20/07/2015 às 12h04min - Atualizada em 20/07/2015 às 12h09min

Além da Pele: a Beleza da Alma e da Família chega ao Memorial da Inclusão

Com abertura em 4 de agosto, exposição reúne 15 imagens de crianças portadoras de genodermatoses e suas mães capturadas pela dermatologista e fotógrafa Régia Patriota

Patrícia Martins - Baobá Comunicação, Cultura e Conteúdo

A mostra “Além da Pele: a Beleza da Alma e da Família” chega ao Memorial da Inclusão, em São Paulo, entre 4 e 28 de agosto de 2015. A escolha do local não ocorre por acaso. Ao receber esta exposição, a instituição renova sua proposta, que visa à conscientização para as questões do preconceito e do estranhamento com as diferenças, tendo como objetivo promover a inclusão por meio das diversas formas de linguagens e, nesse caso específico, a fotografia artística. O diferencial do espaço é a questão da acessibilidade: acolher a todos os públicos, disponibilizando audioguia, texto de apresentação com dupla leitura (uma delas em braile) e guia com legendas para portadores de deficiência auditiva.

A exposição apresenta 15 fotografias de crianças com doenças de pele, retratadas individualmente ou acompanhadas de suas mães, e produzidas pela dermatologista e fotógrafa Régia Patriota. Dentre as doenças de pele estão o albinismo, a psoríase, a dermatite atópica, a epidermólise bolhosa, a ictiose, entre outras. Régia Patriota busca suscitar reflexões em relação ao desconforto e à rejeição que a população ainda tem frente às doenças de pele, mesmo não sendo contagiosas, bem como, contribuir para o combate à discriminação.

A mostra é uma realização da Associação Paulista de Medicina, e conta com incentivos do ProacSP, apoio da ONG Ibagen - Instituto Brasileiro de Apoio aos Portadores de Genodermatoses - e patrocínio do Laboratório Aché. A primeira exposição “Além da Pele – A Beleza da Alma e da Família” foi realizada em março de 2014, na Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina.

 

Sobre a fotógrafa

Régia Celli Patriota de Sica vive e trabalha em São Paulo. É médica formada pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Em 2011, concluiu o curso de Fotografia na Panamericana Escola de Arte e Design, em São Paulo.

 

SERVIÇO:

Além da Pele: a Beleza da Alma e da Família

Local: Memorial da Inclusão: Os Caminhos da Pessoa com Deficiência
Sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 - Portão 10, Barra Funda – São Paulo
Data da abertura: 4 de agosto de 2015, terça-feira, às 19h
Visitação: até 28 de agosto; de segunda a sexta, das 10h às 17h
Ingresso: gratuito

* Agendamento de visita mediada para grupos acima de 10 pessoas pelo e-mail: memorial@sedpcd.sp.gov.br
O Memorial da Inclusão oferece atendimento em língua inglesa
Informações:
Departamento Cultural da APM – Tel.: (11) 3188-4304


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »