12/08/2022 às 12h42min - Atualizada em 12/08/2022 às 16h14min

Employer Branding: Conheça algumas práticas que podem ajudar a criar uma cultura para o seu negócio

Uma marca forte e inspiradora para os candidatos é determinante para formar um quadro de colaboradores engajados

SALA DA NOTÍCIA Larissa Andreoli
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Unsplash

Em um momento de instabilidade no cenário empresarial brasileiro, alguns setores vão na direção contrária, com a preocupação de manter seus talentos “em casa”. Um dos passos principais nessa jornada vem do conceito de “Employer Branding”, ou seja, estratégias usadas por uma marca para se posicionar como uma boa empregadora, despertando o desejo de novos colaboradores em trabalharem naquele lugar, além de ajudar na retenção daqueles que já estão na empresa. 

 

Segundo a plataforma Employer Branding Brasil, 62% das empresas colocam como prioridade aprimorar a relação entre a marca e seus colaboradores. Isso por quê, esse processo faz com que os negócios fortaleçam suas imagens como lugares que promovem experiências positivas e de aprendizado. Esse trabalho começa no momento de divulgação das vagas, e continua depois que a pessoa embarca na empresa. 

 

O momento do Onboarding tem papel fundamental para o desenvolvimento do colaborador em determinada empresa. Pensando nisso, a UNIKE Technologies, FricTech que proporciona experiências de identificação, acesso e meios de pagamentos através de uma tecnologia inovadora de biometria, desenvolveu um “manual de boas-vindas” totalmente personalizado e pensado com cuidado para o novo funcionário. Outro ponto importante desse projeto está nos bastidores: ele é desenvolvido pelos estagiários e “juniors” da UNIKE, proporcionando uma jornada de aprendizado também para esse grupo. 

 

Umas das etapas desse processo é justamente o cadastramento facial dos colaboradores, que pode ser feito à distância, pelo celular. Com isso, o funcionário já começa a mergulhar no universo da startup, fazendo parte de sua proposta principal: melhorar a experiência de consumo dos brasileiros com suas soluções de biometria facial.

 

Inserir o colaborador na cultura da marca também é uma preocupação da ZAX, marketplace de atacado que digitaliza os principais polos atacadistas do Brasil. Segundo Daniele Pimenta, Head de Pessoas da startup, é importante que os próprios funcionários sejam porta-vozes da empresa, disseminando a missão de olhar genuinamente para pessoas em um ambiente acolhedor. 

 

“Garantir essa estratégia é uma forma de gerar senso de pertencimento, motivação, espírito de dono, retenção das pessoas e posições-chave, pois mesmo um ambiente de trabalho com muitos desafios, se ele for saudável, isso fará com que as pessoas trabalhem entendendo o porquê e o para quê”, contou ela. Na empresa, inclusive, os colaboradores são chamados de “zaxer”, com conceitos internos bem disseminados, reforçando esses sentimentos positivos. 

 

Ambas empresas também adotam modelos de feedbacks, que permitem ao profissional entender em que ações deve investir para evoluir. A UNIKE, por exemplo, promove reuniões trimestrais entre os colaboradores e os líderes, em que são identificados as principais habilidades e pontos de melhoria de cada colaborador. Com esse diagnóstico, líder e liderado trabalham em um plano de desenvolvimento.

 

A preocupação com os profissionais não se resume àqueles que foram contratados. Daniele explica que a ZAX também faz questão de acompanhar os candidatos que não tiveram sucesso no processo seletivo, realizando uma pesquisa para avaliação de tudo que se passou. Isso torna o processo mais transparente e adequado para o que os dois lados estão procurando: o empregador e o funcionário.
 

Segundo a empresa holandesa Randstad,  94% dos brasileiros verificam e acompanham a reputação de uma empresa pela qual estão interessados, enquanto 61% dizem que a cultura da empresa conta mais que o salário na hora de decidir se aceitam ou não uma vaga. O cenário demonstra uma necessidade crescente da construção cultural das empresas, segundo as diretrizes de cada uma e se mantendo atualizadas em relação ao mercado. 


 
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