e Grupo Jornal da Mooca

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp