17/07/2015 às 12h42min - Atualizada em 17/07/2015 às 12h42min

17º Encontro Nacional de RI é encerrado pelo economista Alexandre Schwartsman

O 17º Encontro Nacional de RI e Mercado de Capitais contou com o encerramento do economista Alexandre Schwartsman. O economista iniciou a sua explanação fazendo um balanço da economia brasileira.

Imprensa IBRI

O  17º Encontro Nacional de RI e Mercado de Capitais contou com o encerramento do economista Alexandre Schwartsman. O economista iniciou a sua explanação fazendo um balanço da economia brasileira.

O economista traçou um cenário de dificuldades, prevendo uma inflação entre 9,5% a 10% para este ano e que as taxas de juros tendem a permanecer altas. “O país está passando por um grande processo de desaceleração da economia. Para se ter uma ideia, no governo Dilma, o PIB teve uma média de crescimento de 2,1%, enquanto o mundo, neste mesmo período cresceu 3,6%. Portanto, não estamos sendo afetados por uma crise global, como insistem afirmar algumas fontes do governo”, apontou.

Schwartsman também opinou a respeito do grau de investimento recebido em 2008. “No ponto de vista prático de risco, o Brasil já perdeu o grau de investimento. Embora, oficialmente, não”.  

Outro ponto nevrálgico citado pelo economista diz respeito ao superávit primário. “Quanto se precisa de superávit primário para estabilizar a dívida/PIB? Ora, o país precisaria alcançar um superávit primário de 3,8% para estabilizar a dívida em relação ao PIB. Não acredito que seria possível. Mas a tendência é fazer o ajuste fiscal em 2016, 2017 e 2018”, previu.

O evento teve encerramento feito por Geraldo Soares, presidente do Conselho de Administração do IBRI e por Antonio Castro, presidente da Abrasca.

O 17º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais é patrocinado pelas empresas: Banco do Brasil, Bloomberg, BM&FBOVESPA, BNY Mellon, Bradesco, CEMIG, Chorus Call, Deloitte, Deutsche Bank, Diligent Board Member Services, Economatica, GreenbergTraurig, Itaú Unibanco, J.P. Morgan, MZ, Oliveira Trust, Petrobras, RIWeb, RR Donnelley, Sabesp, Sherpany, SulAmérica, TheMediaGroup, VALE, Valor Econômico e Wittel.

Mais informações acesse: http://www.encontroderi.com.br/17/index.htm


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »