21/07/2015 às 14h33min - Atualizada em 21/07/2015 às 14h33min

Acimaq adota melhores práticas de mercado e reduz custos em 20% com ERP Sankhya

Companhia substitui ferramenta desenvolvida internamente por solução da Sankhya, passando a adotar melhores práticas de mercado, reduzindo custos e agilizando processos

Com Assessoria

A Acimaq, companhia capixaba especializada na comercialização de equipamentos comerciais, está colhendo os benefícios da implantação do sistema de gestão da Sankhya, desenvolvedora e provedora de soluções empresarial. A companhia implantou a solução há um pouco mais de um ano, e, desde então, vem passando por profundas mudanças em seus processos de negócios.

Fundada há mais de 25 anos, A Acimaq iniciou suas atividades comercializando balanças e oferecendo assistência técnica para os comerciantes da região. Ao longo do tempo, a empresa expandiu sua marca para Vila Velha, Vitória, e para interior do Espírito Santo, nas cidades de Colatina, Linhares, Cachoeiro, Guarapari e Venda Nova. Hoje, cada unidade possui mais de dois mil itens para serem comercializados como balanças, mesas, cadeiras, máquinas de sorvete, câmara frigorífica, balcão e ar-condicionado para uso residencial, comercial e em grandes obras.

“Com o crescimento da empresa, percebemos a necessidade de modernizarmos nosso sistema de gestão”, diz a gerente de TI da Acimaq, Karla Nalesso. Ela lembra que três motivos levaram à busca de uma nova solução: o ERP desenvolvido internamente, já não estava mais atendendo as necessidades de negócio; era preciso atender a novas obrigações fiscais, como o Sped Fiscal e Contábil; e havia a necessidade de se realizar análises e obter dados confiáveis para a tomada de decisões. O sistema utilizado na época não contemplava esses recursos.

“Queríamos um sistema que oferecesse tecnologias altamente inovadoras para nos atender e que nos proporcionasse manter nosso foco no negócio principal, que é vender equipamentos e prestar consultoria aos nossos clientes”, lembra Karla. Depois de um período de avaliação das soluções disponíveis no mercado, a Acimaq optou pelo Sankhya-W, a única solução web disponível, que contava com contabilidade fiscal integrada.

De acordo com a Karla, hoje todas as áreas da companhia utilizam o Sankhya W. Com a implantação, concluída em novembro de 2013, a empresa passou por uma profunda mudança de processos.

“Não foi apenas uma troca de sistema, a Sankhya mudou nossa forma de trabalhar. Houve uma mudança de cultura”, comemora Karla. “No modelo anterior tínhamos carência de informações de mercado. Com a Sankhya, hoje utilizamos as melhores práticas de nosso setor”, afirma. Com isso, os resultados não tardaram a aparecer: além do aumento de produtividade, os custos gerais da Acimaq foram reduzidos em 20%.

Karla explica que estas reduções vieram da otimização de processos. Por exemplo, no sistema anterior não era possível fazer a liberação das notas fiscais no momento do faturamento. Ele também não contava com um módulo de metas e orçamentos, que hoje permite às áreas de negócio da Acimaq controlar seus gastos e receber alertas quando um orçamento está próximo de ser ultrapassado.

Mudou também o suporte. “Com o desenvolvimento interno, tínhamos uma equipe muito pequena para dar suporte aos usuários. Hoje temos um relacionamento muito bom com o Help Desk da Sankhya, que nos dá suporte em tudo”, afirma Karla, lembrando que a evolução trazida pelo projeto não parou por aí.

Com 120 usuários, a Acimaq se prepara para, este ano, aprimorar o uso das funções analíticas do sistema. “Em 2014 treinamos nosso pessoal e estivemos focados na melhoria de nossos processos. Este será o ano do uso da análise para a tomada de decisão. Os usuários estão mais experientes e vamos avançar nesta direção”. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »