17/07/2015 às 16h50min - Atualizada em 17/07/2015 às 16h50min

Josafá Lemes toma posse como membro efeito do TRE-PR

O ministro do STF, Luiz Edson Fachin, prestigiou a solenidade na sede do Tribunal, em Curitiba

NCA Comunicação
Bebel Ritzmann

Em solenidade realizada no Plenário do TRE-PR - Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, nesta quinta-feira (16), tomou posse como membro efetivo para o biênio 2015-2017, na categoria de advogado, Josafá Antônio Lemes, e foi conduzido à Corte pelos juízes Paulo Afonso da Motta Ribeiro e Vera Lucia Feil Ponciano. Após prestar o compromisso de posse foi declarado empossado pelo presidente do tribunal, Jucimar Novachadlo. 

Participaram da sessão solene de posse, o ministro do Supremo Tribunal Federal - STF, Luiz Edson Fachin, acompanhado de sua esposa Rosana; o procurador geral do Município, Joel Macedo Soares Pereira Neto; o vice-presidente da OAB Paraná, Cássio Telles; o presidente do Iprade - Instituto Paranaense de Direito Eleitoral, Gustavo Bonini Guedes; e o ex-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR, desembargador Guilherme Luis Gonçalves, além de juízes eleitorais, desembargadores, advogados, servidores do tribunal, amigos e familiares do advogado Josafá Lemes.

À juíza Vera Ponciano coube a responsabilidade de dar as boas-vindas ao magistrado em nome da Corte. Após apresentar o perfil dele aos presentes, lembrou de o trabalho desenvolvido no mandato anterior, colocando que é indispensável para a justiça a atuação do advogado. Para ser juiz eleitoral na categoria de advogado é preciso cumprir a Constituição, ter notório saber jurídico e idoneidade moral. "A recondução de Josafá Lemes ao TRE-PR comprova que ele possui essas qualidades. Atuou com eficiência, eficácia, interesse e determinação e dedicação e conquistou o respeito de todos".

O presidente do Iprade, Gustavo Guedes, disse que se sente honrado e orgulhoso em falar em nome de todos os advogados eleitorais do Paraná. "Temos a certeza de que seu mandato será profícuo e eficaz, a exemplo dos dois anos anteriores que atuou como juiz. E saberá conduzir e julgar as causas envolvendo o processo eleitoral".

No discurso de posse, após agradecer a acolhida dos presentes, Josafá Lemes leu trechos de depoimentos de juízes dados no final de seu primeiro mandato na Corte e citou palavras de Guilherme Luis Gonçalves, Jucimar Novachadlo e Alessandro José Fernandes de Oliveira, que, naquela época, elogiaram o trabalho que desenvolveu como juiz no TRE-PR. "São exemplos que traduzem a satisfação do Tribunal com minha atuação e que cumpri minha missão". Afirmou que esses dois anos foram importantes para adquirir experiência, o que será fundamental no próximo período eleitoral que se aproxima. 

Josafá Lemes- Com 25 anos no dia a dia da advocacia, o paranaense atuou nas várias áreas do direito (tributário, cível, Infância e Juventude, Público e outros). Foi um dos fundadores da Sociedade de Advogados Josafá Antonio Lemes Advogados Associados e professor de Direito Civil I na Faculdade de Direito de Curitiba, em Guarapuava. A partir de 2004, também começou a desenvolver consultoria e defesa dos interesses de candidatos na área eleitoral. Em 2009, foi procurador geral da cidade de Matinhos. Em 2012, foi nomeado pela presidência da República para o cargo de juiz titular do TRE-PR, cargo para o qual foi reconduzido até julho de 2017. Durante o primeiro biênio 2013/2014 atuou como julgador em centenas de recursos eleitorais das eleições municipais de 2012, e ainda, atuou como juiz mais antigo do TRE/PR nas eleições estaduais de 2014, absorvendo importante experiência na sua carreira no campo do direito.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »