21/07/2015 às 11h04min - Atualizada em 21/07/2015 às 11h04min

Prefeitura de Canoas otimiza comunicação com cidadãos usando nuvem do Google

Prefeitura é uma das primeiras do Rio Grande do Sul a adotar softwares em nuvem para a gestão

Capital Informação

A CANOASTEC, empresa de TI da Prefeitura de Canoas, cidade da Grande Porto Alegre com aproximadamente 330 mil habitantes, migrou o sistema Via-RS para Google Apps com apoio da ilegra, empresa com unidades em Porto Alegre e São Paulo que é parceira Google Work. O projeto envolveu a migração, ao longo de 2 meses, de 3 mil contas de e-mail das secretarias e autarquias da administração do município.

A migração para a nuvem trouxe mais recursos de colaboração à administração pública local. Inicialmente focado no e-mail corporativo de todos os servidores da Prefeitura, o projeto contou, também, com aquisição de ferramentas como portal web de colaboração com Google Sites, rede social corporativa com G+, soluções de gerenciamento de comunicações, compartilhamento e publicação de informações, tudo baseado em plataforma Google corporativa.

Os aplicativos Google também facilitaram a comunicação entre o prefeito da cidade, Jairo Jorge, e a população. Por meio do Portal Ágora em Rede, que se vale de recursos como a ferramenta Google Hangout on Air, a prefeitura pode realizar videoconferências e armazena-las para posterior visualização, otimizando a divulgação de informações importantes aos cidadãos.

Além disso, com os novos recursos tecnológicos, a transmissão de eventos e a realização de pesquisas com a comunidade foram facilitadas, incrementando o projeto de Democracia Participativa desenvolvido pela administração de Canoas.

"O projeto de Democracia Participativa precisava de uma atualização tecnológica na ferramenta. Utilizamos Hangout e agora o prefeito conversa através da ferramenta com os cidadãos”, explica José Bueno, presidente do CANOASTEC.

O investimento nas ferramentas Google, por meio do projeto conduzido pela ilegra, incrementam uma trajetória de inovação que vem sendo traçada há anos na Prefeitura de Canoas – não à toa, no ano passado o órgão recebeu o Troféu Inovação 2014, reconhecimento máximo do Prêmio Inovação do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP).

“É uma convergência de estratégia e valores da prefeitura e do Google. Canoas busca inovar nas ferramentas de participação do cidadão nas decisões da cidade, nas tecnologias de construção de obras, na gestão e nos serviços públicos. Assim, acreditamos que essas ferramentas vêm para somar na gestão e beneficiar o cidadão canoense”, finaliza Bueno.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »