22/07/2015 às 16h07min - Atualizada em 22/07/2015 às 16h07min

Solução da Wittmann Battenfeld atende a Copé

Com a adoção dos controladores de temperatura Tempro, a produtora de máquinas reduziu problemas e ganhou agilidade

Carmen Rosa

Um equipamento que tivesse custo acessível e desempenho compatível com a aplicação, que fosse padrão de mercado e que pudesse ser controlado automaticamente por outra máquina. E, mesmo sem nunca ter sido utilizado para tal finalidade, se encaixou perfeitamente àquela solicitação atípica. Assim, nasceu a parceria entre a Wittmann Battenfeld – um dos principais fabricantes mundiais de equipamentos utilizados no processo de fabricação das indústrias de plásticos – e a Copé & Cia. Ltda. – fabricante de máquinas para as indústrias da borracha, plástico e recapagem de pneus.

 

Em março de 2014, a unidade brasileira da Wittmann Battenfeld aceitou o desafio e, em conjunto com sua engenharia na Áustria, iniciou os estudos técnicos para definir a melhor solução para a Copé, cuja necessidade era empregar controladores de temperatura em máquinas de preparação de produto de borracha. A solução adotada contemplou a utilização dos modelos TEMPRO basic C90 e TEMPRO basic C120 em linhas de calandragem e extrusoras.

 

Para se chegar ao objetivo proposto pela Copé, os engenheiros da Wittmann Battenfeld equiparam os periféricos da série TEMPRO com uma interface analógica. Com a ação, foi possível fazer com que o controle do dispositivo se comunicasse com o PLC do equipamento. O envolvimento da equipe de engenharia de aplicação e desenvolvimento de produto da matriz foi decisivo no momento de indicar qual seria a opção que apresentava o melhor custo-benefício em relação à comunicação entre os dispositivos.

 

Benefícios comprovados

Fernando Kusiak Pereira, da equipe de engenharia da Copé, conta que os benefícios obtidos com a parceria – além da questão prática de controle preciso e confiável da temperatura durante o processamento da borracha – foram garantia de suporte técnico capacitado e serviço de assistência técnica prestativo e ágil: “A imagem que fica da Wittmann Battenfeld é de empresa séria, que respeita seus clientes e cumpridora dos seus compromissos, com destaque para o fato de sempre dar retorno na busca de soluções”, elenca.

 

A parceria com a Copé reforça o extenso conhecimento em automação da Wittmann Battenfeld. A empresa está apta a desenvolver sistemas completos e oferece o suporte necessário a cada aplicação, proporcionando vantagens produtivas, redução de custos e outros benefícios. “A Copé é uma das mais conceituadas fabricantes nacionais de máquinas para processamento de borracha, tendo clientes renomados desse setor. A partir deste contrato, a empresa sabe que poderá contar com nossas soluções com configurações especiais em seu processo”, comemora Reinaldo Carmo Milito, Diretor Geral da Wittmann Battenfeld do Brasil.

 

 

Perfil Wittmann Battenfeld

Fundado em 1975, o Grupo Wittmann é considerado um dos principais fabricantes mundiais de equipamentos utilizados no processo de fabricação das indústrias de plásticos. De origem austríaca, a empresa é dedicada ao constante desenvolvimento de soluções inovadoras para o mercado, com o melhor custo-benefício. A Wittmann Battenfeld é reconhecida pela qualidade de seus produtos e serviços e confiabilidade técnica de uma companhia especializada em atender às diversas necessidades industriais. Reúne um completo portfólio de produtos, que inclui injetoras, robôs, alimentadores individuais e centrais de alimentação a vácuo, dosadores gravimétricos e volumétricos, desumidificadores, moinhos, reguladores de fluxo (rotâmetros) e controladores de temperatura para moldes.

O Grupo Wittmann possui centros de excelência em diversos países e é responsável por inovações no segmento de robôs para automação. Em 2008, adquiriu a Battenfeld, marca fundada em 1876, que compõe a história e a evolução do plástico. Com isto, tornou-se a única companhia no mundo a oferecer soluções completas e de alta tecnologia para a indústria transformadora pelo processo de injeção, que combinam máquinas de processamento e equipamentos auxiliares, o que possibilitou a conquista de novas parcelas de mercado. Com a fusão, passou a contar com cerca de 1.800 colaboradores diretos, que atuam em mais de 60 países onde a empresa possui unidades de produção, subsidiárias e agências.

No Brasil, a história da Wittmann começou no ano 2000. Já a Battenfeld começou a atuar no país em 1950. A partir de 2014, a Wittmann Battenfeld iniciou suas atividades no mercado nacional como empresa unificada, com sede em Campinas (SP), dedicada a ofertar sistemas completos de automação, personalizando produtos e serviços aos seus clientes, com o objetivo de proporcionar vantagens produtivas e redução de custos nos processos de produção.

 

 

Perfil Copé

A Copé & Cia. Ltda. é uma tradicional empresa de destaque nacional e internacional, 100% brasileira. As máquinas que fabrica estão presentes nos parques industriais de importantes companhias do setor da borracha, plástico e recapagem de pneus. Para aplicação na indústria da borracha e do plástico destacam-se misturadores, resfriadores, calandras, extrusoras e prensas.

Além de máquinas padrões de sua linha de produtos, oferece ainda linhas completas de resfriamento, mistura, calandragem e extrusão, bem como projetos e soluções especiais, de acordo com as necessidades de seus clientes. Para tanto, conta com um setor de Engenharia especializada.

 

 

Wittmann Battenfeld do Brasil Ltda.

Telefone: (19) 2511-8150

www.wittmann-group.com.br  -  wittmann@wittmann-group.com.br

 

Informações e imagens em alta resolução:

Via Pública Comunicação - www.viapublicacomunicacao.com.br

Sheila Diez: (11) 3473.0255 – 98540.7777 - sheila@viapublicacomunicacao.com.br

Regiane Damasceno: (11) 99527.6601 – 3562.5555 – regiane@viapublicacomunicacao.com.br


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »