23/07/2015 às 11h02min - Atualizada em 23/07/2015 às 11h02min

Dimension Data e Amaury Sport Organisation trazem um novo nível de capacidade técnica para o Tour de France

Medialink Comunicação

No começo deste mês, a Dimension Data, parceiro tecnológico oficial da Amaury Sport Organisation (ASO), anunciou que havia concluído suas análises de big data e a plataforma de distribuição digital, a partir da qual a empresa fornecerá informações em tempo real sobre cada competidor do Le Tour de France pela primeira vez na história da corrida. Esta grande inovação foi possível graças à ASO, em parceria com os 22 times participantes do Tour de France 2015.

 

Hoje, o Tour de France está na terceira semana – a prova termina no domingo, 26 de julho – e a solução de análise em tempo real oferecida pela Dimension Data para a ASO cumpriu o seu objetivo. Os espectadores de todo o mundo podem seguir os competidores das 22 equipes do Tour de France em tempo real. Além disso, eles podem acompanhar a velocidade de cada ciclista, onde ele está posicionado na corrida e a distância entre cada competidor – tudo via um website beta de acompanhamento ao vivo.

 

Os competidores estão gerando 42 mil pontos geospaciais e 75 milhões de leituras GPS. Além disso, o acompanhamento pelo website é construído para suportar 17 milhões de visitantes e duas mil acessos web por segundo. Dados sobre os competidores são processados na plataforma de nuvem da Dimension Data em cinco continentes gerando alguns terabytes de informações simultaneamente.

 

Como é feito o acompanhamento e o trabalho de análise?

 

O acompanhamento dos competidores e a captura de dados são gerenciados pelo fornecedor da ASO, Euro Media:

 

  • Cada piloto é equipado com um rastreador localizado embaixo do banco da bicicleta.
  • Os rastreadores comunicam-se uns com os outros e também com os carros da equipe criando assim uma malha de rede.
  • Os dados são transmitidos a partir dos carros para o helicóptero da equipe organizadora.
  • O helicóptero, em seguida, retransmite os dados para o caminhão da Euro Media na zona técnica da prova situada no final da etapa.

 

É aqui onde entra a Dimension Data:

 

  • A Dimension Data recebe os dados fornecidos pelo componente de transmissão, realiza a limpeza e análise desses dados, e disponibiliza estas informações como um fluxo de dados em tempo real mantendo-as em histórico.

 

Brett Dawson, CEO da Dimension Data, diz, “Nós estamos trazendo um novo nível de capacidade técnica para o Tour de France em áreas que irão transformar o cenário de tecnologia. Isto inclui Internet of Everything (IoE), Análises de Big Data em tempo real, Infraestrutura de Nuvem Elástica, plataformas digitais, tecnologias de colaboração avançada e agilidade nas práticas de desenvolvimento. Nosso time analítico em solo está processando atualmente entre 1,5 bilhão e 2,5 bilhões de registros por etapa da competição”.

 

A partir de 2016 até os próximos quatro anos, a ASO e a Dimension Data irão trabalhar em estreita colaboração para expandir e melhorar a plataforma para entregar uma gama de experiências inovadoras para o usuário final.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »