13/08/2022 às 20h03min - Atualizada em 13/08/2022 às 20h03min

Furto e roubo de celular disparam

Entre os meses de janeiro e junho de 2022, aconteceram quase 77 mil furtos – número 41% maior que o registrado no ano de 2021.

O aumento da oferta de smartphones 5G e a queda de mais de 30% nos valores fez a venda desse tipo de aparelho crescer 230% no Brasil de janeiro a maio de 2022, segundo a consultoria GfK. Responsável por 12,5% do total de celulares vendidos durante o período, a nova tecnologia cada vez mais cai no gosto dos brasileiros. Entre janeiro e maio de 2022 foram vendidos 14,4 milhões de celulares no País. E, quanto mais aparelhos com funções inovadoras, maior o interesse de pessoas mal intencionadas.  
O número de furtos cresceu 5,4% no país. Em 2021 foram 365.619, contra 346.974 de 2020.0. Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Já os roubos de celulares também no Brasil aumentaram 0,6% entre 2020 e 2021. No ano passado foram 481.694, contra 478.969 de 2020. O estado que registrou o maior número de crimes (roubos e furtos) em 2021 foi São Paulo: 
O crescimento assustador do número de crimes envolvendo smartphones chama a atenção para a necessidade de contratação de um seguro. Falamos com Henrique Volpi, o co-fundador da Kakau Seguros. “Cada vez mais pessoas se conscientizam para a segurança de seus bens pessoais. Os modelos mais assegurados são o iPhone 11 64Gb, Samsung Galaxy A22 e A32 e os valores por dia, dependendo do seguro e do modelo escolhido, variam nestes casos de R$ 0,47 a R$ 2,96”, explica.   

 
                2020 2021 Crescimento
Roubos 149.647 150.333 0,5%
  Furtos 127.703 139.128 8,9%


A proteção de um smartphone começa com alguns cuidados simples, porém muito importantes. Confira, então, 9 dicas de que valem ouro quando assunto é evitar roubos e furtos:
1- Não deixe o smartphone à mostra: A dica pode parecer boba, mas é muito importante alertar! Só use o celular caso realmente for necessário, e faça isso rápido. Se precisar usá-lo por mais tempo, entre em um estabelecimento comercial, é mais seguro. 
2- Não leve o smartphone em lugares com grande concentração de pessoas: Se for possível, deixe o smartphone em casa ao ir em shows, partidas de futebol e centros de comércio popular. Caso não consiga, uma dica importante é colocar o seu chip em um aparelho antigo - aquele que você deixa de backup caso algo aconteça com o oficial.  
3- Proteja o smartphone: Guarde o celular nos compartimentos mais protegidos de bolsas e mochilas. Se for colocá-lo no bolso, o da frente é sempre mais seguro que o de trás. Vale a pena também usar casacos e jaquetas com bolsos internos ou invisíveis. 
4- Esteja sempre alerta: mantenha uma distância segura das outras pessoas e fique atento a atitudes suspeitas. Atenção ao dar informações ou informar as horas, não exiba o smartphone.  
5- Cuidado no transporte público: todo cuidado é pouco principalmente nos horários de pico. Não se esqueça de deixar bolsas e mochilas à frente do corpo. E se sentar na janela de um ônibus ou van, só use o celular se ela estiver fechada.  
6- Instale aplicativos anti-roubo: é super fácil encontrar tanto no Google como na iOS Store aplicativos que protegem o aparelho caso ele seja roubado ou furtado. Alguns são gratuitos e permitem controlar o celular remotamente se algo acontecer. 
7- Use fone de ouvido sem fios: chama menos atenção do que os fios à mostra. E mesmo ouvindo o que mais gosta, não se descuide do que está à sua volta. 
8- Ao pedir carros de aplicativos: muitos crimes acontecem quando se espera um carro de aplicativo. Não mantenha o celular na mão sem necessidade. Habilite as notificações, você será avisado conforme o cartão chegar perto.
9- Invista em um seguro:  Por que dar sopa para o azar? Contrate um seguro para o seu aparelho em um período de dois meses, por exemplo. A Kakau conta com plataformas que oferecem a opção de pausar e retomar o serviço a qualquer momento, sem custos adicionais. 

Mas, e se o celular for levado? Saiba, abaixo, o que fazer: 
1- Entrar em contato com a operadora e bloquear o IMEI do aparelho; anote o IMEI digitando no teclado do telefone (como se fosse fazer uma ligação), *#06# , anote em um lugar seguro.
2- Registrar um Boletim de Ocorrência. Se não houve violência, ele pode ser feito online; 
3- Caso seja possível, localizar o aparelho pelo sistema operacional
4- Apagar os dados do telefone remotamente
5- Acionar o seguro, caso tenha 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp